Tartaruga

Descubra já: tartaruga tem dente ou não?

Publicado em 04 de abril de 2025

Tempo de leitura: 5min

A tartaruga é um réptil que desperta curiosidade. Com o corpo envolto por um casco duro como pedra, ela tem uma boca parecida com um bico de ave, além de uma capacidade excepcional de ficar sem respirar embaixo d’água. Nesse contexto, surge uma dúvida: tartaruga tem dente ou não? É isso que você vai descobrir.

Tartaruga nadando.

Um pouco sobre as tartarugas

As tartarugas marcam a memória das pessoas devido suas características físicas, como a presença de um casco rígido e resistente, uma boca que se assemelha com o bico das aves e a sua incrível variedade de espécies que são adaptadas para diferentes ambientes.

Vale ressaltar que os quelônios, popularmente conhecidas como a família das tartarugas, são uma ordem dos répteis que pode ser dividida em 3 grandes grupos:

  • Tartarugas: animais que habitam o ambiente marinho, possuem como principal característica a presença de membros desenvolvidos que se assemelham às nadadeiras e a capacidade de ficar em apneia e submersos por um período de tempo;
  • Jabutis: são os quelônios que habitam exclusivamente ambientes terrestres e possuem membros desenvolvidos para caminhada na terra;
  • Cágados: animais que transitam entre os ambientes aquático e terrestre, adotando uma vida semiaquática. Possuem como característica a presença de membranas entre os dígitos para auxiliar na sua mobilidade na água.

Afinal, quelônios tem dentes?

Primeiramente, o que pode ser chamado de dente? Os dentes são estruturas que se encontram na cavidade oral envoltos por esmalte, podendo apresentar variação em relação à quantidade e às funções associadas com a alimentação de cada espécie.

No caso dos Quelônios, a situação é diferente. Esses animais não possuem dentes para a captura e quebra do alimento. Por isso, eles desenvolveram uma estrutura semelhante ao bico das aves durante a evolução, chamado de bico córneo. Com eles, os animais apreendem e ingerem os seus alimentos.

O bico córneo dos quelônios pode apresentar diferentes formas e funções de acordo com as espécies e a sua dieta. Um dos principais exemplos disso são as diferenças entre os bicos córneos das tartarugas.

A Tartaruga-de-Couro (Dermochelys coriacea) possui o bico córneo em um formato que se assemelha a letra “W”, auxiliando na apreensão e ingestão das águas-vivas.

Já a Tartaruga-Verde (Chelonia mydas) possui um bico serrilhado para cortar as algas, enquanto a Tartaruga-de-Pente (Eretmochelys imbricata) tem um bico córneo mais estreito e mais próximo ao aspecto do bico de uma ave. É utilizado para a quebra e a ingestão de esponjas e corais, que constituem a maior parte de sua dieta.

Tartaruga nadando.

Conheça a Tartaruga-de-Couro

Estes animais possuem algumas diferenças em sua cavidade oral comparadas às demais espécies de tartarugas. Externamente possuem bico córneo semelhante aos demais quelônios, mas ao abrirmos a sua boca podemos observar a presença de protuberâncias, que auxiliam na apreensão e ingestão de invertebrados gelatinosos, como as águas-vivas e as salpas. Algumas pessoas podem confundir esse detalhe com dentes, mas não é o caso.

Outra característica única dessa espécie de tartaruga é a ausência de um esqueleto ósseo formando a sua carapaça. Além disso, esse animal não possui escudos córneos, sendo coberta por uma pele grossa e com textura de couraça, dando origem ao nome Tartaruga-de-Couro.

Voltando às demais tartarugas

Sabendo que nenhuma tartaruga tem dente e explicada a situação da Tartaruga-de-Couro, que tal conhecer como é a boca das demais espécies desse animal tão intrigante?

Mais curiosidades sobre a boca das tartarugas

A função primordial da boca da tartaruga está intimamente relacionada com a alimentação, mas não é só isso que ela faz. Você sabia que esses animais podem respirar pela boca?

Se você já viu uma tartaruga no mar emergindo para respirar, deve ter notado que ela abre a boca rapidamente, voltando a submergir em um piscar de olhos. Perto o suficiente, dá até para ouvir o barulho dessa golfada de ar entrando no corpo.

Assim como nos humanos e nos animais terrestres, a respiração da tartaruga é executada pelos pulmões. Por isso, ela precisa subir para a superfície da água para “pegar” o ar, fazendo isso com a boca por ser mais rápido. Esse é um dos mais interessantes fatos sobre a tartaruga.

A tartaruga não tem nariz?

Já que esse animal respira pela boca, a tartaruga não tem dente nem nariz? A tartaruga possui narinas, no entanto, nesses animais as narinas que auxiliam a sentir o cheiro dos alimentos e funcionam como um “tampão” quando elas estão submersas, impedindo a entrada de água, algas, crustáceos ou até objetos de origem da poluição.

Quando a tartaruga sobe para a superfície para respirar, ela acaba “pegando” também um pouco de água. Caso chegue aos pulmões, esse líquido pode fazer mal. Então, o animal joga a água para fora por meio das narinas.

Enquanto a tartaruga se alimenta, muita água também acaba entrando pela boca. Por isso, o animal repete o processo para não se afogar. É o mesmo que as baleias fazem quando esguicham água pelo espiráculo.

Tartaruga nadando.

Agora você já sabe se tartaruga tem dente e omo ela não se engasga embaixo d’água. Se você tem um animal de estimação, visite as lojas da Petz e conheça uma infinidade de produtos para oferecer a ele!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog