Os animais aquáticos têm muitas características específicas. Alguns tutores podem ter questionamentos curiosos sobre eles, por exemplo, se peixe faz xixi, bebe água ou dorme. Venha descobrir!
Se você tem um nadador de estimação ou se interessa por animais aquáticos, separamos algumas curiosidades sobre os peixes para que você esteja mais informado. Leia e saiba como cuidar melhor do seu bichinho.
Os peixes bebem água?
Por viverem em ambientes aquáticos, pode-se pensar que os animais nadadores não precisam ingerir líquido. Porém, a hidratação é essencial para a sobrevivência e o bom funcionamento do corpo de todos os seres vivos. Então, sim, peixe bebe água!
Os peixes marinhos bebem a água do mar. O sal e os íons em excesso são excretados pelas brânquias e pelos rins. Caso não houvesse essa regulação iônica, eles perderiam o líquido do corpo por osmose para o meio marinho.
Os peixes dormem?
Uma das maiores dúvidas sobre esses animais é se eles conseguem dormir, pois não fecham os olhos pela ausência de pálpebras. Será que eles não descansam e ficam nadando durante toda a vida? Não! Os peixes dormem, sim.
Porém, os peixes não dormem da forma convencional, como os outros animais — que se deitam e fecham os olhos. Eles ficam inativos (estáticos), flutuando, com as nadadeiras paradas. Isso é mais fácil de identificar nos nadadores que vivem em aquários.
Mesmo dormindo, os peixes se mantêm em estado de alerta para fugir caso seja necessário. Na natureza, eles são presas de animais maiores. Portanto, se um predador aparecer, precisam escapar rapidamente.
Os peixes têm memória curta?
Você já deve ter ouvido a expressão “memória de peixe” para alguma pessoa que esquece as coisas rápido. Porém, essa ideia não representa a realidade sobre os peixinhos. O peixe-dourado, por exemplo, tem a fama de se recordar das coisas por no máximo três segundos, mas isso não é verdade.
Foi realizada uma pesquisa com peixes-dourados de aquário em que a oferta de comida era associada a um som. Após esse período, eles foram colocados em outro tanque por cinco meses e, quando retornaram ao original, ainda associavam o sinal sonoro à alimentação, dirigindo-se ao local onde comiam. Isso mostra que o peixinho tem memória, sim — e das boas!
Afinal, os peixes fazem xixi?
Como vimos anteriormente, os peixinhos precisam beber água. Quando o líquido está em excesso no organismo, juntamente a sujidades, precisa ser eliminado de alguma forma. Então, sim, peixe faz xixi, mesmo vivendo em ambiente aquático!
E como o peixe faz xixi? Assim como todos os animais vertebrados, ele produz a urina por meio da filtração do sangue pelos rins e pela ingestão de água. A bexiga urinária armazena o conteúdo e elimina ele no ambiente aquático.
Curiosidades sobre o xixi de peixe
Agora, você já sabe que peixe faz xixi na água. Os que vivem no ambiente marinho têm urina mais concentrada, pois não podem perder muito líquido — justamente devido ao meio.
Já os peixes de água doce eliminam xixi mais diluído, pois não precisam reter muito líquido. Essa diferença na concentração da urina se deve ao meio em que cada peixinho vive.
Outro fato curioso é que os elementos eliminados no xixi do peixe, como nitrogênio e fósforo, são fonte de energia para as algas e corais. Eles são muito benéficos não só para esses organismos, mas também para os animais que se alimentam deles.
É preciso fazer limpezas frequentes para retirar urina do aquário?
Sabendo que o peixe faz xixi, é preciso trocar a água do aquário? A frequência de limpeza depende dos testes hidrológicos que devem ser realizados semanalmente. Eles avaliam a qualidade do meio aquoso, mensurando a quantidade de amônia, nitrito e nitrato.
O monitoramento da qualidade da água e a limpeza do aquário são muito importantes. Eles evitam que os peixinhos fiquem em um ambiente sujo. Isso pode fazer com que eles fiquem doentes.
Como é feita a limpeza do aquário?
Como o peixe faz xixi direto na água, é necessário manter uma constância na limpeza. Após realizar os testes e ter certeza de que o aquário precisa ser higienizado, siga estes passos:
- retire enfeites e acessórios do aquário;
- limpe o vidro com produtos específicos para retirar a sujeira e evitar que ele seja riscado;
- aspire os dejetos e os restos de alimento do fundo do aquário com o sifão;
- retire cerca de 30% da água com o sifão. Não é recomendado tirar toda a água do aquário, pois isso pode remover as bactérias que fazem bem aos peixes;
- reponha a quantidade de água retirada. Lembre-se de que ela deve estar livre de cloro, com a temperatura e o pH ideais para o tipo de peixe;
- enxágue bem os objetos antes de colocá-los novamente no aquário.
Como já dissemos, é essencial monitorar a água e realizar a limpeza do aquário de forma periódica. Com o passar do tempo, podem ocorrer mudanças de temperatura e pH devido às interações entre os organismos que vivem no ambiente. Essas alterações podem afetar a saúde dos animais.
É nessa água que o peixe faz xixi, respira, se alimenta e regula a temperatura. Por isso, ela precisa ter qualidade para manter seu pet saudável. Venha aprender mais dicas sobre cuidado com os animais aquáticos e produtos para aquário no site da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário