Já foi o tempo em que se guiar pela lua era simplesmente misticismo ou crendice popular. Os estudos da astronomia comprovam que ela exerce influência sobre o planeta Terra, e as justificativas para isso são a força gravitacional e a energia solar. Por isso, saber o que plantar na lua nova ajuda a ter uma boa colheita.
Ficou curioso para entender a relação da lua com a agricultura? Fique conosco para compreender os detalhes e adotar os períodos da lua como referências para melhorar a sua plantação.
O que são as fases da lua?
Para você compreender a relação da lua nova com o planeta Terra, é imprescindível saber o que são as fases da lua. Sobretudo, descobrir o que significa dizer que este satélite, que reflete a luz solar, já que não tem luz própria, possui fases diferentes.
Em resumo, as posições da lua e da Terra na órbita solar determinam a fase da lua e as características dela. Ou seja, como o nosso planeta e a lua estão em constante movimento ao redor do sol, a proporção da superfície iluminada da lua também se modifica periodicamente.
As fases nova, crescente, cheia e minguante duram em torno de 7 a 8 dias, enquanto o ciclo total, ou seja, a passagem por todas as fases, acontece entre 29 e 30 dias. Os movimentos feitos pela Terra e pela lua em torno do sol são chamados de rotação, revolução e translação.
Como a lua influencia a agricultura?
Agora que você já sabe o que são as fases da lua, é fundamental entender a influência da lua nova na agricultura.
Como falamos no início do texto, essa influência surge devido à força gravitacional e à energia solar. Isso porque a lua exerce atração magnética sobre a Terra, podendo ser mais forte ou mais fraca dependendo da movimentação, da posição e da aproximação.
Atrelada à força gravitacional, está a luminosidade, que é o reflexo do sol, já que a lua não tem luz própria. Essa dupla influencia todos os tipos de ciclos e fertilizações, seja das plantas, dos animais e da água.
As fases da lua interferem nas marés e são condicionantes para a quantidade de seiva que percorre o caule das plantas. Sem falar que ao penetrar no solo, a luz da lua acelera o processo de germinação.
Então, podemos concluir que cada fase possui força gravitacional e luminosidade própria. Sendo assim, uma é mais indicada para um tipo de cultivo que outra. Agora, explicar o que plantar na lua nova para celebrar a fartura.
O que plantar na lua nova?
De acordo com a astronomia, nesta fase, o sol, a Terra e a lua estão alinhados, somando forças gravitacionais. Isso significa que, nesse período, a seiva dos alimentos plantados será atraída para cima, em direção ao caule, possibilitando o crescimento.
Se você planeja plantar árvores para produzir madeira, a lua nova é totalmente favorável. A tendência é germinar árvores altas e frondosas, com caules fortes e sadios. Veja o que é bom plantar na lua nova:
- almeirão;
- couve;
- espinafre;
- cebolinha;
- banana;
- plantas medicinais.
A relação da lua com as plantações pode parecer algo sobrenatural até o momento que entendemos que tudo não passa de ciência. Agora que você já sabe o que plantar na lua nova, que tal descobrir o que cultivar nas outras fases da lua?
Lua crescente
Vamos explicar o que plantar em cada fase da lua, começando pela lua crescente. Nessa fase, existe aumento gradual da luminosidade e pouca interferência da força gravitacional. Porém, a seiva ainda sobe pelo caule das folhas sob o efeito da lua nova. Confira quais alimentos devem ser plantados durante a lua crescente:
- berinjela;
- tomate;
- feijão;
- pimentão;
- abóbora;
- quiabo;
- arroz;
- jiló;
- milho.
Lua minguante
A lua minguante não está alinhada ao sol. Isso faz com que ela não tenha influência sobre a Terra, já que a força gravitacional e a luminosidade estão muito baixas.
Contudo, não pense que, por não agir sobre o planeta, a lua não seja uma parceira no crescimento de alguns alimentos muito saudáveis. Isso porque existem aqueles que crescem embaixo do solo, como os tubérculos e as raízes, por exemplo:
- cenoura;
- rabanete;
- batata;
- beterraba;
- inhame.
Lua cheia
Como o nome já dá a entender, este é o período mais fértil da lua. Isso porque a força gravitacional e a luminosidade estão em alta, alinhadas à Terra e ao sol, semelhante ao que acontece na lua nova.
Nesta fase, os frutos estão mais suculentos, já que a seiva está mais concentrada nas extremidades das árvores. A luz em alta também estimula o crescimento das hortaliças e das flores, como:
- repolho;
- couve-flor;
- alface;
- flores.
Como você pôde notar, saber o que plantar na lua nova e até nas outras fases da lua faz toda diferença na hora da colheita. Depois de conhecer a influência da lua nas plantas, você passa a observar a dinâmica da natureza mais atentamente.
Para ter acesso a outras curiosidades a respeito da agricultura, não deixe de acompanhar as publicações do blog da Petz.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário