Aprenda sobre a alimentação natural para cães
Publicado em 21 de novembro de 2022Tempo de leitura: 5min
As rações secas e vindas de boa procedência são alimentos saudáveis que ajudam os pets a manterem uma dieta balanceada. Porém, muitos tutores gostam de mimá-los com comidas diferentes. Por isso, a alimentação natural para cães vem se destacando cada vez mais.
Com o acompanhamento de um médico-veterinário, a alimentação natural para cachorro pode ser inserida na dieta do bichinho de forma saudável e bastante benéfica. Além disso, seu cãozinho vai adorar uma comidinha diferente, não é mesmo?
Quer saber mais sobre o assunto? Fique com a gente, porque vamos explicar como melhorar a dieta do seu pet com a alimentação natural para cães. Dê uma olhadinha no conteúdo a seguir.
O que é alimentação natural para cães?
Segundo o médico-veterinário especialista em nutrologia e metabologia animal Dr. Eduardo Braghirolli, o conceito de alimentação natural para cães ainda é bastante controverso atualmente, principalmente por dois motivos.
Um deles é não existir um órgão legislador e fiscalizador responsável por determinar o que é um alimento natural: “nos Estados Unidos, temos a AAFCO e, na Europa, a FEDIAF, mas, olhando para as duas normativas, existem várias diferenças na definição de natural para cada uma”, explica o especialista.
Já o segundo motivo é mais técnico. O Dr. Eduardo diz que o termo “natural” implica algo que não tem nada de artificial. Segundo ele, é praticamente impossível garantir uma refeição balanceada aos pets sem o uso de nutrientes sintéticos, como vitaminas e minerais.
“Cães e gatos necessitam de 58 nutrientes diferentes diariamente, mas não conseguimos atender essa demanda apenas com ingredientes comuns, como o arroz, os vegetais e as carnes”, diz o veterinário.
Isso quer dizer que não existe comida natural para cães? O médico-veterinário explica que há opções, mas o nome utilizado para indicar essa alimentação é errado: “os termos mais recomendados seriam ‘dieta caseira’ ou ‘alimentação caseira’, que seriam o oposto da dieta comercial”.
Em que consiste a alimentação caseira para cães?
Somente um médico-veterinário especializado em nutrição pode informar que comida caseira para cachorro está liberada para seu pet. Já em relação ao preparo, é possível encontrar algumas dicas.
- Cozinhe os alimentos separadamente e sempre os pese após o preparo, seguindo as orientações passadas pelo veterinário;
- Não é recomendado adicionar óleo aos alimentos para prepará-los. Prefira cozinhá-los em água ou vapor;
- Algumas ervas frescas são consideradas benefícios extras, mas nem todos os cachorros aceitam esses ingredientes. Por isso, para descobrir quais você pode utilizar, converse com o veterinário;
- É possível usar sal e óleo na alimentação para cachorro, desde que seguindo a orientação do veterinário e adicionando-os somente no final, nunca durante o preparo.
Afinal, a alimentação natural para cães é recomendada?
Ainda não há consenso em relação à nomenclatura. Porém, independentemente disso, a recomendação permanece a mesma: desde que seu pet esteja saudável e siga uma dieta balanceada, não há problema em oferecer alimentos naturais para cães.
O importante é não somente adequar a refeição ao seu peludo, mas também receber auxílio profissional para a criação dessa dieta. Assim, você continua tomando as melhores decisões, em vez de escolher cada alimento por conta própria, o que pode ser prejudicial para o bichinho.
Realizar a consulta com um médico-veterinário especializado em nutrologia é indispensável. O Dr. Eduardo explica que somente um especialista pode garantir uma alimentação natural para cães realmente balanceada. Ele vai montar um cardápio específico e equilibrado, anulando a possibilidade de adquirir somente uma ração especial.
Inserção de alimentos crus na dieta
Quando se trata de alimentos crus, há uma certa polêmica envolvida no assunto. Se você já pesquisou sobre o tema, deve saber que eles não são uma comida saudável para cachorro. Segundo o Dr. Eduardo, alguns patógenos presentes nas carnes cruas podem induzir doenças nos cães, evoluindo para tumores.
Caso queira inserir alimentos crus na dieta do seu bichinho, é recomendado congelá-los por, no mínimo, sete dias em um freezer, com temperatura abaixo de -8ºC. Se não forem consumidos em 20 minutos depois de serem descongelados, eles devem ser descartados.
Alimentos prontos e congelados
Para quem precisa economizar um tempinho na cozinha e prefere deixar a comida natural para cachorro pronta no congelador, aqui vai uma boa notícia: você pode contar com a alimentação congelada! Consulte um especialista para conhecer o que é ou não permitido.
Com essa orientação, na hora da compra, atente-se ao selo de inspeção (estadual/federal) na embalagem do produto para garantir que ele veio de uma empresa que utiliza boas práticas de fabricação. Deixe sempre os bichinhos fora de risco e proporcione uma alimentação saudável para cães!
Você sente que está mais informado para o assunto e pretende oferecer uma alimentação natural para cães? A clínica veterinária Petz conta com médicos especializados em nutrologia que ajudam você a fazer a melhor escolha dos alimentos.
Além disso, aqui no site da Petz, você encontra opções de alimentos congelados, com garantia de procedência e qualidade. Não há nada melhor que oferecer os melhores cuidados para seu melhor amigo de quatro patas, certo?
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário