Gato pode comer uva verde, niágara e uva-passa?
Publicado em 23 de agosto de 2023Tempo de leitura: 4min
Muito se fala sobre a uva ser tóxica para os gatos. Porém, são tantas variedades que pode surgir a dúvida: gato pode comer uva verde, niágara, sem sementes ou uva-passa?
A uva é uma das frutas mais antigas, representada na pintura da Santa Ceia na forma de vinho. Ela possui mais de 60 mil variedades conhecidas. Por isso, é possível pensar se o gato pode comer uva ou pelo menos alguma delas.
Uma fruta pequena, mas muito perigosa
A uva é mesmo uma fruta muito pequena. Uma unidade pesa em torno de três gramas. É cheia de nutrientes, muito saborosa e faz parte de diversos pratos, doces e salgados.
No entanto, se você está pensando que o gato pode comer uva verde ou roxa, saiba que a resposta é não! A ciência ainda não sabe qual, mas existe alguma substância presente na fruta que é extremamente tóxica para o bichano.
Isso é válido para qualquer variedade da frutinha, com ou sem a casca. A uva-passa é a uva desidratada, portanto, possui maior concentração das substâncias, considerada a mais perigosa. Nenhuma forma é segura para o pet.
Qual é a quantidade considerada tóxica para o gato?
Não existe uma resposta exata para essa pergunta, mas alguns veterinários consideram que 2,8 g por kg de peso do animal já é suficiente para causar malefícios ao bigodudo. Isso significa que, se ele tiver 1 kg e comer 1 uva média, já pode se intoxicar.
A boa notícia é que não existem muitos relatos de casos de gatos intoxicados com a fruta como existem com os cães. É muito provável que isso ocorra por causa do apetite seletivo dos gatos.
Não é comum a espécie se interessar por esse tipo de alimento, já que as frutas não fazem parte da dieta ancestral. Eles gostam mesmo é de um bom pedaço de carne. No entanto, isso não descarta o risco de eles quererem brincar com a pequena bolinha verde e, sem querer, ingerir um pedaço.
Por isso, tome muito cuidado quando for tirar a fruta da sacola de compras ou lavar um cacho. Fique atento para não deixar nenhuma uva cair no chão e ser alvo do ataque do bichano!
Quais são os sintomas da intoxicação pela uva?
Agora que você já sabe se o gato pode comer uva verde ou roxa, observe os sintomas que a fruta causa:
- diarreia;
- vômitos;
- desidratação;
- falta de apetite;
- fraqueza;
- desorientação;
- tremores;
- convulsões.
Caso identifique algum deles e desconfie que ele pode ter comido uma delas, leve-o imediatamente para o veterinário.
Qualquer fruta pode fazer mal para o gato?
Já que o gato pode comer uva verde e passar mal, uma preocupação que pode assolar o tutor é se qualquer fruta também pode causar esses sintomas e intoxicar o bichano.
Não se preocupe: o gato pode comer fruta, desde que ela esteja na tabela dos alimentos humanos permitidos para ele. Então, fique de olho na lista do que o bichano pode comer:
- maçã (sem as sementes);
- pera (sem as sementes);
- mamão (sem a casca e as sementes);
- melão (sem a casca e as sementes);
- melancia (sem a casca e as sementes);
- pêssego (sem a semente);
- banana (no geral, o cheiro não agrada);
- amora;
- coco (com moderação, devido ao alto teor de gordura).
Se você gostaria de oferecer uma opção, mas ela não está na lista das frutas que pode dar para gatos, procure um médico-veterinário especialista em nutrição animal para ter certeza o bichano pode ou não comer.
Dieta equilibrada é sinônimo de alimentação saudável
A alimentação saudável garante todos os nutrientes necessários para o corpo funcionar bem”, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Embora seja uma definição feita para os seres humanos, é possível estendê-la para os animais. Sendo assim, oferecer uma alimentação saudável para gatos significa dar uma dieta equilibrada e com tudo que ele precisa.
As rações Super Premium secas e úmidas são desenvolvidas com esse objetivo. Com ingredientes de qualidade e na proporção correta, elas proporcionam o aporte nutricional ideal para os bichanos.
Alimentação natural para gatos
Se você é adepto da alimentação natural e está procurando por comidas saudáveis para gatos, saiba que já existem empresas que desenvolvem dietas prontas, encontradas em lojas especializadas em produtos para animais.
Você também pode fazer a comidinha do bichano em casa. Nada de buscar receitas genéricas na internet! Busque a ajuda de um veterinário nutricionista para elaborar uma dieta personalizada para o bigodudo.
Enfim, o gato pode comer uva verde? Você aprendeu que não! Se você estiver buscando uma alimentação equilibrada para o bichano, visite a loja da Petz! Lá, você encontra todas as formas de dieta saudável e saborosa que ele merece. Confira!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário