Plantas

Aprenda como fazer muda de Yuca e cuidar bem da planta

Publicado em 03 de janeiro de 2025

Tempo de leitura: 5min

As suculentas estão na moda, e essa planta gigante não poderia ficar de fora! Muito procurada para ambientes internos por atingir até três metros de altura, ela ficará perfeita em sua casa! Aprenda como fazer muda de Yuca e como cuidar dessa linda planta.

Vaso com terra e uma pá.

Muito bem adaptada aos climas de deserto, onde a água é escassa, a Yuca armazena esse precioso líquido em seu caule, por isso, suporta longos períodos de seca, sendo muito resistente e de cuidados simples. Veja como fazer muda de Yuca de forma fácil e rápida!

Fazendo a muda da Yuca

Saber como fazer muda de Yuca vai lhe render muitos elogios, afinal, esse vegetal é muito desejado por paisagistas devido à sua aparência exótica e facilidade de sua manutenção.

A Yuca é muito fácil de propagar. Quando está na natureza ou plantada no chão, ela se espalha muito facilmente, por meio de pequenos ramos novos que nascem de seu próprio caule.

Essas mini Yucas são novas plantas, por isso, basta destacá-las do caule e replantar, fazendo uma muda de Yuca de forma muito fácil. Embora o processo pareça simples, para que a planta cresça saudável, faça um substrato que agrade o vegetal.

Outras formas de fazer muda de Yuca

Você já aprendeu como fazer muda de Yuca usando os novos ramos da planta. Contudo, essa não é a única forma de propagar esse resistente vegetal. Você pode fazer mudas por estaquia e também por divisão de touceiras.

Ambas as formas são muito fáceis. A estaquia é feita cortando um galho da planta Yuca e espetando no substrato. Já a divisão por touceira é realizada dividindo o caule em locais onde ele fica bifurcado. Cada um desses galhos irá gerar uma nova planta. Nesse caso, basta colocar os galhos no substrato.

Substrato ideal para a Yuca

Sabendo que toda planta precisa de um substrato que seja ideal, com a Yuca não é diferente. Ela é originária de regiões áridas. Pensando nisso, é de se imaginar que seu solo natural seja arenoso.

Sendo assim, para plantar e cultivar a Yuca com sucesso, a terra onde ela será colocada é muito importante para que seu pleno desenvolvimento se torne possível. Isso vale tanto para uma Yuca em vaso quanto para uma plantada diretamente no chão.

Para tanto, você vai precisar de terra vegetal, areia fina de construção e húmus de minhoca ou esterco curtido, que pode ser tanto de frango quanto de bovinos ou equinos. A mistura deve ser feita com proporções iguais desses materiais.

Após misturar bem e desfazer possíveis torrões de terra com as mãos, coloque o substrato no vaso ou na cova onde você irá plantar a Yuca e acomode-a com gentileza, cobrindo suas raízes e início do caule com a terra e apertando levemente para uma melhor fixação.

Cuidados especiais que a sua Yuca merece

Veja só como cuidar da Yuca também é muito fácil! Por ser oriunda de regiões inóspitas, a planta sabe se virar muito bem sozinha. Porém, é claro que ela merece cuidados especiais, já que em troca irá deixar sua casa mais bonita e aconchegante.

As dicas e recomendações abaixo irão proporcionar cuidados que com certeza vão deixar a Yuca mais exuberante. Além disso, ela é de manutenção muito fácil. Veja como cuidar:

Duas pessoas preparando a terra para plantar.

Banhos esporádicos

Mais uma vez relembrando sua origem, a Yuca vem de climas secos e áridos, por isso, não aprecia banhos diários. Para deixá-la feliz, basta molhá-la uma vez por semana, nas épocas mais amenas do ano.

Já na primavera e no verão, o ideal é regar a planta a cada quatro ou cinco dias. Para ter certeza da necessidade das regas, coloque o dedo na terra. Se ele sair sujo, ainda não é hora de banhar sua Yuca. Se sair limpo, pode regá-la!

Um corte das madeixas cai bem!

A Yuca possui folhas grandes e pontiagudas, que crescem diretamente em torno do seu caule. Assim, as folhas mais baixas vão secando e cobrindo o caule, o que pode deixar a planta com um aspecto ressecado.

Para melhorar sua aparência, você pode fazer um belo corte nessas folhas ressecadas, bem próximo ao caule, deixando-o aparente. Além disso, ao realizar essa poda, a planta focará em manter as folhas saudáveis mais bonitas e fortes, o que deixa a Yuca muito mais vistosa.

Acrescente nutrientes na terra ocasionalmente

Uma dieta equilibrada é um ponto importante para que a planta cresça e se mantenha saudável. Sendo assim, fazer a adubação da Yuca de tempos em tempos vai mantê-la com a saúde em dia.

Como já foi dito, ela não é uma planta muito exigente. Dessa forma, a adubação pode ser feita a cada seis meses, sem prejuízo. Porém, durante a primavera e o verão, momento em que ela cresce mais, você pode alimentá-la a cada dois meses.

Mulher de avental e luva colocando terra no vaso.

Você não perdeu nenhum detalhe e chegou ao fim da aula sobre como fazer muda de Yuca! O próximo passo é visitar as lojas da Petz, conhecer seu setor de jardinagem e se maravilhar com os produtos disponíveis para deixar sua casa e seu jardim ainda mais lindos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog