Maternidade animal: saiba tudo sobre gravidez de hamster-anão-russo
Publicado em 22 de julho de 2024Tempo de leitura: 5min
A gravidez de hamster-anão-russo pode preocupar os tutores. Quem optou por ter um casal ou vários animais de sexos diferentes na mesma gaiola, corre o risco de enfrentar essa situação com uma ou mais fêmeas ao mesmo tempo.
Reconhecer os sinais de gravidez de hamster é importante para preparar o ninho, cuidar melhor da saúde do pet e oferecer conforto à futura mamãe e aos filhotes que estão a caminho. Continue a leitura para saber como lidar com a situação.
Como é o comportamento sexual do hamster-anão-russo?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que o hamster-anão-russo, apesar de ser um animal extremamente dócil, é um pet territorialista. Portanto, prefere ficar sozinho na gaiola! Mesmo que os hamsters possam dormir juntinhos e brinquem correndo atrás do outro, comumente, isso acaba em briga.
Animais do mesmo sexo costumam se estranhar um pouco mais. Por isso, se o desejo é ter mais de um pet, pode ser interessante ter um macho e uma fêmea, não é mesmo? O problema é que eles se reproduzem facilmente, resultando em uma gravidez de hamster-anão-russo indesejada.
Tanto o hamster-anão-russo fêmea quanto o macho podem começar a copular a partir do segundo mês de vida. Portanto, mesmo os filhotes já são sexualmente desenvolvidos. Vale ficar atento a isso quando colocar dois animais de sexos diferentes na mesma gaiola.
A fêmea que divide a gaiola com o macho pode recusá-lo, mesmo que ambos estejam no cio. Por isso, se você deseja a gravidez de hamster-anão-russo, é melhor colocar o casal em um local neutro durante o período de reprodução.
Como o cio e o acasalamento do hamster-anão-russo ocorrem?
O cio da fêmea de hamster é um pouco difícil de ser detectado, mas pode ser observado quando um pouco de muco sai da vagina, como um fio. Entretanto, isso ocorre mais ao fim do período. Nessa fase, ela pode não aceitar mais o macho ou já ter acasalado.
De modo geral, as fêmeas entram no cio a cada 4 ou 7 dias. Ele dura cerca de 24 horas, momento em que estará receptiva. Durante o período, ela permite que o macho a cheire. O casal se lambe e se coça até finalmente acasalar.
O acasalamento dura alguns segundos. Ele pode ocorrer várias vezes ao dia até que a fêmea não permita mais a aproximação do macho. A partir daí, podem ocorrer novas brigas. Portanto, é melhor manter os animais distantes um do outro.
Como saber se a fêmea de hamster-anão-russo está grávida?
Se o tutor viu o acasalamento, é bem provável que tenha ocorrido a gravidez de hamster-anão-russo, afinal, o animal é muito fértil. A gestação da fêmea é bem curta, durando de 16 a 21 dias. Portanto, em pouco tempo, ela já apresenta mudanças no comportamento.
Sabendo quanto tempo dura a gravidez de um hamster, é preciso atenção logo nos primeiros dias após o acasalamento. A fêmea tem um aumento repentino no apetite e, consequentemente, ganha mais peso.
Ela também começa a consumir mais água consideravelmente. O aumento do abdômen e das mamas é mais notável apenas no final da gestação, então, não espere esse sinal para ter certeza de que a hamster-anã está prenha.
Como a espécie é extremamente territorialista, no caso da hamster prenha, ela tende a ficar um pouco mais agressiva para defender o ambiente onde os filhotes irão nascer. Além disso, começa a preparar o ninho, escolhendo um local onde irá parir, amontoando substrato disponível.
Cuidados com a fêmea de hamster grávida
Os cuidados com a gravidez de hamster-anão-russo não são difíceis. É importante, em primeiro lugar, evitar o estresse. Por isso, se a fêmea compartilha a gaiola, é melhor adquirir outra para que ela possa parir e cuidar dos filhotes com tranquilidade.
Durante a gestação, também deixe disponível muita água fresca (já que a fêmea sente muita sede) e ração de qualidade. A gestação é curta, mas exige muito do organismo da hamster para que os filhotes nasçam com saúde.
Como é um pouco difícil notar os estágios de gravidez do hamster-anão-russo, sempre que desconfiar da gestação, comece os cuidados o mais rápido possível. O tempo passa rápido e logo chegará a hora do parto.
Também evite manusear a roedora sem necessidade. O cheiro de outras pessoas e animais podem atrapalhar esse momento intenso que a hamster irá viver. Somente limpe a gaiola como de costume e coloque serragem ou outro substrato.
O que fazer na hora do parto?
Na hora do parto, não há muito o que fazer. Normalmente a fêmea do hamster-anão-russo consegue fazer tudo sozinha — e é muito importante dar privacidade a ela nesse momento. Qualquer movimento brusco ou sinal de ameaça pode assustar a pequena, atrapalhando o processo.
O hamster-anão-russo tem cerca de 6 a 10 filhotes por gestação. Como eles nascem muito pequenos e frágeis, a recomendação é não encostar neles. O cheiro estranho pode interferir na relação entre mãe e cria. Aliás, as hamsters são conhecidas por comer a ninhada caso note algo errado.
Em três semanas, os filhotes já conseguem se cuidar sozinhos. Portanto, é ideal levá-los para outra gaiola. Isso não apenas evita brigas, mas também previne novas gestações.
Não há segredos quanto à gravidez de hamster-anão-russo! Se a fêmea estiver saudável, a tendência é que tudo ocorra bem. Se gostou deste conteúdo, aproveite para conferir muitos outros no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário