Plantas

Veja como fazer muda de pingo-de-ouro corretamente!

Publicado em 10 de outubro de 2024

Tempo de leitura: 4min

Se você é fã da topiaria, já deve ter ouvido falar da planta pingo-de-ouro, um arbusto de crescimento rápido e muito utilizado como cerca viva. Aprenda como fazer muda de pingo-de-ouro da forma correta!

Vasos de terra com plantas nascendo.

Para conhecer mais sobre a topiaria e sobre esse lindo arbusto, continue a leitura! Com este artigo, você vai ampliar seus conhecimentos de jardinagem e para virar um expert na planta pingo-de-ouro. Não perca nenhum detalhe!

Acabando com o mistério: o que é topiaria?

Você pode até não saber o nome, mas provavelmente já viu um exemplo de topiaria em algum jardim arquitetônico. Essa prática nada mais é do que a técnica de esculpir a planta por meio da poda. Ela fica com formatos diversos e pode até representar figuras ou imagens.

Para as figuras ficarem sem falhas ou buracos aparentes, a planta precisa ter uma folhagem bem densa. Saber como fazer muda de pingo-de-ouro corretamente favorece o seu crescimento para que ela possa ser podada lindamente.

Conhecendo a pingo-de-ouro

Por que a pingo-de-ouro é usada na topiaria? Por ser uma planta arbustiva perene (que tem folhas o ano todo), muito resistente e de fácil cuidado, ela é muitas vezes a escolhida para essa técnica milenar de jardinagem.

Além disso, como o seu crescimento é rápido, é mais fácil para o escultor conseguir realizar sua arte. O detalhe é que a poda também precisa ser frequente para manter a imagem da pingo-de-ouro moldada sempre bonita.

Características da planta pingo-de-ouro

Esse arbusto é bem conhecido entre os paisagistas por causa de suas pequenas e delicadas folhas. Elas têm um tom amarelo-esverdeado muito vibrante e brilhante. Por isso, seu nome remete ao ouro.

O caule lenhoso e espinhento atinge em média 2 m de altura. Porém, existem relatos de plantas que alcançaram 6 m! A pingo-de-ouro é nativa do México, do Caribe e da América do Sul. Por isso, se dá tão bem em solo brasileiro.

A flor pingo-de-ouro surge quando a planta não é podada. Ela pode ser de coloração rosa, branca ou lilás. Também é possível ver seus frutos redondos. Ambos atraem animais polinizadores e pássaros que se alimentam do néctar e da polpa.

Cuidado: planta tóxica à vista!

É isso mesmo! A planta pingo-de-ouro é tóxica tanto para os seres humanos quanto para os animais. Por isso, caso você tenha crianças ou pets em casa, é importante ter muito cuidado para que eles não comam nenhuma parte desse arbusto.

Caso a planta tóxica seja ingerida, busque socorro médico ou veterinário imediatamente. Os sintomas são sonolência, pupilas dilatadas, aumento da frequência cardíaca, inchaço da boca e/ou dos olhos, convulsões e desarranjos gastrointestinais, como vômitos e diarreia.

Vaso com terra e uma pá.

Como fazer mudas da planta pingo-de-ouro?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a planta, chegou a hora de saber como fazer muda de pingo-de-ouro. Como essa arbustiva é resistente, a propagação fica muito fácil!

Fazer a muda de pingo-de-ouro não tem muito segredo. Ela se propaga muito bem por estaquia, técnica que utiliza um pedaço de um galho da planta para fazer as mudinhas.

Escolha uma planta saudável para fazer a estaquia

A planta que vai dar origem às mudas é chamada de planta-mãe. Ela precisa estar em suas melhores condições para que suas filhas sejam saudáveis e consigam sobreviver ao processo de propagação.

Tome o cuidado de cortar um pedaço que contenha o nó do caule — é por ele que as raízes da muda vão crescer. Retire as folhas, deixando somente uma ou duas para que a planta consiga produzir seu alimento para crescer. Essa é uma dica importante de como fazer muda de pingo-de-ouro.

Plante a muda da pingo-de-ouro

Para que o processo de estaquia dê certo, a planta precisa receber os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Para isso, faça uma mistura de uma parte de terra vegetal, uma parte de húmus de minhoca e meia parte de areia fina de construção.

Coloque o conteúdo em um recipiente com cerca de 10 cm de diâmetro e 15 cm de altura. Faça uma pequena cova no centro e enterre o galho cortado da planta-mãe. Aperte gentilmente a terra ao redor do ramo para que a muda não caia com o próprio peso.

Regue a muda diariamente. Em torno de 30 a 45 dias, ela já terá criado novas folhas! Então, chega a hora de transplantar a pequena para o seu lugar definitivo. Pronto, você já sabe como plantar pingo-de-ouro.

Mulher de avental azul e luvas colocando terra num vaso.

Gostou de aprender como fazer muda de pingo-de-ouro? Então, comece a colocar a mão na massa (ou melhor, na terra!) visitando a loja da Petz. Aproveite para adquirir tudo de que precisa para ter uma planta linda e saudável!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog