Plantas

Ferrugem em plantas: como tratar corretamente!

Publicado em 08 de junho de 2024

Tempo de leitura: 5min

Ferrugem em plantas: como tratar da forma correta e eficiente? Essa é uma preocupação tanto para jardineiros, que veem as plantinhas definhando, quanto para agricultores, que têm perdas significativas com esse problema.

Mulher cortando planta com a tesoura.

Aqui, você aprende tudo sobre a ferrugem em plantas: como tratar e de que forma identificar precocemente. Esse cuidado prévio é o ponto-chave para o sucesso da erradicação da doença nas plantinhas, garantindo um ambiente saudável para elas continuarem crescendo e se desenvolvendo normalmente.

O que é a ferrugem em plantas?

Ferrugem em plantas: como tratar, afinal? Para aplicar o tratamento correto, venha conhecer melhor essa praga. Ela é uma doença provocada por fungos que atacam as folhas de diversas plantinhas. Eles podem causar danos significativos caso não sejam removidos rapidamente.

O fungo causador dessa enfermidade vegetal pertence ao gênero Puccinia. Um exemplo de espécie é o Puccinia rosae, que ataca principalmente as folhas das roseiras.

O que leva ao desenvolvimento da ferrugem nas plantas?

O que causa ferrugem nas plantas? Os esporos do fungo estão por toda parte, mas o que favorece o ataque deles às folhagens é a alta temperatura ambiental associada à alta umidade (que pode ser do ambiente ou provocada pelas regas nas folhas).

Essa combinação faz com que o fungo encontre condições ideais para se desenvolver, causando lesões nas folhagens. Uma forma de prevenir a doença é evitar molhar as folhas das plantas, principalmente nas épocas do ano em que as temperaturas são mais altas.

Sintomas da ferrugem em plantas

É importante saber tudo sobre a ferrugem em plantas: como tratar e como reconhecer os sintomas. Isso ajuda na rápida identificação da doença, evitando que ela surja novamente.

Os primeiros sinais são pequenas manchas mais claras nas folhas. Elas crescem e ficam com coloração mais forte, em tom laranja, marrom ou ferrugem — daí o nome da praga. Com a evolução da doença, surge um pó dessas cores na folhagem.

Esse pó nada mais é que a forma reprodutiva do fungo, chamada de esporos. Eles se espalham facilmente pelo ambiente, principalmente pelo vento, e vão atacar outras plantas. Assim, causam ferrugem nas folhas do jardim inteiro e espalham a praga por todo lado.

Mulher olhando as plantas do jardim.

Tratamento da ferrugem nas plantas

Como tratar ferrugem nas folhas? Se você observar que apenas algumas foram atacadas pelo fungo, a melhor solução é arrancá-las. Isso evita que a praga se espalhe. Lembre-se de descartá-las em local adequado, jamais no chão.

Quando a ferrugem já atacou muitas folhas da planta, ainda é possível salvá-la. Primeiro, tire todas as partes afetadas pela praga. Depois, aplique um dos produtos citados abaixo.

Óleo de neem

O óleo de neem tem vários efeitos benéficos para as plantas e os animais. Ele tem antifúngicos naturais que ajudam a combater o Puccinia, inibindo o crescimento dos esporos e impedindo a propagação.

Ele também é um poderoso antioxidante que ajuda a fortalecer as defesas naturais das verdinhas, deixando-as mais fortes para combater o fungo. Além disso, tem efeito repelente e pode afastar insetos e outras pragas que poderiam carregar os esporos dos fungos de uma planta para outra.

E, por ser natural, é seguro para o meio ambiente, as crianças e os animais, podendo ser usado em plantinhas que convivem com eles. Ainda, você pode combinar o óleo de neem com outros produtos para aumentar a eficácia.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Essa mistura é famosa entre os jardineiros. O vinagre associado ao bicarbonato de sódio ajuda no controle de várias pragas, inclusive da ferrugem nas plantas. Ambos são poderosos antifúngicos.

Além disso, eles ajudam a controlar o pH do solo, deixando a planta mais forte. Para preparar a mistura, pegue uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma de chá de bicarbonato de sódio. Coloque tudo em 1 L de água e pulverize sobre as folhas afetadas nos horários mais frios do dia.

É preciso reaplicar a cada sete dias. Faça uma nova mistura a cada aplicação e mantenha o tratamento até que novas folhas (sem a ferrugem) comecem a aparecer na plantinha.

Sabão de Castela com óleo de neem

O sabão de Castela é feito com ingredientes naturais, sem corantes e sem fragrâncias. É considerado um produto tradicional, suave e versátil. A produção é feita, basicamente, com óleo de oliva e água.

Ele é considerado eco-friendly. Por isso, é comumente usado para quebrar a tensão superficial da água, facilitando diversos tratamentos em humanos e animais. Ele pode ser usado para tratar todos os tipos de ferrugem em plantas.

Para fazer a mistura de sabão de Castela e óleo de neem, siga essas recomendações: em 1 L de água morna, coloque uma colher de chá de óleo de neem e a mesma quantidade de sabão de Castela. Agite bem e pulverize sobre a planta a cada sete dias.

Caso você prefira produtos prontos, existem muitos fungicidas à venda em lojas especializadas em itens para plantas e jardins, como a Petz. Siga à risca a recomendação de aplicação do fabricante, usando luvas para se proteger.

Homem e mulher adubando o jardim.

Agora, você sabe tudo sobre ferrugem em plantas: como tratar e, principalmente, de que forma manter suas verdinhas saudáveis e longe da praga. Não deixe de conferir os produtos de jardinagem das lojas da Petz. Aqui, você encontra tudo de que precisa para o seu jardim!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog