Plantas morrendo: o que fazer para cuidar delas?
Publicado em 22 de agosto de 2022Tempo de leitura: 5min
Está com problemas de plantas morrendo e não sabe o que fazer? Saiba que você não é único nesse barco! Afinal de contas, existem algumas plantas bem exigentes e que precisam de cuidados específicos que nem sempre estamos preparados quando as pegamos para cuidar.
Porém, para quem gosta do verde, ter plantas morrendo no jardim não é uma opção, não é mesmo? Por isso, sempre vale a tentativa de reanimá-las com algumas estratégias muito usadas pelos amantes da jardinagem.
Para entender como cuidar de plantas que estão morrendo, não deixe de ler os tópicos que separamos a seguir! Abaixo, listamos alguns modos de recuperá-las para que já possa pôr em prática. Vamos lá?
1. Troca de vasos
“Minhas plantas estão morrendo, o que fazer?”. Se você se encontra fazendo essa pergunta, saiba que o primeiro passo é tentar trocar os vasos, reimplantando as suas plantas.
Mover a sua plantinha “tristonha” pode fazer toda a diferença, confie! Isso porque, às vezes, o vaso está muito pequeno, e as raízes estão se sufocando, precisando de um lugar maior para se desenvolverem.
Assim, a dica é replantar a sua plantinha em um vaso maior, com pelo menos três centímetros a mais de largura. Depois, é só observar e ver se realmente funcionou e se ela está crescendo lindamente.
2. Alimentos mais saudáveis
Sabe quando passamos a nos alimentar melhor e ganhamos mais disposição? Então, o mesmo acontece com as plantas. Por isso, a dica para as plantas morrendo é investir em alimentos saudáveis, ou seja, “turbinando” a mistura de adubos usados em seu vaso.
Para recuperar plantas morrendo vale usar borra de café, um tipo de adubo orgânico e fácil de encontrar para fornecer mais nutrientes para a sua plantação.
Se quiser, ainda é possível criar uma composteira (lugar para depositar material orgânico) que além de criar adubo para as plantas, vai ajudar a diminuir o lixo da sua casa. Interessante, não é mesmo?
3. Exposição ao sol
O sol é muito importante para o desenvolvimento das plantas, e não seria diferente ao tentar recuperar as mudas morrendo. Por isso, quando alguma espécie estiver fragilizada, tente colocá-la em um lugar com um pouco de sol, mas também sombra, já que a exposição extrema também faz mal.
Inclusive, a dica é investir em sol indireto, ou seja, aquele através da janela. Além disso, aposte em poucos períodos de exposição, preferencialmente de manhã, quando a luz não é tão forte.
4. Efeito estufa
Para algumas espécies talvez seja necessário um pouco mais de investimento, já que um ambiente úmido para o seu desenvolvimento será imprescindível, como uma estufa. Para isso, você terá que criar esse efeito individualmente em cada vaso.
Como fazer isso? Na verdade, não é tão difícil! Você precisará pegar um saco plástico e colocar em cada vasinho e mantê-lo vedado de quatro a cinco dias até que a planta comece a dar sinais de melhoras.
5. Eliminação de pragas
“Ainda não sei como recuperar plantas que estão morrendo!”. Se as dicas acima não foram suficientes, tente voltar a sua atenção às possíveis pragas que estão afetando a sua plantinha. Elas podem ser o problema.
Se você perceber que as folhas e o caule da sua planta estão manchados ou fracos, saiba que esse é um sinal de que as pragas são a causa das plantas morrendo. Isso pode ser gerado por desequilíbrios térmicos, ventilação inadequada, lixo acumulado, entre outras razões.
Para resolver o problema com as pragas, você pode utilizar receitas caseiras ou até mesmo adubos orgânicos, que conseguem afastá-las. Também é possível comprar alguns produtos próprios para esse fim.
6. Corte de folhas secas
Outra dica importante para reviver as suas plantinhas que estão morrendo é cortar as folhas e galhos que já estão mortos. Isso porque eles ainda podem estar usando os nutrientes e minerais importantes da planta.
Se você não tem certeza de que o galho está morto, aqui vai uma dica: utilize a unha para raspar o ramo. Se o interior estiver verde, é porque ainda está viva. Nesse caso, é só cortar as pontas. Bem simples, não é mesmo?
7. Verificação da drenagem
A quantidade de água excessiva no vaso também pode ser o grande causador de problemas na sua plantação. Assim, a dica é verificar os orifícios de drenagem embaixo do vaso.
Lembre-se de que as plantas pequenas precisam de vasos com furos de, pelo menos, 1,2 cm. Caso a planta seja maior, esse buraco precisa ser ainda maior, por isso, atente-se a esse detalhe antes de comprar.
Caso você perceba que a drenagem é realmente o problema, a única solução é o transplante de vaso. Depois que fizer isso, fique atento à drenagem e à quantidade de regas, que deve ser frequente, mas não excessiva.
Agora que você já sabe como recuperar as plantas morrendo, o que acha de dar uma olhada no site da Petz? Lá você encontra vários artigos de jardinagem para investir em seu jardim. Venha conferir como podemos te ajudar a deixar a sua casa mais verde.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário