Mesmo com sua personalidade dócil, foi utilizado para guarda, pastoreio, monitoramento e era um símbolo de sorte em seu país de origem. Sua fidelidade, inteligência e doçura logo conquistou os donos de animais de criação e se tornou um dos cães de companhia mais populares da época.
Hoje ainda compartilha dos mesmos comportamentos: alegre, de boa natureza e pouco violento, o cachorro terrier tibetano faz o dia de quem vive com ele demonstrando todo afeto e carinho que sua espécie herdou.
Esse cachorro tem uma relação maravilhosa com sua família e não é violento de maneira geral, mas em alguns casos pode ficar resguardado com a presença de estranhos dentro de casa, nunca agressivo.
Pode até ser de porte médio e um pouco espaçoso, mas esse cão se adapta perfeitamente à vida de apartamento ou mesmo de espaços compactos. Mas, nesses casos, é preciso levá-lo para passear pelo menos uma vez ao dia para que ele possa liberar toda a energia.
Cachorro Terrier Tibetano: Características
Um terrier pode chegar a 41 cm de altura e seu peso corporal a 14 kg. Pode ser encontrado nas cores Preto, Branco, Malhado, Tigrado, Tricolor, Dourado ou Cinzento, com focinho preto e olhos escuros. Seu pelo é longo e seu corpo é bem musculoso e quadrado; sua cauda é alta e tem uma franja charmosa; seus pés são largos e perfeitos para andar em regiões montanhosas e regiões nevadas. A pelagem do Terrier precisa de constante tosa, pois tem um crescimento acelerado comparado à outras raças. Sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos.
Terrier Tibetano Filhote: Como cuidar
Por ter uma personalidade independente e ser muito inteligente, o terrier tibetano filhote pode ser um tanto quanto teimoso e às vezes ciumento. Por esse motivo é preciso submetê-lo à técnicas de adestramento desde cedo e também ao convívio com outros animais da casa e crianças menores.
Um cachorro filhote tem necessidades nutricionais diferentes de um cão adulto ou idoso e por esse motivo é preciso escolher uma ração indicada para sua faixa etária, preferencialmente do tipo Premium ou Super Premium, que são produzidas a partir de proteína vegetal ou animal e promovem uma alimentação completa e equilibrada.
Terrier Tibetano Cachorro: Cuidados especiais
Tibetano é uma raça com tendência à obesidade e por esse motivo não é indicado oferecer ração à vontade. A dica é fracionar a quantidade de ração diária em duas porções, uma de manhã e outra de noite.
A alimentação muda neste período de vida: a ração de filhote já não vai suprir todas as necessidades do cão. Por isso, troque o alimento antigo por um específico de adulto.
Essa raça não gosta de ficar muito tempo sozinha, então não pense em deixar seu Tibetano em casa enquanto viaja. Você tem duas opções; ou leva-lo junto ou deixá-lo com alguém próximo. Caso contrário o cãozinho, que tem excelente memória, pode ficar um longo período triste, apático e longe da sua família.
Como o tibetano tem um pelo consideravelmente longo, é necessário dar banhos frequentes com shampoo específico para evitar a proliferação de bactérias e fungos que podem causar problemas alérgicos. A escovação com uma rasqueadeira deve ser feita preferencialmente todos os dias para que remover os nós e pelos mortos que se soltam naturalmente.
Produtos para Terrier Tibetano
Esse apaixonante cachorro vai precisar de suporte para viver uma vida feliz, duradoura e saudável e para isso serão necessários produtos confiáveis. Nós, pensando na segurança dos animais de criação, trabalhamos com os principais fornecedores do mercado pet, com garantia de qualidade e usabilidade.
Seja para comprar medicamentos para cachorro, ração, brinquedos, casinhas e caminhas, dentre outros produtos, a Petz oferece vantagens imperdíveis.
Confira já o catálogo do nosso pet shop e aproveite para comprar com preço promocional e condições de pagamentos especiais.
Tudo que seu pet merece você encontra aqui!