Bem-Estar

Gato com gases: é normal soltar pum?

Publicado em 30 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Um gato com gases pode até ser engraçado. Quando um pet solta pum próximo das pessoas, isso geralmente é motivo de boas gargalhadas. Porém, como saber se isso é normal ou representa algum problema?

Gato escondido com apenas os olhos para fora da caixa.

Afinal, é normal gato soltar pum? Sim! Assim como o de qualquer animal, o trato digestivo dos bichanos produz gases que acabam “escapando” vez ou outra. Então, conhecer como o organismo deles trabalha é fundamental para reconhecer se o gato com gases está com alguma alteração relacionada à saúde digestiva. Confira mais no texto abaixo.

Todos os gatos soltam pum?

Podemos afirmar que todos os gatos soltam pum, embora com menos frequência do que outras espécies. Além disso, diferentemente dos cachorros e dos seres humanos, geralmente as flatulências dos bichanos são silenciosas. Eles conseguem ser elegantes e discretos até assim!

Por que os gatos têm gases e como eles se formam?

Durante o processo de digestão dos alimentos, as bactérias normais do intestino fermentam e produzem gases que eventualmente precisam sair. Assim, eles se acumulam no organismo.

Porém, existem algumas particularidades que podem aumentar a flatulência ou deixar o gato com gases presos. Veja algumas situações que alteram o processo digestivo e aumentar o “estufamento” do bichano:

  • ingestão de ar ao se alimentar (ocorre quando o bichano é afobado e come a ração muito rápido);
  • dietas com muita fibra;
  • ingestão de comida estragada;
  • leite, manteiga, queijos e outros alimentos derivados;
  • mudanças de dieta;
  • qualidade da ração;
  • doenças que afetam o trato digestivo, como pancreatite, doença inflamatória intestinal, obstrução intestinal etc.;
  • parasitas (vermes intestinais);
  • alergia alimentar;
  • vírus e doenças autoimunes.

Como saber que o gato está com gases?

O gato com gases pode soltar pum silencioso que pode nem ter cheiro ruim e nem ser perceptível para o tutor. Quando o bichano está assim, pode transparecer alguns incômodos.

Vale lembrar que todo gato tem gases, mas há alguns sinais que o bichano pode apresentar. Perceba se ele está com algum desses sintomas:

  • barriga inchada;
  • dor abdominal;
  • diarreia;
  • gases excessivos;
  • gases barulhentos;
  • vômitos;
  • barulhos estomacais;
  • falta de apetite;
  • apatia;
  • moleza;
  • sangue nas fezes;
  • manifestações de dor.

Essas alterações podem ser mais simples, relativas apenas a uma dieta inadequada, mas também podem configurar doenças mais graves. Então, fique sempre atento a esses sintomas do gato com gases e busque ajuda de um médico-veterinário.

Gato laranja deitado na cama.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento?

Quando o médico-veterinário examina um gato com gases, ele investiga o que pode estar causando tal problema. Como você viu, os motivos são os mais variados. Sendo assim, os relatos do tutor e os exames físicos e laboratoriais são essenciais para um diagnóstico correto.

O veterinário confere se o gato está com dor na barriga por meio da palpação. Ele também pode avaliar a rigidez do abdômen ou a presença de ruídos intestinais característicos. Por fim, exames ultrassonográficos e de sangue também podem ser necessários.

Com esses resultados em mãos, o veterinário pode saber exatamente o que está acontecendo e tratar o gato com gases. Como diferentes doenças podem causar esse problema, o tratamento pode ser variado. Em alguns casos, um simples comprimido pode ser suficiente.

Porém, se o pet estiver com um problema de saúde mais grave, o profissional pode receitar terapias mais intensas ou mesmo cirurgia. Tudo depende do diagnóstico.

Existe tratamento caseiro para gases?

É importante lembrar que o tratamento para o gato com gases deve ser receitado apenas por especialistas. Por isso, busque um veterinário de sua confiança. Em alguns casos, a ingestão de remédios caseiros pode complicar ainda mais a saúde do bichano!

Além disso, tenha sempre em mente que os gatos são uma espécie singular, com organismo e fisiologia únicos. Por isso, nunca ofereça medicação indicada para seres humanos ou outras espécies, pois isso pode causar intoxicação.

Como evitar que o gato tenha gases?

Quando o bichano tem uma doença autoimune ou alergias, é mais comum que ele tenha gases no dia a dia. Porém, se o seu gatinho não tem problemas de saúde que favoreçam essa condição, é possível preveni-la com algumas ações simples.

A primeira é escolher uma ração premium que tenha fibras e nutrientes adequados para uma boa digestão. Rações de baixa qualidade costumam deixar as fezes fedidas e aumentam a flatulência, podendo até mesmo causar certo incômodo abdominal.

Leve o bichano regularmente ao médico-veterinário para saber a ração mais indicada, conferir a aplicação de vacinas e regularizar o uso de vermífugos. Assim, mantendo a saúde do seu pet em dia, você diminui a chance de ele ter gases.

Gato deitado de barriga para cima.

O gato com gases em excesso pode ser sinal de algum problema, mas soltar um punzinho de vez em quando é normal. Para manter a saúde do felino em dia, não deixe de acessar o site da Petz, lá você encontra produtos de qualidade para o seu melhor amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog