Conheça as flores brasileiras mais comuns!
Publicado em 05 de abril de 2024Tempo de leitura: 4min
É muito comum encontrar à venda, em lojas especializadas em plantas e jardins, algumas plantinhas originárias de outros países, como os lírios e as margaridas. Claro que são plantas bonitas, mas nada como as flores brasileiras para compor seu jardim!
Talvez você já tenha alguma flor de que vamos falar abaixo e nem saiba que ela é brasileira. A grande vantagem é que essas plantas são muito bem adaptadas ao nosso clima e cuidar delas é mais fácil. Confira 8 flores nativas do Brasil!
Símbolo do Brasil
Você sabe qual é a flor nacional do Brasil? É a do Ipê-Amarelo. Desde 1961, quando o então presidente Jânio Quadros assinou um decreto a nomeando, ela é o símbolo do país.
A escolha do presidente levou em consideração a cor amarelo vibrante dessa flor e a presença da árvore em todas as regiões do Brasil. Durante a florada, o chão fica repleto de flores amareladas que contrastam com o verde das outras plantas.
O verde e o amarelo da natureza são também as cores da bandeira do Brasil. A escolha não poderia ser mais perfeita! Só por curiosidade, o Ipê também pode ser branco, roxo e rosa.
Bromélia
A bromélia é um dos nomes de flores brasileiras mais conhecidos. Ela é originária da América do Sul e Central, encontrada na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica. Além de ser muito bonita, essa linda plantinha é muito versátil e pode ser colocada tanto em ambientes internos quanto em externos.
Ela também é muito resistente e tem grande capacidade de sobrevivência. A característica mais marcante é que a flor nasce em uma grande haste e passa um ar exótico e muito ornamental.
Flor-de-Maio
A flor-de-maio é, na verdade, uma cactácea originária da Mata Atlântica. Quando está no hábitat natural, ela cresce sobre galhos, troncos de árvores, pedras e rochas.
Essa é uma das flores brasileiras que conquistou o coração dos jardineiros de plantão! Ela floresce em maio, tem floração abundante e é de cultivo muito fácil. As floradas podem ser laranjas, vermelhas, rosas, brancas e amarelas.
Onze-horas
A onze-horas é uma flor delicada que tem o hábito de abrir as pétalas um pouco antes do meio-dia e fechá-las quando escurece. Ela é uma linda plantinha para se ter em canteiros e vasos e é uma das flores comuns no Brasil.
Essa verdinha faz parte da família das suculentas, então, ela precisa de poucas regas, já que as folhas acumulam água. Além disso, ela adora ficar algumas horas em pleno sol.
Helicônia
Também conhecida como planta-papagaio ou bananeira-ornamental, a helicônia é uma das flores brasileiras mais exóticas que revela as belezas naturais do país. A Heliconia rostrata é a que produz as flores mais lindas.
Elas são pendentes, de coloração vermelho-vivo, com as bordas em cor amarelo e verde e com pequenas flores brancas saindo do interior. Quando bem adubada e irrigada, a Helicônia floresce o ano todo.
Begônia
A begônia é uma planta com flor delicada de tonalidade branca, vermelha, bordô, prata ou rosa. Ela é bastante resistente e se adapta muito bem a climas ensolarados ou mais frios.
Muito ornamental e delicada, essa planta é muito utilizada em decorações de diversos espaços. Uma dica importante é deixar a verdinha sempre úmida, mas sem encharcá-la, para que as raízes não apodreçam e ela não morra.
Primavera
A primavera foi descoberta pelo francês Louis Antoine Bougainville no século XVIII e por isso também é chamada de buganvília. Ela é uma das flores brasileiras mais usadas no paisagismo, pois é uma planta bastante resistente e de fácil cultivo.
Ela apresenta uma grande variedade de cores e pode ser plantada como uma trepadeira. Além disso, ela é bem rústica e tem espinhos, por isso, é preciso ter cuidado quando for podá-la ou regá-la.
Jacarandá
Essas espécies de flores brasileiras são arbóreas. O jacarandá está presente em todas as regiões do Brasil com um clima mais ameno, como a região Sul, e a floração anuncia o fim da primavera e o começo do verão.
Quando florida, a planta dá cachos de flores em tons de lilás, roxo e azul que cobrem toda a copa da árvore. O tronco é de um marrom-escuro marcante, que contrasta com as flores e cria um efeito único.
Gloxínia
A gloxínia é parente das violetas. São 75 espécies que têm flores aveludadas e carnudas em tons laranja, rosa, vermelho e roxo. Essa planta gosta de sol, mas não pleno, podendo ser cultivada em meia-sombra.
As regas devem ser feitas de 2 a 3 vezes na semana ou sempre que o substrato estiver seco. A adubação deve ser feita a cada 30 dias durante o período de floração, que acontece na primavera e no verão.
Essas são as flores brasileiras mais comuns, mas existem muitas outras. Venha conhecê-las nas lojas da Petz! Nosso setor de jardinagem oferece diversas opções de plantas para deixar seu jardim mais bonito.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário