Aquarismo

Mundo aquático: conheça 6 tipos de peixes de água doce de aquário!

Publicado em 06 de julho de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os animais aquáticos que não nadam no mar são habitantes de lagos, rios, riachos e pântanos de todo o mundo. Hoje, você vai conhecer seis tipos de peixes de água doce de aquário!

Peixe betta laranja.

Falar sobre todos os tipos de peixes de água doce demandaria muitas páginas. Por isso, apresentaremos os mais interessantes, bonitos e coloridos para ter como pets em casa. Confira!

Kinguio

Para começar, vamos falar sobre o famoso peixe-dourado! Também conhecido como peixe-japonês, esse pequeno nadador é um dos peixes de água doce favoritos dos aquaristas de todo o mundo. Além de belo, é muito resistente: pode viver até 30 anos!

O kinguio é da família das carpas. Foi um dos primeiros tipos de peixes de água doce a serem domesticados. Ele mede, em média, 25 cm. Por ser um animal bastante sociável, não deve ficar sozinho no aquário.

Apesar de o peixinho-dourado se adaptar muito bem a diversas condições climáticas, a temperatura ideal para ele é cerca de 20ºC. Além disso, a água deve ter pH entre 7,0 e 8,0.

O peixe-japonês é onívoro. Isso significa que ele pode ser predador de peixinhos menores que ele. Portanto, se você quiser ter mais de uma espécie no mesmo aquário, vale ter cuidado. Em qualquer ambiente, esse carinhoso animal é alegre e muito inteligente, sendo uma excelente companhia para todos!

Peixe tetra

O tetra é um dos tipos de peixe de aquário mais comuns. Ele nada em cardumes, que formam um desenho único no ambiente devido às cores de arco-íris dos animais. Esse pet cria um contraste interessante com os demais habitantes.

É considerado um peixe pequeno, já que não alcança mais que 4 cm. O tetra gosta de águas quentes, por isso, é importante deixar o aquário com a temperatura em torno de 20ºC a 26ºC. A faixa de pH ideal vai de 6,0 a 7,5 (para o tetra neon e cardinal) ou a 8,0 (para o tetra black skirt).

O tetra é onívoro, bastante resistente e muito dócil. Costuma se dar muito bem com outros animais. Alimenta-se no meio do aquário, por isso, pode ser criado junto a peixes de fundo, como o cascudo e a corydora.

Lebiste

O lebiste é uma das espécies de peixe de água doce mais comuns. Também conhecido como guppy ou barrigudinho, ele é pequeno: mede cerca de 5 cm. O que mais chama a atenção nesse animal são as nadadeiras dos machos, que são longas e muito coloridas.

É possível ficar horas admirando a beleza desse pet. Ele é uma espécie onívora que come tanto na superfície quanto no fundo do aquário. A temperatura ideal da água é em torno de 25ºC, e o pH deve estar entre 7,0 e 8,5.

É um peixinho um tanto inquieto, por isso, precisa de um aquário maior do que suas dimensões corporais poderiam sugerir. O ambiente amplo possibilita que ele gaste toda a energia sem estressar os demais amigos nadadores.

Peixe tetra azul e laranja.

Corydora

A corydora, ou coridora, é um dos tipos de peixes de água doce que não podem faltar em seu aquário! Além de muito bonito, o animal tem um papel fundamental para a manutenção do ambiente em que vive.

Ela remove continuamente o substrato em busca de alimento, consumindo a comida depositada no fundo do aquário. Ao limpar o excesso de impurezas, o peixinho mantém a qualidade da água.

Ele tem cerca de 5 cm de comprimento e se dá bem com outros peixes. Para o animal se manter saudável, a água do aquário deve ficar em torno de 22ºC a 28ºC. Já o pH deve estar entre 6,0 e 7,5.

Peixe betta

O peixe betta, também chamado de peixe-de-briga-siamês, é bem conhecido pela fama de brigão. O macho deve ser mantido sozinho em aquários pequenos para não bater nos outros peixinhos do mesmo ambiente.

Apesar de altamente territorialista, esse peixe é bonito e cativante. As longas nadadeiras e cores únicas conquistam qualquer aquarista. A água deve ficar na temperatura de 24ºC a 26ºC, e o pH entre 6,0 e 8,0.

O betta alimenta-se na superfície da água. Sendo assim, é possível oferecer larvas de insetos e rações que boiam a ele. Embora seja carnívoro, ele gosta de comer um pouco das plantinhas do aquário, então, nada de criá-lo em um pote de vidro.

Infelizmente, ainda é muito comum ver o peixe betta sendo criado em potes de vidro. No entanto, esse não é o hábitat ideal para ele. Ele precisa ficar em um aquário com espaço suficiente, substrato no fundo e tocas para se esconder. E não se esqueça dos acessórios para a manutenção da qualidade da água!

Peixe-pintado

O peixe-pintado é o mais incomum de se achar em um aquário. Ele é gigantesco quando comparado com os exemplos que demos acima. Para se ter uma ideia, o pintado pode chegar a pesar em torno de 70 kg!

É um dos mais belos peixes de água doce do Brasil. A dimensão mínima do ambiente deve ser de 3,6 x 2,4 x 1,2 m para um exemplar de tamanho pequeno. Ele gosta de temperaturas entre 22ºC e 26ºC e pH entre 6,0 e 7,6.

Peixes betta com escamas escurtas.

Esses foram alguns dos tipos de peixes de água doce para se ter em casa. Sabia que as lojas da Petz também são especialistas em produtos para aquários e amigos nadadores? Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog