Conheça tudo sobre o hamster preto
Publicado em 16 de abril de 2022Tempo de leitura: 5min
Quando falamos em roedores amados pelas famílias, os hamsters com certeza se destacam. Com diversas raças e pelagens, esse simpático animalzinho pode ser uma ótima companhia para crianças e adultos. O hamster preto é um desses bichinhos e tem um pelo muito bonito e único.
Mas como cuidar de um hamster preto? Quais são as raças que podem ter essa pelagem? Existe algum cuidado específico para eles? No nosso conteúdo, vamos responder essas e outras perguntas para que você possa conhecer tudo sobre esse pequeno roedor.
Saiba quais raças podem ter a pelagem preta
Você sabia que existem vários tipos de hamster? Pensando nisso, não é nenhuma surpresa que vários roedores tenham a pelagem preta. É importante conhecer as diferentes raças para entender os cuidados específicos com cada uma delas. Confira nossa lista:
Hamster-sírio preto
Sendo um dos tipos mais famosos do Brasil, o hamster-sírio pode ser encontrado com várias pelagens, inclusive a preta. Outro detalhe sobre essa raça é que ela pode chegar até 15 cm, um tamanho bem maior do que a média dos roedores. São pets bem dóceis e brincalhões, mas também têm comportamento territorialista, preferindo viver sozinhos.
Dentro dessa raça, existem três tipos: o hairless (aquele sem pelos), o panda (com pelos pretos e brancos) e o angorá (com pelagem longa). A sua variedade de cores se dá por conta dos diversos cruzamentos que a espécie teve durante os anos.
Hamster-angorá preto
Sabendo que o angorá é uma das variações do hamster-sírio, você já entende quais são as principais características desse animalzinho. Mas é importante que saiba que a casinha desse bichinho e seus longos pelos precisam estar sempre limpos. Isso porque a sua pelagem longa pode acumular sujeiras.
Hamster-sírio panda
Nesse caso, o roedor não é totalmente preto, mas não deixa de ser classificado como um hamster preto. Os detalhes na tonalidade escura fazem com que essa raça seja chamada de panda, por conta da similaridade com esse animal. Por isso, esse bichinho faz bastante sucesso dentre as variações da raça.
Hamster-anão russo Campbell
Pelo nome desse animalzinho, você já pode imaginar que ele é bem pequenino, certo? Essa raça não passa dos 10 cm de tamanho e pesa até 50 g. Além disso, tem hábitos noturnos e vive até dois anos. Os tutores desse hamster devem ter muito cuidado ao manuseá-los por conta do seu corpo delicado.
Normalmente, possui uma pelagem cinza, mas existem variações como Black Beer Campbell com pelos escuros. Mesmo possuindo manchas mais claras, não poderia ficar de fora da nossa lista de raças do hamster preto.
Quais são os cuidados para ter um hamster preto?
Depois de conhecer mais sobre as raças que podem ter a pelagem preta, está na hora de entender quais são os cuidados com esse roedor. Por aqui, vamos te contar o que os hamster comem, como é a sua casinha e outras informações para tratar o bichinho da melhor maneira.
Alimentação
Quando falamos da alimentação do hamster preto, ela deve ser feita com ração própria e específica para esse roedor. O veterinário pode ajudar a entender qual é a melhor marca para dar para o bichinho, levando em conta os elementos para nutrição.
Vegetais e frutas frescas podem ser um petisco para os bichinhos, mas é importante dosar a quantidade para que o alimento não fique muito tempo exposto e seja consumido estragado. Se está se perguntando o que o hamster não pode comer, confira esta lista:
- alimentos ultraprocessados;
- alimentos fritos e açucarados;
- frutas cítricas;
- leites e derivados;
- ração e petiscos para outras espécies.
Habitat
Depois de conhecer curiosidades sobre hamsters e sua alimentação, está na hora de entender como montar o espaço do bichinho e mantê-lo no dia a dia. A casinha deve ser espaçosa e ventilada, com tamanho de acordo com o roedor. Além disso, os comedouros e bebedouros devem estar em fácil acesso e longe do local de descanso.
Quanto aos brinquedos, é interessante colocar rodas e túneis que possam entreter o hamster preto durante a rotina. Além disso, o chão deve estar coberto com granulado de madeira ou outro material indicado pelo veterinário. O lar do pet deve estar instalado em um local longe de janelas e dos outros bichinhos da casa.
No começo, é preciso ter bastante paciência e cuidado para tratar dos bichinhos. A adaptação deve durar um período de aproximadamente três semanas, dependendo do roedor. Nele, é importante deixar que o hamster preto explore sua casinha e ir tentando fazer carinho respeitando sempre os limites do bichinho.
Viu só? O hamster preto é uma variação muito fofa e especial desse roedor que tanto amamos. Aproveite que leu este conteúdo e confira o pet shop on-line da Petz! Temos tudo o que você precisa para esse e outros bichinhos. Se preferir, pode visitar nossas unidades físicas.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário