Como plantar rúcula? Veja aqui algumas dicas
Publicado em 24 de agosto de 2022Tempo de leitura: 5min
O que você acha de aprender como plantar rúcula? Para quem tem uma plantação no próprio jardim, essa é uma ideia interessante. Afinal, a rúcula é uma hortaliça rica em vitaminas para o nosso corpo e é muito fácil de plantar.
Está em dúvida se quer isso mesmo? No conteúdo abaixo, temos as respostas para a sua pergunta sobre como cultivar rúcula. Então, leia e veja como pode ser prazeroso ter sua própria plantação de hortaliças em casa.
Por que aprender a plantar rúcula?
Por que aprender como cuidar de rúcula, se existem outras hortaliças? O primeiro ponto para você considerar é que esse vegetal é rico em vitaminas, como A e C, além de compostos fenólicos, como luteína e zeaxantina.
Em palavras mais simples, a rúcula é um vegetal que faz bem à nossa saúde, com efeitos interessantes para o nosso corpo. Para ajudar você a tomar a decisão de plantar rúcula, separamos abaixo algumas das vantagens de tê-la em casa.
- ajuda a emagrecer: ela possui poucas calorias e ainda tem várias fibras que promovem a sensação de saciedade nas refeições;
- regula os níveis de açúcar no sangue: a rúcula é rica em fibras que facilitam a absorção dos carboidratos pelo intestino, equilibrando os níveis de glicose no sangue, além de melhorar a resistência à insulina;
- protege de doenças cardiovasculares: a vitamina C, a zeaxantina e a luteína, substâncias presentes nesse vegetal, são antioxidantes, ou seja, são essenciais para diminuir os danos causados pelo estresse nos vasos sanguíneos;
- retarda o envelhecimento: para quem tem medo de envelhecer, saiba que ter grandes quantidades de rúcula à disposição é uma boa ideia, afinal, ela é rica em caroteno, vitaminas A e C, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.
Interessante, não é mesmo? O melhor de tudo é que é fácil começar a sua plantação em casa. Inclusive, você não precisa de um grande espaço para esse hobby. Para entender melhor, continue lendo abaixo.
Veja o que considerar antes de plantar
Assim como outros vegetais e hortaliças, para aprender como cuidar de rúcula, é preciso ter alguns cuidados antes e depois de plantar. Veja e se prepare para ter a sua plantação em casa.
Temperatura ideal
Para fazer o plantio de rúcula, você precisa considerar se o clima da sua cidade é ideal. Isso porque, se não tiver uma estufa para regular a temperatura, escolher a melhor estação para começar é a melhor alternativa.
A rúcula é uma planta que precisa de temperaturas mais amenas. Inclusive, para que ela cresça saudável, a temperatura mais indicada é entre 16 e 22 ºC, já que alguns graus a mais podem fazer as folhas ficarem menores, sem a textura pela qual o vegetal é tão conhecido.
Irrigação
Lembre-se de que a irrigação também é muito importante no passo a passo de como plantar rúcula. Isso é ainda mais relevante se você mora em uma região de altas temperaturas.
Se for o seu caso, monte um sistema de irrigação eficiente. Porém, vale lembrar que não pode haver grandes poças de água, pois esse é um convite para o surgimento de doenças que tornarão a hortaliça imprópria para consumo.
Assim, ao escolher onde fazer a plantação de rúcula, veja se é um lugar que pode facilmente alagar e se está longe do sol. Isso porque o contato direto com a luz solar pode queimar as folhas.
Formas de fazer o plantio
Se você gostou da ideia de aprender como plantar rúcula, já deixe anotado: existem duas formas de começar a plantação. A primeira é de forma direta, por meio de um canteiro em casa.
A outra maneira é por meio de bandejas de ovos, por exemplo. Assim, além de reutilizar um material, você não tem gastos com vasos. Porém, lembre-se de que é importante deixar uma distância de 12 a 25 cm para as raízes não “brigarem” durante o crescimento.
Agora, se você escolher pela semeadura direta, é importante usar apenas 0,2 g de sementes para elas crescerem saudáveis. Já se optar por vasos ou bandejas, é possível plantar de quatro a oito sementes que germinarão, em média, em quatro dias.
Quando fazer a colheita da rúcula?
Está ansioso para a primeira colheita de rúcula? Saiba que é possível fazer isso somente depois de 50 dias após a plantação. Inclusive, se tudo ocorrer bem, é possível fazer o rebrote.
Em outras palavras, você consegue fazer uma segunda colheita com a mesma hortaliça. Além disso, os resultados são mais rápidos que a primeira vez (35 dias), já que a raiz está mais madura.
Cuidado com as pragas!
Se você tiver problemas com as pragas, não se preocupe, pois é normal! Porém, em vez de utilizar algum agrotóxico, o que acha de investir em uma solução mais orgânica? Temos uma dica de receita para você, veja.
- 1 punhado de folhas de tomateiro;
- 2 pimentas de dedo-de-moça;
- 2 dentes de alho.
Após separar todos esses produtos, é só bater tudo no liquidificador, coar e borrifar na sua plantação de rúcula caseira. Bem prático, não é mesmo? Já se estiver procurando por mais produtos para a sua horta, não deixe de acessar o site da Petz e aproveitar as nossas ofertas.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário