Picada de lacraia em gatos: o que fazer em caso de mordida?
Publicado em 09 de fevereiro de 2022Tempo de leitura: 4min
Com um formato comprido e muitas pernas, as lacraias causam medo e receio. Este sentimento é ainda mais justificável quando descobrimos que elas são espécies peçonhentas, ou seja, carregam veneno. Assim, a picada de lacraia em gatos pode ser um problema.
Afinal, os bichanos são curiosos e aventureiros — muitas vezes, se arriscam enfrentando insetos. Para protegê-los, conversamos com uma médica-veterinária sobre o assunto. Quer saber mais? Continue lendo para aprender o que fazer em casos de picada de lacraia em gatos!
A picada de lacraia em gatos pode ser perigosa?
Levar uma picada de um inseto nunca é uma boa experiência. Como eles são bichinhos muito pequenos, na maioria das vezes, possuem veneno para debilitar as presas, como é o caso da lacraia.
Este assunto merece atenção, pois alguns fatores determinam a gravidade do caso. A Dra. Juliene Moura, médica-veterinária da clínica Seres, explica que a picada de lacraia em gatos não costuma ser algo sério.
Entretanto, é necessário estar atento, pois, em alguns cenários, o pet pode apresentar complicações. A seguir, você confere alguns fatores determinantes na hora de aplicar o tratamento no bichano. Portanto, continue lendo para identificar e saber como tratar picada de lacraia em gatos.
Picada de lacraia em gatos: sintomas
Como vimos, muitas vezes, a picada de lacraia em gatos não é um problema tão grave. Mesmo tratando-se de um animal peçonhento, a Dra. Juliene explica que o veneno, em grande parte dos casos, causa apenas inchaço e dor — sintomas passageiros.
Porém, se não for tratada corretamente, a picada pode infeccionar e gerar problemas mais graves. Vômitos, apatia e respiração ofegante são sinais de atenção. Se perceber algum destes sintomas, procure um veterinário rapidamente. O profissional definitivamente saberá o que é bom para picada de lacraia.
Espécies de lacraia
O primeiro fator para determinar a gravidade da picada de lacraia é saber a espécie do inseto. Isso porque algumas possuem veneno mais forte que outras. De acordo com estudos, no ambiente doméstico, o tipo mais comum é Scutigera coleoptrata, que tende a ser inofensiva para os pets.
Entretanto, há outras mais perigosas. De acordo com um artigo publicado Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, as espécies que mais geram complicações são: Octocryptops ferrugineus, Cryptops iheringi, Otostigmus scabricauda, S. subspinipes e Scolopendra viridicornis.
A não ser que você seja um biólogo especialista, identificar a espécie de lacraia pode ser um desafio. Por isso, o mais recomendado é buscar ajuda de um veterinário assim que notar uma picada de inseto em gatos.
Quantidade de picadas
A Dra. Juliene explica que o número de picadas de inseto é outro fator determinante na hora de estabelecer a gravidade do problema. “Isso age sob a quantidade de veneno no local. Assim, o grau de intoxicação e a gravidade dos sinais clínicos serão determinados a partir da quantidade de mordidas”, comenta.
Sensibilidade do pet
Outro fator que aumenta a gravidade da picada de lacraia é a sensibilidade do peludo. “Alguns pets podem ser mais sensíveis à toxina liberada pela picada. Dessa forma, apresentam reações alérgicas graves, entram em choque anafilático e até mesmo vêm a óbito”, afirma a Dra. Juliene.
Características como idade, doenças respiratórias, problemas cardíacos ou alergias influenciam a forma como o organismo reage ao veneno dos insetos. Isso reforça a importância da ajuda de um veterinário.
Picada de lacraia: tratamento deve ser feito por veterinário
Como vimos, a picada de lacraia em gatos não costuma ser um problema grave. Entretanto, fatores como espécie, quantidade de picadas e sensibilidade do pet podem causar complicações. Por isso, o mais recomendado é buscar ajuda de um veterinário assim que perceber que seu bichano foi “atacado”.
“O tratamento é sintomático e, geralmente, tópico. É realizada a limpeza da ferida, além do uso de pomadas ou spray”, comenta a Dra. Juliene. Além disso, para ajudar, o tutor pode lavar a área afetada com água e sabão neutro antes de buscar o veterinário — o que alivia picada de lacraia e previne infecções.
Agora, você já sabe como tratar picada de lacraia em gatos! Lembre-se que, com saúde, não se brinca. Por isso, sempre conte com um veterinário. As clínicas Seres são um projeto da Petz e contam com profissionais especialistas em diversas áreas de conhecimento. Visite a unidade mais próxima!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário