Confira o passo a passo de como plantar manjericão em casa
Publicado em 19 de dezembro de 2021Tempo de leitura: 5min
Quem tem uma mini-horta em casa sabe o quanto é bom poder colher o alimento e consumi-lo na hora. Geralmente, os temperos são escolhidos para compor a plantação. Saber como plantar manjericão, por exemplo, pode enriquecer o seu almoço, deixando-o mais saboroso.
Fique conosco e aprenda o passo a passo de como ter manjericão em casa, incluindo as formas de plantio e cultivo. Aproveite para conhecer a origem desse tempero, os tipos que existem e os benefícios para a saúde.
Qual é a origem do manjericão?
Essa folhinha de gosto tão marcante tem origem na Índia, como muitos outros temperos, ervas e especiarias. A similaridade com o formato da hortelã não é à toa, já que ambas pertencem à família Lamiaceae.
Também é fonte de cálcio, zinco, manganês, potássio, ferro e magnésio, além de diversas vitaminas, como a A, B, C, E e K. Além de nutritivo, é utilizado em saladas, pizzas, sopas, massas, refogados de carne e até em alguns drinks. Então, o que é manjericão se não uma erva versátil?
Conheça os benefícios do manjericão para a saúde
Até aqui, já existem muitos motivos para você querer aprender como plantar manjericão e ter sempre essa fonte de saúde em casa, mas ainda podemos melhorar! Ao agirem no corpo, esses nutrientes trazem benefícios, como os apresentados abaixo.
- Fortalece a imunidade;
- Combate o cansaço, a insônia e a depressão;
- Auxilia na cura de faringite e laringite;
- Ajuda a diminuir a temperatura de pessoas em estado febril;
- Quando está em formato de óleo essencial, pode servir como aroma calmante;
- Alivia a enxaqueca.
Como plantar manjericão em vaso
A maneira mais comum de ter manjericão nas residências é plantar em vaso. Por isso, vamos compartilhar dicas de como cultivar manjericão em vaso e proporcionar um crescimento saudável para a erva.
- Forre o fundo do vaso com pedra brita para que a água seja drenada na hora da rega;
- Coloque o substrato até o limite do recipiente;
- Plante a muda e cubra-a com uma nova camada de substrato;
- Regue de maneira que o solo não fique encharcado
Com tudo pronto, o próximo passo é colocar o vaso em um espaço com luminosidade, como a varanda ou a janela. O ideal é que a planta receba luz durante três horas por dia. Depois disso, deixe o vaso em um local com luz indireta.
Como plantar a muda
Se você quer saber como plantar muda de manjericão ou multiplicá-la, preste atenção nos detalhes a seguir. Pode parecer um pouco trabalhoso, mas é recompensador.
Em primeiro lugar, corte um caule da erva já crescida, mantendo algumas folhas. Mergulhe o caule em um copo com água de tal forma que as folhas fiquem para fora do copo. Deixe o copo com o manjericão próximo a uma janela para receber luminosidade de duas a três semanas.
A cada dia que passa, você vai ter o privilégio de ver nascer as primeiras raízes aos poucos. Quando elas estiverem grandes e bem desenvolvidas, é hora de transplantá-las para o vaso com terra.
Como plantar as sementes
Outra maneira de ter essa erva em casa é aprendendo a plantar as sementes de manjericão. A tarefa é fácil, sem exigir muito do seu tempo durante a execução. O mais demorado é aguardar a germinação.
Plante de duas a três sementes em uma profundidade de um centímetro e cubra com terra. Caso a terra for mantida úmida, em até sete dias, começarão a brotar as primeiras folhinhas. Você vai ver de perto a natureza agindo.
Agora que você já sabe como plantar manjericão, que tal aprofundar ainda mais a pesquisa? A seguir, vamos falar sobre as espécies que existem e podem tranquilamente ser encontradas na natureza.
Confira 5 tipos de manjericão e características
Para incrementar a sua horta, escolha o tipo de manjericão que se adeque ao seu gosto pessoal. Separamos cinco espécies diferentes para te ajudar a escolher o ideal para você. Confira.
- Manjericão alfavaca: é o tipo mais consumido no Brasil, indicado para ser utilizado na preparação de molhos. Apresenta folhas com formato oval e sabor mais leve;
- Manjericão miúdo: as folhas são pequenas, pontiagudas e podem ser cultivadas em vaso. Também são bem requisitadas no cozimento de vários pratos;
- Manjericão italiano: diferente dos outros suaves, possui um gosto mais intenso e adocicado. Por isso, não exagere;
- Manjericão roxo: possui sabor suave, por isso não é muito usado no preparo dos alimentos. Serve para decorar e usar com finalidade terapêutica;
- Manjericão tailandês: pode parecer mentira, mas esse tipo tem o sabor muito parecido com o de um limão. É muito usado na culinária da Ásia e possui um aroma mais cítrico.
Como você deve ter percebido, a natureza é sinônimo de fartura quando se trata de manjericão. Todos eles são comestíveis, deixando qualquer prato bonito e com um gosto especial.
Agora que você já sabe como plantar manjericão e conhece tudo sobre esse presente da natureza, chegou a hora de viver essa experiência. Vá até uma das lojas da Petz para adquirir os equipamentos e os produtos destinados tanto ao plantio quanto ao cultivo de plantas.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário