Gatos

Frutas para felinos: gato pode comer pêssego?

Publicado em 17 de janeiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os gatos são reconhecidos pelo seu apetite caprichoso e seletivo. Poucos são os que ingerem algo além da ração, alguns petiscos e o sachê. No entanto, podemos mudar isso oferecendo ingredientes novos até seus quatro meses. Quer saber se gato pode comer pêssego? Confira!

gato comendo em tigela

A alimentação natural para gatos é uma modalidade de nutrição animal que vem ganhando muitos adeptos no Brasil e no mundo. É uma forma de o tutor garantir que sabe exatamente o que o bichano está comendo. Que tal saber um pouco mais sobre o assunto?

O que é alimentação natural para animais?

A alimentação natural é uma forma de alimentar os animais de estimação com ingredientes selecionados, de qualidade, minimamente processados e livres de conservantes artificiais ou sintéticos.

Ela deve ser elaborada por um especialista em nutrição de pequenos animais e receber, obrigatoriamente, suplementos alimentares para satisfazer as necessidades nutricionais de cada espécie. Sem eles, o pet irá sofrer disfunções nutricionais a longo prazo.

Além da ração seca ou úmida, é uma das comidas que gatos podem comer. Porém, para que ele se adapte a esse tipo de dieta, duas formas são possíveis: ou o tutor introduz a alimentação natural o mais cedo possível, tão logo o filhote comece a se alimentar sozinho, ou irá fazer a adaptação do bichano.

Ingredientes permitidos na alimentação natural dos gatos e como prepará-los

Muito além de saber se gato pode comer pêssego, oferecer a alimentação natural para gatos requer muita responsabilidade. Afinal, é preciso dar uma dieta com tudo o que ele precisa.

Isso envolve o profundo conhecimento dos ingredientes que irão compor seu cardápio. Só como exemplo, informações como a presença do ácido oxálico no espinafre, o perigo que isso representa e como fazer para retirar esse ácido do vegetal são de suma importância.

Assim, não adianta só saber se o gato pode comer pêssego. É preciso também saber como prepará-lo e servi-lo. No caso dessa fruta em específico, o tutor deve retirar seu caroço e seu miolo, pois eles contêm uma substância que se transforma em cianeto no organismo dos animais.

Agora você já sabe que gato pode comer pêssego e também a importância de conhecer os riscos que ele pode oferecer ao bichano. Abaixo, falamos sobre outros ingredientes permitidos e como eles devem ser dados ao pet.

Frutas que o gato pode comer

Pode parecer até mentira para alguns tutores, mas gato come fruta, sim! Basta acostumá-lo a isso desde pequeno. Já introduzir esse tipo de ingrediente a um gato adulto requer um pouco mais de trabalho e paciência, mas não é impossível.

Mas quais frutas o gato pode comer? O bichano pode comer maçã, pera, banana (mas eles não gostam do cheiro dela), pêssego, amora, mirtilo, melão, mamão, melancia e morango. A maçã e a pera devem ter suas sementes retiradas antes de serem oferecidas para o bichano.

Todas as frutas devem ser muito bem higienizadas, principalmente aquelas que ficam em contato direto com o solo ou são sabidamente cultivadas com o uso de agrotóxicos, como o morango. Claro, se for possível, ofereça frutas orgânicas!

Como os gatos são muito curiosos e brincalhões, o tutor pode aproveitar e fazer as frutas congeladas no verão! Além de refrescantes, elas estimulam o pet a brincar, já que escorregam facilmente, “fugindo” de seu predador!

cachorro pode comer pessego pet

Legumes permitidos

Os gatos podem comer diversos legumes, como cenoura, batata-doce, abobrinha, abóbora, inhame, cará, quiabo, vagem, beterraba, couve-flor, mandioca e mandioquinha.

No entanto, existem algumas restrições. A beterraba é rica em açúcares, portanto, não deve ser oferecida para animais acima do peso ideal. Todos os legumes devem ser cozidos para quebrar a celulose e permitir a digestão e a absorção dos nutrientes.

Verduras que fazem bem ao bichano

As verduras permitidas para os gatos são couve, espinafre, brócolis, escarola, agrião e repolho. Todos são ricos em fibras e ótimos para saciar a fome dos bichanos em dieta alimentar.

Assim como os legumes, as verduras devem ser cozidas para um ótimo aproveitamento dos seus nutrientes. Uma dica: para retirar as substâncias indesejadas das verduras, cozinhe-as em água, e não no vapor. Jamais reaproveite essa água para cozinhar outros alimentos.

Alimentos proibidos para gatos

Quais são as frutas que gatos não podem comer? Existem legumes ou verduras que fazem mal ao bichano? Sim, existem frutas que ele não pode comer e outros alimentos que podem fazer mal a ele.

Entre as frutas proibidas estão carambola, abacate, frutas cítricas (mexerica, limão, laranja, uva, cereja, abacaxi e kiwi). Quando o tutor for se alimentar delas, é melhor deixar o bichano bem longe para evitar acidentes.

Entre os legumes, a batata inglesa crua é proibida, pois ela contém uma substância chamada de solanina, tóxica para o sistema nervoso dos animais de estimação — e para o ser humano também!

A cebola também é velha conhecida da lista de ingredientes proibidos, assim como a cebolinha e o alho-poró. Os cogumelos tampouco devem fazer parte do cardápio dos pets. É preciso reforçar que os alimentos humanos industrializados também são proibidos.

gato come rato

Você descobriu que o gato pode comer pêssego e muito mais! Sabia que nas lojas da Petz também encontra produtos voltados para a alimentação natural dos bichanos? Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog