Também conhecido como Terrier Brasileiro, este bichinho ganhou bastante popularidade devido as cores da sua pelagem, preta, branca e vermelho, semelhante às cores da bandeira do Estado de São Paulo.
Mesmo sendo o típico paulistano, não se sabe ao certo qual é a origem do cachorro Fox Paulista. Especula-se que ele foi desenvolvido por meio do cruzamento de um Fox Terrier (de pêlo liso), com Jack Russel, e com cães nativos.
Ficou interessado nesse pet, gostaria de conhecer mais sobre a raça? Então, continue lendo e conheça tudo sobre Fox Paulistinha.
Fox Paulistinha: Características
Cão de porte pequeno, o cachorro da raça Fox Paulistinha macho costuma medir em média, de 35 a 40 centímetros, e as fêmeas de 30 a 38 cm. Ambos não pesam tanto como aparentam: de 8 a 10 quilos. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 16 anos.
Com um corpo bem estruturado, esse cachorro possui uma cabeça triangular, com a base larga, as orelhas são pontiagudas e separadas entre elas. Seus olhos são redondos, grandes e de cor amendoada.
Sua pelagem é curta, fina e lisa, porém e de textura mais áspera. Por ser densa, o pelo da raça Terrier brasileiro precisa de cuidados especiais. A cor que se destaca é a branca, apresentando ao redor do corpo, o preto, cinza, azul ou marrom.
Cachorro Fox Paulistinha: como cuidar
Por ser um cachorro de porte pequeno, muitas pessoas acreditam que o cachorro paulistinha não precisa de um local muito amplo para viver. No entanto, o ideal é sempre procurar oferecer espaço suficiente para que o pet possa correr, pular, brincar e gastar energia.
Com relação à rotina de higiene, os banhos devem ser dados conforme a necessidade, e com produtos específicos para manter a saúde e beleza da pelagem. A escovação dos pelos também auxilia na manutenção da beleza e da higiene.
Felizmente, por ser um cão bastante resistente, não é propenso a ter problemas sérios de saúde. Mas é preciso que o tutor fique atento com relação aos carrapatos, pulgas e parasitas, porque isso pode ser prejudicial à saúde e ao bem estar do seu bichinho.
Assim, para cuidar da saúde do seu companheiro da melhor forma possível, consulte um profissional de confiança, capaz de indicar os melhores medicamentos para cachorro que estão disponíveis para tratamentos e prevenção de doenças.
Fox Paulistinha Filhote: cuidados especiais
Quando o filhote de Fox Paulistinha tem o primeiro contato com a sua nova família, pode acontecer dele ficar um pouco assustado com o novo ambiente. Assim, faça com que o seu novo companheiro se sinta à vontade, oferecendo muito amor, carinho e proteção.
Mesmo que o Terrier brasileiro filhote seja um cão de bom caráter e fácil de ser adestrado, é necessário educá-lo desde cedo para que ele se comporte adequadamente. Quanto às habilidades sociais, mesmo sendo muito simpáticos, principalmente com os seus responsáveis, ocasionalmente esses cães se estranham com desconhecidos e, às vezes, podem demonstrar sinais de agressividade.
Por isso, o processo de adestramento, ainda na fase filhote do pet, é algo muito positivo, para melhorar sua capacidade de socialização, tanto com outros cachorros como com outras pessoas.
Já a alimentação, garantir uma boa ração para cachorro, ou seja, aquelas que são ricas nos nutrientes de que o cãozinho necessita para se manter saudável: sais minerais, proteínas, gorduras, carboidratos.
Rações do tipo premium e super premium são bastante recomendadas. Caso você queira agradar seu cãozinho, ofereça também, em porções moderadas, petiscos para cachorro. São umas delícias e os pets amam!
Lembrando que até um ano, o Fox Paulista pode ser considerado ainda um filhote, então use uma ração específica para a idade e o porte do seu cãozinho.
Produtos para Fox Paulistinha
A Petz é um pet shop completo, aqui você encontrará todos os produtos e serviços que seu pet precisa, sempre com a garantia de qualidade, preços promocionais e condições de pagamento que cabem tranquilamente no seu bolso. Gostou? Então, venha fazer seu companheiro ainda mais feliz!