Não sabe como fazer muda de caladium? Aprenda agora!
Publicado em 02 de junho de 2024Tempo de leitura: 5min
As plantas são ótimas opções para decorar os ambientes externos e internos e proporcionam um clima de harmonia e leveza. Se está interessado em multiplicar e reproduzir algumas espécies, venha aprender como fazer muda de caladium!
A planta caladium é uma das que mais chama a atenção devido à beleza singular. Com folhas grandes e cheias de cores, é a queridinha de quem quer deixar o ambiente mais colorido e descontraído. Confira mais sobre essa verdinha a seguir.
A planta caladium
Mais conhecida como tinhorão, essa planta chama a atenção pela coloração diferenciada. Geralmente, ela tem duas cores: o verde, que predomina nas largas folhas, e outra mais chamativa. Essa segunda cor é a que diferencia os diferentes tipos de caladium.
Estima-se que haja pelo menos mil espécies de caladium. Os tamanhos, as cores e os formatos variam. Ela é considerada uma excelente planta ornamental. Parece que as folhas foram pintadas a mão, de tão lindas!
Originária da América Central e do Sul, essa planta é apaixonante. Quer aprender como fazer muda de caladium? Basta escolher o tipo que mais agrada e seguir o processo. Veja, abaixo, as espécies mais populares.
Caladium bicolor
O nome da planta quase sempre está associado às tonalidades que ela apresenta. O caladium bicolor tem grandes folhas em formato de coração e manchas vermelhas, rosas, brancas ou verdes. As cores podem sofrer variações ao longo do ciclo de vida: a planta pode apresentar certo tom quando é jovem, e a coloração pode mudar com o passar do tempo.
Caladium branco
Essa variação também é conhecida como caladium moonlight (“luz do luar”), white wonder (“maravilha branca”) ou simplesmente “asas de anjo”.
As folhas são grandes e finas, com detalhes verdes nas bordas. Como o próprio nome indica, quase toda a superfície da planta é branca. Devido ao aspecto delicado, ela é ótima para decoração de interiores.
Caladium rosa
Esse tipo de caladium é de uma beleza exorbitante que chama muita atenção. As folhas têm bordas verdes que contrastam com um rosa mais intenso em algumas partes e um rosa-claro em outras. Também é possível ter algumas manchas brancas e/ou esverdeadas.
Caladium verde
Alguns exemplares desse tipo de caladium têm as folhas totalmente verdes, enquanto outros podem ter manchas brancas, avermelhadas ou amarronzadas, como se fossem pingos de tinta.
Como fazer muda de caladium?
Agora que conheceu algumas espécies dessa plantinha encantadora e já escolheu a sua favorita, finalmente chegou a hora de aprender como fazer muda de caladium e aumentar sua coleção.
Existem algumas técnicas para essa prática. É possível usar sementes de caladium ou fazer estaquia de uma planta-mãe. A diferença está na mão de obra e no tempo de crescimento das mudas.
Confira, a seguir, o passo a passo para fazer muda de caladium a partir de uma planta adulta. Sua coleção vai ficar ainda mais bonita depois que você aprender a multiplicar essa lindeza!
Escolha a planta ideal
Para fazer muda de caladium, é necessário ter uma planta-mãe, que deve ser adulta e saudável, com folhas de cores vibrantes e firmes, sem sinais de doenças ou pragas. Ela pode ser adquirida em lojas de jardinagem ou vir do quintal de algum conhecido.
Prepare o substrato
O substrato para caladium deve ser rico em matéria orgânica. Para melhor desempenho e crescimento saudável da muda, é possível acrescentar húmus de minhoca, terra vegetal e vitaminas. Distribua o conteúdo em vasos médios ou pequenos com boa drenagem.
Retire as mudas da planta-mãe
Retire a planta-mãe do vaso delicadamente e balance suavemente para sair o excesso de terra. Com as mãos, separe partes da verdinha que contenham brotos e raízes próprias. Isso aumenta as chances de a muda crescer saudável e mais rapidamente.
Plante as mudinhas
Essa técnica de como fazer mudas de caladium é bem simples. Agora, com partes da planta-mãe separadas, faça um buraco no substrato e plante-as individualmente, de modo que fiquem firmes e tenham as raízes cobertas. Regue um pouco e pronto!
Cuidados com as mudas de caladium
Saber cuidar das mudinhas é tão importante quanto multiplicar a planta. O tinhorão gosta de luminosidade, mas não de luz direta do sol, então, separe algum cantinho especial para as mudas.
É interessante manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado, regando regularmente conforme a necessidade. Coloque o dedo no substrato e confira se está seco e necessitando de água.
A muda cresceu, e agora?
Se aprendeu como fazer muda de caladium direitinho e tudo correu bem, em pouco tempo, as mudinhas crescerão. Esse é o momento de fazer o transplante delas para um vaso maior e definitivo.
Quando as mudas ganharem folhas novas e vibrantes, prepare o substrato novamente em um vaso grande. Com delicadeza, plante-as no novo recipiente. E como cuidar de caladium adulto? Da mesma forma que você cuidou da planta pequenina: deixe em um lugar com luminosidade e faça regas regulares.
Saber como fazer muda de caladium já não é mais mistério, aliás, é bem simples! Para colocar em prática tudo isso que aprendeu, que tal acessar o site da Petz e conferir todos os produtos para jardinagem que precisa para reproduzir muitos e muitos tinhorões? Aproveite!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário