Gato filhote pode tomar leite em pó de vaca?
Publicado em 06 de março de 2024Tempo de leitura: 5min
A saúde começa pela boca! Embora seja um clichê, isso reflete totalmente a verdade. Fornecer os alimentos corretos para o pet é dever de todo tutor. Por isso, vamos explicar se gato filhote pode tomar leite em pó de vaca.
Os alimentos precisam ter nutrientes favoráveis e ser saudáveis para quem os consome. Caso contrário, eles podem causar muitos problemas, desde alterações gastrointestinais até doenças metabólicas sérias.
Porém, se o gato é mamífero, então ele pode beber leite, certo? Nem tanto! O único mamífero que continua a beber leite após o desmame é o ser humano! Então, o gato filhote pode tomar leite em pó, mas apenas em casos específicos, e não o leite de vaca!
Por que não pode dar leite de vaca para o gatinho?
O leite de vaca é ideal para fazer um herbívoro crescer. Como são carnívoros, se tomarem leite de vaca durante a fase de crescimento, os gatos vão desenvolver doenças nutricionais graves.
Quando dar leite em pó para o gato?
Os gatinhos que perderam a mamãe ou foram encontrados muito novinhos precisam receber o alimento certo para a idade: o leite! Contudo, não é qualquer leite, mas sim um sucedâneo do leite materno felino, porque não se pode dar leite de vaca para gato filhote!
Sendo assim, o gato filhote pode tomar o leite em pó que é encontrado à venda em pet shops, com componentes indicados para a espécie, que não vão causar diarreia nem vômito no bebê.
Como preparar e fornecer leite em pó para gatinhos?
Depois de explicar que gato filhote pode tomar leite em pó, vamos ensinar como prepará-lo da forma correta e ar para o bebezinho. Primeiro, escolha um produto que contenha probióticos e, principalmente, taurina.
Tenha em mãos uma mamadeira para gato filhote ou recém-nascido. Ela possui um bico com um furo que regula a quantidade adequada de leite para evitar que o pequeno engasgue. Também é possível usar uma seringa de 1 ml (também conhecida como seringa de insulina), mas tome cuidado ao aplicar a força correta para empurrar o êmbolo sem afogar o peludinho.
Para preparar o leite em pó para gato, siga as recomendações de diluição do fabricante. Aqueça a quantidade de água recomendada e misture-a bem ao pó. Depois, coloque na mamadeira e, antes de dá-la para o bebê, coloque algumas gotas no dorso da mão e sinta a temperatura (de morna a levemente quente).
Pegue o filhotinho na mão e coloque-o de barriga para baixo, como se estivesse mamando na mamãe. Com a outra mão, segure firme a mamadeira ou a seringa e forneça o leite lentamente.
Não deixe o bebê mamar muito rapidamente, para não causar aerofagia (ingestão de ar), que depois vai doer muito, e evitar que o leite vá para o pulmão, causando pneumonia aspirativa.
Qual é a quantidade ideal de leite para o bebê?
A quantidade de leite para gato recém nascido é de 25% a 35% do peso dele em leite diariamente. Para medir exatamente esse valor, você vai precisar de uma balança, preferencialmente uma versão usada na cozinha, para pesar o bichano.
Em média, um filhote de até uma semana de idade pesa de 100 a 220 g e mama de oito a dez vezes por dia. Com três a quatro semanas de vida, ele já deve pesar cerca de 300 a 450 g e mamar em torno de oito vezes ao dia.
É claro que isso é uma média e o peso do peludinho deve ser aferido a cada dois ou três dias para verificar se a quantidade de leite é suficiente. Caso contrário, você pode aumentar a quantidade de leite ou o número de mamadas.
Outra recomendação importante: após dar o leite em pó para gatos recém-nascidos, pegue um algodão embebido em água morna e simule as lambidas da mamãe na barriga dos bebês, para estimular que eles urinem e defequem, pois ainda não sabem fazer isso sozinhos.
Até quando oferecer leite para o gatinho?
Pensando que o bebê mamaria até, pelo menos, oito semanas de vida, devemos oferecer o leite até essa idade, mas em menor quantidade e já deixando a ração de filhotes à disposição do bichano.
Aos 30 dias de vida, os dentinhos do filhote já erupcionaram e ele já é capaz de comer a ração. Entretanto, para que ele não sinta tanto a diferença entre o leite e a ração, a papinha de desmame é recomendada nesta fase.
O que é a papinha para desmame e como oferecê-la para o bebê?
A papinha de desmame é um alimento completo e balanceado para a transição entre o leite materno e a ração ser gradual. Ela é mais pastosa que o leite e mais mole que a ração.
Ela vem na forma de um pó que deve ser misturado com água, como o sucedâneo do leite materno. A quantidade também é parecida com a do leite, em torno de 25% a 35% do peso do filhote, mas deve ser dividida em três a quatro refeições diárias. Aliás, clique aqui para saber como alimentar o gato adulto!
Viu só, gato filhote pode tomar leite em pó, mas deve ser próprio para ele! Conte com a loja da Petz para ajudar você a escolher a melhor mamadeira e sucedâneo para o bichano. Visite-nos!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário