Espécies

Você sabe tudo sobre calopsitas?

Publicado em 17 de abril de 2025

Tempo de leitura: 5min

A calopsita é um pássaro muito inteligente, comumente escolhido como pet pela habilidade de cantar e realizar pequenos truques. Mas com tantas informações disponíveis sobre o animal, você sabe tudo sobre calopsitas?

Rosto de calopsita de lado.

Essas aves são facilmente reconhecidas pela crista característica, além da plumagem em tons de branco, amarelo ou cinza. Para confirmar se esse é o pássaro ideal para você, leia tudo sobre calopsitas a seguir!

Origem da calopsita

Originária das regiões semi-áridas da Austrália, a calopsita é um dos menores exemplares da família Cacatuidae. Muitas vezes, ela é confundida com a cacatua, uma “prima” em tamanho maior, que costumam ser brancas, pretas ou tons rosados.

Por não pertencer originalmente à fauna do Brasil, a ave precisa de uma criação com muitos cuidados. Isso evita fugas e a proliferação da espécie na natureza, o que poderia ter consequências graves para o meio ambiente.

Personalidade da calopsita

Além de serem aves conhecidas pela beleza, as calopsitas têm uma personalidade única. Elas podem criar laços de afeto rapidamente com os humanos, o que as tornam pássaros domésticos estratégicos.

É muito comum que a calopsita bique levemente o humano, como forma de demonstrar afeição e bem-estar enquanto recebe carinho e atenção. Mas vale lembrar: a espécie pode ser possessiva e territorialista, principalmente em relação aos responsáveis.

Calopsitas gostam de companhia

As calopsitas não gostam quando são deixadas sozinhas por um longo período. Caso sejam criadas em par, elas se afeiçoam bastante uma à outra. Inclusive, elas são aves monogâmicas — ou seja, formam pares duradouros que vão além do ato de se reproduzir.

A personalidade energética e social se traduz na necessidade de estímulos físicos e mentais constantes. Atualmente, o mercado pet oferece uma enorme variedade de brinquedos para calopsita e outros pássaros. Então, é fácil encontrar opções de entretenimento para o pet.

Aqui vai outra dica para quem quer aprender tudo sobre calopsitas: faça um rodízio entre os brinquedos disponíveis na gaiola para manter o pássaro interessado. Esconda alguns por uns dias e volte a oferecê-los como se fossem novos.

Conversando com a calopsita

Se você se interessa por pássaros que gostam de falar, a calopsita pode ser perfeita. Embora não vocalize palavras como outras espécies, ela adora produzir sons e assobios. Geralmente, ele canta com mais intensidade ao acordar e na hora de dormir.

O cantar da calopsita é suave, melódico e combina assobios com “vocalizações” mais graves. O animal pode entoá-lo de forma repetitiva por bastante tempo.

Calopsita numa mão.

Quanto tempo vive uma calopsita?

Os cuidados com calopsitas influenciam diretamente na expectativa de vida. Pássaros que recebem os cuidados adequados e uma boa alimentação podem exceder o que se espera de um cachorro ou de um gato, por exemplo.

Essas aves vivem por volta de 15 anos, mas não é incomum que algumas cheguem aos 20 anos ou até 25 anos. É preciso ressaltar que cuidar do pet é um compromisso duradouro e exige bastante dedicação do responsável.

Dieta balanceada para calopsita

Assim como acontece com a maioria dos pássaros domésticos, a alimentação da calopsita deve ter como base a ração extrusada para a espécie, complementada por frutas e vegetais frescos, recomendados pelo médico-veterinário.

Alguns ingredientes indicados são banana, uva, brócolis e abobrinha. As sementes podem ser ofertadas para esses animais, porém devem ser oferecidas como um petisco ocasional. Afinal, é um alimento com alto teor de gordura, podendo levar a quadros de obesidade e alterações hepáticas.

E para saber ainda mais como cuidar de calopsita, vale lembrar: nunca alimente a ave com abacate, chocolate, cafeína e álcool. Além disso, lembre-se de oferecer a ela acesso contínuo à água limpa e fresca.

Variedades de calopsita

Existem vários tipos de calopsita, que se diferenciam principalmente pelas cores. Embora a plumagem pareça não seguir um padrão em algumas colorações, ela pode ser dividida em três variedades.

  • Calopsita comum: é a mais tradicional. Apresenta rosto amarelo e bochechas laranjas. Dentro desse grupo, há outros tipos, que variam de acordo com a coloração do corpo — a lutina (branco), a cinza, a canela (cinza amarronzado) e a pérola (cinza com pintas brancas);
  • Calopsita albina: por não ter melanina, tem o corpo branco, os olhos vermelhos e os pés rosados;
  • Calopsita de cara branca: sem a mancha laranja na bochecha, tem a cabeça toda branca e o corpo cinza.

Últimas recomendações

Agora que você já sabe tudo sobre calopsitas, antes de levar o pet para casa, é preciso oferecer tudo o que é necessário para que a ave tenha uma vida longa, saudável e muito feliz.

Se você ainda não tem certeza de que pássaro escolher para sua casa, converse com responsáveis mais experientes. Não esqueça de considerar também a opinião de um veterinário de confiança e dos atendentes da Petz, que podem fornecer as orientações necessárias.

Calopsita bebendo água.

Sabendo de tudo sobre calopsitas, é hora de ter acesso às melhores opções de alimentação, brinquedos e produtos em geral para o pet. Encontre a unidade da Petz mais próxima e faça uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog