Sempre disposto, esse cachorro gosta de um ambiente amplo para se exercitar e queimar todas as suas energias com exercícios físicos. A relação com seu tutor é excelente a ponto do cão querer acompanhar o ritmo de rotina dele. No entanto, o responsável deve ser capaz de ensiná-lo a controlar seu instinto caçador e sua agitação para que ele não destrua a mobília da casa. O animal adora o convívio com crianças, porém pode sentir uma leve pitada de ciúmes das mesmas quando não recebem a atenção necessária.
Por outro lado, o jack russell pode ser muito agressivo quando em contato com outros animais. O ideal é nunca deixar o animalzinho sozinho na companhia de outros bichos pois, devido ao seu instinto caçador e corajoso, o mesmo pode se ferir.
Jack Russell: características
Cães de pequeno porte, o russell terrier macho costuma ter 36 cm de altura e seu peso pode variar entre 6,4 e 8,2 kg. Já as fêmeas devem ter em média 33 cm de altura e peso equilibrado entre 6 e 8 kg.
Uma das maiores características do jack russell terrier é que seu crânio tem um formato achatado e seu focinho deve possuir um comprimento bem menor do que ele.
Suas orelhas são bem macias e podem ser em formato caído, muitas vezes. Seu nariz deve ser negro e sua mandíbula costuma ser bem forte. Além disso, seus olhos são escuros e possuem uma expressão de inteligência (o olhar diz tudo).
Seu corpinho é pequeno, porém musculoso, e sua cauda é forte, reta e se mantém esticada literalmente quando em repouso.
A pelagem do jack terrier é reta, fechada, densa e possui uma resistência às condições climáticas, seja no frio ou no calor. Existem três tipos de pelos para essa raça: o liso e curto, o pêlo quebrado, e o duro e longo (áspero); nos três, a cor predominante é o branco com diferentes cores de mancha.
Jack Russell: cuidados especiais
Por terem grande quantidade de energia armazenada em seu organismo, os cachorros jack russell terrier devem praticar diariamente uma grande quantidade de exercícios físicos ao ar livre com o intuito de inibir um pouco seu instinto caçador. No entanto, na hora das atividades o tutor deve ser paciente e ensinar algumas regras básicas para uma brincadeira mais saudável e livre de teimosias por parte do pet.
Seu pêlo precisa de escovação no mínimo duas vezes na semana e, feito isso, o banho pode ser dado esporadicamente, uma vez que seus pelos já estarão livres das infecções.
A escovação dos dentes deve ocorrer três vezes por semana, no mínimo, para uma melhor higiene bucal e para evitar o acúmulo de tártaro e outras bactérias em sua gengiva.
Com o decorrer da idade, é comum o aparecimento de algumas doenças típicas de sua raça como, por exemplo, doenças de pele provocadas por alergias, doenças nos neurônios, doenças ortopédicas, surdez, dentre outras. Para isso, é muito importante seu bichinho ser consultado por um veterinário rotineiramente e realizar todos os exames médicos que garantam sua boa saúde.
A quantidade de ração para cachorro da raça jack russel terrier varia muito de acordo com a idade, a quantidade de exercícios que o cão pratica diariamente, e seu peso. Vale ressaltar que a melhor escolha de alimentação para seu pet deve ser feita com o auxílio de um médico veterinário.
Russell Terrier Filhote: como cuidar
Ao chegar em sua casa, o filhote de jack russell terrier pode ficar meio assustado e inquieto ao perceber que está em um lar diferente e separado dos seus pais e irmãos. Por essa razão, todo carinho e atenção para ensinar ele a se comportar adequadamente é pouco para fazer o cãozinho se acostumar com sua nova moradia.
Vale lembrar que é nessa idade que o jack russell terrier filhote necessita ser ensinado a respeitar seu tutor e a se comportar diante de objetos que não lhe pertencem. Se você não realizar essas tarefas nessa faixa etária, dificilmente você vai conseguir educá-lo na fase adulta. É muito importante oferecer um petisco para cachorro como recompensa por cada atividade que o pet filhote desempenhar de modo correto.
Sua alimentação deve ser servida em três porções diárias com quantidade equilibrada, que irá variar de acordo com o peso do pet e a marca da ração. Além do mais, rações específicas para filhote são as ideais pelo fato de conterem a quantidade ideal de nutrientes e vitaminas para o crescimento do cãozinho. Para uma maior hidratação, o pet deve ter um acesso 24 horas por dia de água limpa e potável.
A consulta ao veterinário deve ocorrer periodicamente para um maior bem estar à saúde e alimentação do cão. É muito importante o animalzinho tomar todas as vacinas necessárias para sua raça na tentativa de evitar que ele desenvolva doenças ao longo dos anos e, principalmente, quando atingir a velhice.
Produtos para Cachorros Jack Russell Terrier
Aqui na Petz, você encontra uma grande variedade de produtos, brinquedos e acessórios para jack russell terrier com os melhores preços e condições para todos os tipos de bolsos.
Além de contar com uma área farmacêutica completa, onde você terá acesso a uma diversa variedade de medicamentos para cachorro para todos os tipos de cuidados e doenças. Não deixe de conferir.