Alimentação

Gato pode comer atum? Saiba se o peixe está liberado

Publicado em 17 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Não é segredo que os felinos são grandes fãs de peixes. Quem não se lembra daquela clássica cena de desenhos animados, na qual um bichano abocanha um pescado em um momento de distração? Mas será que o alimento é seguro? Gato pode comer atum

gato pode comer atum

Apesar de ser comum encontrarmos produtos com sabor de atum para os peludos, devemos estar atentos. Os alimentos preparados para humanos nem sempre são indicados para os pets, por exemplo. Quer saber se gato pode comer atum? Continue lendo! 

Afinal, gato pode comer atum?

Quem tem um peludo em casa sabe que, às vezes, é difícil resistir ao olhar de pidão dos amigos. Entretanto, atender aos pedidos do seu filho de quatro patas nem sempre é uma boa ideia, principalmente quando o assunto é alimentação. Será que gato pode comer atum? 

O Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que este produto não é indicado para os pets. “O atum enlatado possui uma quantidade muito alta de sódio. Além disso, muitas opções possuem temperos, o que é péssimo para o organismo dos gatos”, comenta. 

Por isso, se você está se perguntando se pode dar atum para gato, saiba que este não é um petisco indicado. O melhor é buscar uma opção mais saudável e segura! 

Os perigos do atum

Como os bichanos são grandes fãs dos pescados, muitas vezes, os tutores abrem uma exceção e oferecem um pouquinho de peixe para gato como um petisco. Afinal, ninguém gosta de ver o filho de quatro patas passando vontade, não é mesmo? 

gato pode comer atum

Porém, como vimos, gato não pode comer atum com grande frequência, já que este produto causa prejuízos para a saúde dos pets. Confira os principais abaixo.

  • Grande quantidade de sódio: conforme explicou o Dr. Bruno, o atum em lata possui muito sódio. Este excesso pode causar aumento de pressão arterial, problemas no intestino, no rim e no fígado. Por isso, não pode dar atum em lata para gatos;
  • Muita gordura: o atum é considerado uma carne magra. Porém, nas latas, ele recebe óleo para auxiliar a conservação. Isso torna o alimento muito gorduroso, aumentando os riscos para a saúde dos pets; 
  • Sal e outros temperos: no mercado, encontramos opções como atum com molho de tomate, limão, entre outros. Estes produtos podem ser deliciosos, mas não são indicados para os pets, já que possuem elementos tóxicos para eles. 

Com os pontos acima, fica claro que não pode dar atum para gatos, não é mesmo? Por sorte, há diversas opções saudáveis para nossos amigos!

Meu gato comeu atum. E agora?

Mesmo sabendo que gato não pode comer atum, acidentes acontecem. Os bichanos são ágeis e silenciosos, por isso, conseguem pegar um produto da dispensa! Se isso aconteceu, não há motivos para pânico.

Como vimos, a maioria dos prejuízos relacionados ao atum ocorrem quando o consumo é frequente. Assim, provavelmente, uma porção pequena não irá trazer prejuízos para o peludo. Porém, a dica é ficar de olho no pet. Caso você perceba reações negativas, como vômitos ou diarreia, procure um veterinário rapidamente! 

Petiscos saudáveis

Se seu bichano é fã dos peixes, não se preocupe. O atum é um dos alimentos proibidos para gatos, mas há diversas opções de petiscos saudáveis para quem deseja variar o cardápio do amigo de quatro patas. Basta procurar a Petz mais próxima!

Em nossas lojas, você encontra produtos preparados especialmente para os felinos. Como levam em consideração o organismo do animal, são elaborados com ingredientes seguros. Além disso, possuem nutrientes importantes, que contribuem para a saúde do pet. 

gato pode comer atum

Por isso, se você quer agradar seu bichano, procure a Petz mais próxima ou acesse nossa loja virtual! Certamente, você encontrará um petisco saudável e seguro para seu amigo. Gostou de saber se gato pode comer atum? Então, confira outros conteúdos incríveis como este no nosso blog!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog