Alimentação

Confira a lista de frutas que cachorro não pode comer

Publicado em 26 de agosto de 2024

Tempo de leitura: 5min

Não há como negar que os pets adoram pedir e, é claro, ganhar um petisco além da ração. Sabendo que é praticamente impossível resistir aos olhinhos pidões, muitos tutores optam por oferecer guloseimas saudáveis e naturais. Porém, sabia que existem frutas que cachorro não pode comer?

Cachorro dálmata cheirando as frutas.

A maior parte das pessoas pensa que se um alimento é bom, ou se não faz mal para os seres humanos, pode ser oferecido aos animais. Porém, os bichinhos têm organismos diferentes que podem não receber tão bem determinadas comidas.

Por mais que o pet seja um membro da família e deva ser tratado da melhor maneira possível, é importante lembrar que eles são de uma espécie diferente. Por isso, o organismo não trabalha da mesma maneira. Então, confira quais são as frutas que cachorro não pode comer!

Cachorro pode comer fruta?

De modo geral, pode dar fruta pra cachorro. As opções são saudáveis, normalmente com poucas calorias, cheias de vitaminas e sais minerais. Desde que a quantidade seja moderada, não há problemas em oferecer alguns pedaços ao pet.

Porém, existem frutas que o cachorro não pode comer. É importante o tutor saber quais são elas para evitar prejudicar a saúde do animal. O bem-estar do pet está diretamente relacionado a uma dieta saudável.

Quais frutas são proibidas para cachorro?

Todo cuidado é pouco. Portanto, o tutor precisa consultar o médico-veterinário de confiança para saber sobre a alimentação do pet. Afinal, com saúde não se brinca! Então, confira a lista de frutas que cachorro não pode comer.

Abacate

Delicioso para os humanos, tanto no preparo salgado quanto no doce, o abacate deve ficar longe de seu amigo de patinhas. A fruta tem uma substância chamada persina que é venenosa para os pets, podendo causar vômito, diarreia e problemas no coração.

Carambola

A suculenta carambola é uma fruta deliciosa para a maioria das pessoas, mas um tanto polêmica quanto aos benefícios para os pets. Algumas de suas substâncias podem causar doenças renais em animais com tendência a esses problemas. Por via das dúvidas, o melhor é evitar!

Laranja e limão

Frutas ácidas também devem ser evitadas! Ninguém imagina que uma bela laranja, cheia de vitamina C, possa ser perigosa, não é mesmo? Porém, o excesso de acidez pode causar gastrite e outras complicações.

Uva natural e passa

Que frutas cachorro não pode comer ainda não foram citadas? A uva, tanto a convencional quanto a passa! Ela pode causar lesão renal nos pets. Além disso, pode ser fatal dependendo da quantidade e da frequência de ingestão. Se ele tiver uma predisposição genética a problemas no rim, a frutinha pode ser ainda mais perigosa.

Cachorro próximo de uma fatia de melancia.

Quais frutas são permitidas para cachorro?

As frutas, apesar de naturais e benéficas em geral, podem causar danos em animais com algum problema de saúde. Por isso, sempre converse com o médico-veterinário antes de oferecer. Felizmente, como mencionado acima, a maioria delas pode ser dada aos pets sem problemas.

O importante é atentar-se à quantidade, principalmente em animais acima do peso ou que são mais seletivos para comer. Alguns deixam a ração de lado, preferindo apenas petiscos — esse hábito gera desnutrição. Sendo assim, veja algumas opções permitidas de frutas pra cachorro:

  • maçã;
  • banana;
  • melão;
  • melancia;
  • pera;
  • morango;
  • manga;
  • pêssego;
  • mamão;
  • goiaba.

Higienize as frutas muito bem. Se necessário, retire a casca e corte em pequenos pedaços para evitar engasgos. Também remova as sementes, que podem causar prejuízos à saúde do pet.

Outros alimentos que cachorro não pode comer

Além das frutas perigosas, diversos outros alimentos comuns no dia a dia humano podem afetar a saúde dos bichanos. Confira alguns exemplos de comidas proibidas a seguir:

  • chocolate: essa doçura contém uma substância chamada teobromina que pode causar diversos problemas, desde vômito e diarreia até problemas no coração;
  • cebola e alho: os temperos favoritos da cozinha brasileira devem ficar longe de seu filho de patas por conterem alicina, substância que pode causar anemia grave;
  • nozes: castanhas, macadâmias e outros itens similares não fazem bem para os amigos. Entre os diversos sintomas, diarreia e complicações intestinais são os mais comuns.

Qual é o melhor alimento para o cachorro?

Agora que você já conhece as frutas que cachorro não pode comer, além de outros alimentos tóxicos, que tal aprender sobre a dieta ideal para o pet? A ração é indispensável. Ela contém todos os ingredientes necessários de maneira equilibrada para cada fase da vida do animal. Ela pode ser complementada com petiscos adequados.

Se você preferir oferecer uma alimentação mais natural e caseira, é preciso consultar um médico-veterinário especializado em nutrição animal. Esse profissional sabe elaborar um cardápio nutritivo e balanceado, feito de forma individualizada para cada pet.

Cachorro pegando uma maçã de um cesto com a boca.

A dieta canina pode ser um pouco diferente quando comparada à humana. Sabendo as frutas que o cachorro não pode comer, você consegue oferecer petiscos saudáveis e saborosos ao pet. Confira outros artigos do blog da Petz para mais dicas sobre alimentação!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog