Transporte pet: pode levar cachorro no ônibus?
Publicado em 14 de agosto de 2024Tempo de leitura: 5min
Só quem não tem um automóvel sabe como pode ser difícil circular pela cidade na companhia do pet. Será que pode levar cachorro no ônibus? Afinal, qual é o problema de os bichinhos utilizarem o transporte público de vez em quando, não é mesmo?
De fato, a locomoção com diversos tipos de transportes comunitários é uma constante na vida de muitas pessoas. Resta saber se pode levar cachorro no ônibus. A seguir, você tira todas as dúvidas sobre o tema. Confira!
Ônibus municipais: a decisão fica a critério de cada cidade
Até pouco tempo atrás, quem não tinha carro dependia de amigos ou taxistas para levar o cachorro ao veterinário quando precisasse. Com a chegada dos aplicativos, serviços de transporte de pet facilitaram um pouco a vida dos tutores.
Mesmo assim, eles ainda podem ter um custo elevado em comparação com o transporte público. Em 2015, algumas cidades aprovaram leis permitindo o passeio de animais de estimação nos ônibus municipais. Veja se a sua cidade está nesta lista:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Belo Horizonte;
- Salvador;
- Curitiba;
- Florianópolis;
- Fortaleza;
- Recife.
São Paulo é um exemplo a ser seguido
Saber que você pode levar cachorro no ônibus municipal é uma grande conquista. Entretanto, para algumas pessoas, pode ser muito mais fácil se locomover de metrô pela cidade.
Pensando nisso, o Estado de São Paulo aprovou uma lei, em 2020, que permite a entrada de cães e gatos em todas as modalidades de transporte público: ônibus, metrô, trens e veículos leves sobre trilhos (mais comuns no litoral)!
Quer saber como transportar um cachorro no ônibus? Não é só entrar com o animal no veículo. O usuário precisa seguir algumas regras específicas para usufruir desse benefício.
Primeiro, o pet não pode perturbar as outras pessoas, nem ocupar lugar nos horários de mais fluxo. Abaixo, confira as regras comuns para o transporte de animais em ônibus coletivos:
- o pet não pode ter mais que 10 kg;
- o pet precisa estar dentro da caixa de transporte, que deve ser de algum material rígido e ter boas condições de uso;
- os horários permitidos são antes de 6h, entre 10h e 16h e após as 19h (exceto se o animal for passar por procedimento veterinário atestado por documento assinado pelo profissional);
- o pet transportado não deve comprometer a segurança e o conforto dos demais passageiros do veículo por agressividade ou pelas suas condições de saúde;
- é essencial estar com a carteirinha de vacinação em mãos — ela pode ser solicitada pela empresa de transporte;
- Se o pet ocupar um assento, a empresa responsável pelo transporte está autorizada a cobrar uma passagem extra se achar conveniente.
Também posso levar meu cachorro comigo nos ônibus de viagem?
Muitos tutores que não conseguem sair do lado dos animaizinhos podem pensar: “como viajar com cachorro de ônibus?”. Como esse transporte não é da rede pública, as regras são diferentes.
Cada empresa decide se permite ou não a entrada de animais em seus veículos. Felizmente, muitas organizações tornaram-se pet friendly para atender a uma necessidade mercadológica. Por isso, em geral, o cachorro pode andar de ônibus de viagem com os humanos! Confira algumas regras gerais:
- o pet precisa ter um atestado de saúde (válido por 10 dias) emitido por um médico-veterinário;
- cães e gatos precisam estar dentro da caixa de transporte durante toda a viagem (a não ser nas paradas);
- as empresas podem limitar o número de animais por veículo. Portanto, vale consultar a possibilidade previamente;
- aves e outros animais silvestres precisam de autorização especial do Ibama para viajar;
- é possível comprar um assento para acomodar a caixa de transporte. Caso contrário, ela deve ficar embaixo do banco do tutor.
Como acostumar o cachorro com as viagens?
Agora que você já sabe que pode levar cachorro no ônibus, é interessante saber como preparar o pet para o passeio. O primeiro passo é fazer ele se acostumar com a caixa de transporte.
Para tanto, ensine-o desde pequeno a vê-la como uma amiga que o leva para muitas aventuras. Deixe-a perto da cama do pet. Inclusive, ela pode ser a cama dele — basta colocar um bom travesseiro dentro para ela ficar bem macia e aconchegante.
Depois, comece a fechar a porta com ele dentro por pouco tempo e recompense-o. Aumente o intervalo gradualmente até que ele fique dentro da caixa de transporte fechada sem se estressar. Nesse processo, tenha os petiscos sempre à mão para agradar seu companheiro.
O próximo passo é levar o pet para pequenos passeios na rua e, depois, em algum transporte público. Com o tempo, ele vai perceber que isso faz parte da sua vida e da dele também, comportando-se muito bem nos coletivos.
Resumindo: em algumas cidades, pode levar cachorro no ônibus, no metrô e nos demais transportes públicos. Caso necessite de um atestado de saúde para viajar com o pet, conte com os veterinários das lojas da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário