Hamsters

Dieta de roedor: porquinho-da-índia pode comer repolho roxo?

Publicado em 08 de julho de 2024

Tempo de leitura: 5min

Porquinho-da-índia pode comer repolho roxo? Esse animal herbívoro precisa de uma dieta rica em fibras e nutrientes de origem vegetal para se manter saudável e nutrido. Então, será que esse vegetal faz bem ao roedor?

Porquinho-da-india na grama.

O repolho roxo é rico em fibras, vitaminas C e K, antioxidantes, potássio e cálcio. Também tem excelentes quantidades de zeaxantina e luteína, substâncias que protegem a saúde dos olhos. Porém, será que o porquinho-da-índia pode se beneficiar disso também? Continue a leitura para descobrir!

Repolho roxo e porquinho-da-índia: uma combinação saudável?

Venha descobrir se porquinho-da-índia pode comer repolho roxo. Para montar uma dieta equilibrada e com tudo de que o pet precisa, o tutor pode apostar nessa folha como uma opção saudável e saborosa.

Porém, apesar de o repolho roxo ser uma comida para porquinho-da-índia, não pode ser oferecido à vontade ao animal. A folha pode fermentar e causar dor abdominal no pet. Portanto, forneça apenas uma ou duas vezes na semana.

Já que porquinho-da-índia pode comer repolho roxo em pouca quantidade, como oferecer a folha pela primeira vez? Todo novo alimento deve ser dado em uma pequena porção para que, caso o pet tenha alguma reação, não fique tão mal.

Agora, você já sabe: porquinho-da-índia pode comer repolho roxo com moderação. Então, confira o próximo passo, que é aprender tudo sobre a alimentação do pet. Uma dieta equilibrada é fundamental não só para fornecer os nutrientes de que ele precisa, mas também para ajudar no desgaste dos dentes.

Por que falar no desgaste dos dentes do porquinho-da-índia?

Muitas pessoas acham que o porquinho-da-índia só tem os dentes da frente (os incisivos), pois eles são os mais visíveis. Porém, na verdade, ele tem 20 dentinhos ao todo, quando adulto.

Como acontece com todo roedor, os dentes não param de crescer. Imagina esse crescimento todo sem o correto desgaste! O processo é fundamental para deixar os dentinhos do porquinho-da-índia sempre no tamanho adequado.

Quando o roedor está na natureza, precisa comer grandes quantidades de capim para satisfazer as necessidades calóricas e nutricionais. Isso faz com que ele passe boa parte do tempo mastigando, o que leva ao desgaste dos dentes da forma correta, evitando problemas na boca e na mastigação.

Problemas dentários do porquinho-da-índia

Já quando o porquinho-da-índia está em cativeiro, o tutor precisa oferecer as condições necessárias para que ele desgaste os dentinhos. Caso contrário, o pet pode ter problemas de má oclusão, que é quando os dentes de trás crescem demais.

Outra consequência comum do desgaste incorreto é a formação de pontas dentárias que acabam machucando as gengivas e bochechas do pet. Além disso, o crescimento exagerado dos incisivos leva ao desalinhamento, dificultando a mastigação e a ação da língua.

Porquinho-da-india com pelo marrom, brando e preto.

Como deve ser a alimentação do porquinho-da-índia?

O que porquinho-da-índia come? Por ser herbívoro, ele não pode comer ingredientes de origem animal, apenas fontes vegetais. Por isso, verduras, legumes e frutas são muito indicados.

Porém, nem tudo é liberado à vontade. O porquinho-da-índia tem muita tendência a ter sobrepeso e obesidade, por isso, “moderação” é a palavra-chave para evitar esses problemas de saúde.

Frutas que o porquinho-da-índia pode comer

As frutas são excelentes fontes de vitaminas e minerais, além de serem muito refrescantes. O porquinho-da-índia pode comer a maioria delas. Em geral, maçã, pera, goiaba, banana, amora, mamão e morango são as preferidas!

No entanto, é necessário cuidar com a frutose, que é o açúcar das frutas. Em excesso, o componente pode fermentar no intestino do pet, causando dor de barriga. Por isso, só ofereça frutinhas de forma esporádica, como petisco.

Verduras e legumes que o porquinho-da-índia pode comer

Além das frutas, o que porquinho-da-índia pode comer? A maioria das verduras e dos legumes é benéfica para o porquinho-da-índia. O pepino, a abobrinha, a abóbora, a berinjela e o chuchu são bons exemplos.

Uma ressalva sobre os legumes: as raízes, como a cenoura, a mandioca e a mandioquinha, em excesso, podem causar problemas urinários no pet devido à quantidade de cálcio e fósforo. Por isso, elas são permitidas apenas como petiscos, ou seja, devem ser oferecidas esporadicamente, como as frutas.

Já as verduras podem ser oferecidas diariamente para que o pet consuma a quantidade de fibras de que precisa. Porém, também existe uma exceção: a couve. Ela tem grande quantidade de cálcio, que, como você já sabe, pode causar problemas urinários.

Feno, capim fresco e ração para porquinho-da-índia

O feno e o capim fresco são itens obrigatórios na dieta do porquinho-da-índia: devem ser oferecidos todos os dias e à vontade. São eles que fazem o intestino do pet funcionar da forma adequada e promovem o correto desgaste dos dentinhos.

A ração para porquinho-da-índia também faz parte da alimentação desse pet. Ela fornece as vitaminas e os minerais necessários para a espécie. Apenas cuide com a quantidade: em excesso, ela é uma das maiores causas de problemas dentários na espécie!

Porquinho-da-india comendo folha.

Você já sabe que o porquinho-da-índia pode comer repolho roxo, mas com moderação, certo? Para caprichar na alimentação do pet, visite as lojas da Petz. Nelas, você encontra as melhores rações e feno de qualidade para ele. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog