Gato Bengal: um minileopardo para conhecer
Publicado em 08 de abril de 2025Tempo de leitura: 4min

De leopardo, ele só tem a aparência, pois de selvagem, não tem nada! Assim é o gato Bengal, ou Gato-de-Bengala, como também é chamado. A origem do nome será explicada abaixo, assim como tudo sobre essa raça.
O nome Gato-de-Bengala tem uma relação íntima com o felino selvagem Prionailurus bengalensis, que originou esse belo exemplar de gato doméstico.
Origem do gato Bengal
Devido ao nome, a origem do gato da raça Bengal causa uma confusão. Muita gente acredita que ele vem da mesma região do tigre-de-bengala, o que não é verdade.
A raça foi criada nos Estados Unidos por uma californiana que tinha um gato doméstico comum e adquiriu uma Gata-Leopardo asiática da espécie selvagem citada acima. Assim, ficou a homenagem à linhagem da Ásia: o termo bengalensis virou Bengal.
A ideia inicial com o cruzamento era obter uma linhagem de felinos domésticos naturalmente resistentes contra o vírus da leucemia felina, já que a espécie selvagem parece ser imune ao microrganismo.
A intenção era boa, mas não deu certo em termos de resistência à doença. Mesmo assim, deu supercerto em relação ao animal de estimação! O primeiro gato Bengal filhote nasceu em 1936, e o reconhecimento da raça aconteceu somente em 1985.
Personalidade do gato Bengal
Sabendo essa história, você pode pensar que o Gato-de-Bengala é bem arredio e agressivo, já que seu ascendente foi um gato selvagem. Felizmente, o desfecho não foi assim.
O gato Bengal puxou a docilidade do pai e as características físicas da mãe. Sendo assim, se você tinha algum receio de ter um exemplar da raça em casa devido ao comportamento, pode ficar sossegado!
Por outro lado, ele herdou a agilidade e a energia da linhagem materna. Por isso, não é indicado para tutores de primeira viagem no quesito gatos domésticos. Se as necessidades de caça e escalada do animal não forem satisfeitas, ele pode ter um comportamento destrutivo.
Pelagem do gato Bengal
Uma das mais marcantes características do gato Bengal é a pelagem. Em alguns padrões, ela se parece muito com as manchas do leopardo. Em outros, as manchas são menos marcadas.
Cuidar dessa pelagem não é coisa de outro mundo. Se você já tem um gato, sabe que os banhos não são tão necessários para eles quanto para os cães. Contudo, a escovação é fundamental para retirar os pelos mortos e manter os novos sedosos e brilhantes.
As cores oficiais são três: marrom, prata e neve (brown, silver e snow, em inglês). Esta última se divide em lynx, sepia e mink. O gato Bengal preto ainda não é reconhecido oficialmente, mas alguns criadores estão tentando mudar essa situação.
Expectativa de vida e saúde do gato Bengal
Uma excelente notícia para os tutores de um gato Bengal é que ele é longevo, com uma expectativa de vida que pode chegar a 20 anos. Contudo, existem alguns problemas de saúde que precisam ser acompanhados de perto.
A raça pode sofrer com a atrofia progressiva da retina, que afeta a visão. O coração também pode ser afetado pela cardiopatia hipertrófica. Além dessas patologias, a luxação de patela e a displasia coxofemoral são comuns nesses animais.
Com essas informações, você deve manter contato constante com um médico-veterinário de confiança. Dessa forma, qualquer doença será detectada logo cedo, mantendo a qualidade de vida do pet.
Gato ou cachorro?
Há quem brinque que o gato Bengal é meio gato, meio cachorro, pelo comportamento sociável e comunicativo do felino. Ele também gosta de brincar e ficar com as pessoas preferidas: os seus responsáveis.
Esse pet gosta de aprender truques e comandos, de passear na rua com coleira e guia e de uma atividade bem “canina”: como buscar objetos arremessados! Outra curiosidade é que, ao contrário do que muitos imaginam, não existe gato Bengal gigante. Trata-se de um felino de porte médio a grande.
Cuidado com o espírito aventureiro
Todo responsável de gatos sabe como é importante incentivar os instintos do pet. Como um bom felino doméstico, o gato Bengal tem um forte espírito aventureiro. Nesse caso, todo cuidado é pouco!
Antes de ter um desses minileopardos em casa, você precisa revisar qualquer rota de fuga. Caso identifique uma, será necessário fechá-la ou telá-la para evitar acidentes. Considere o tamanho do gato Bengal ao fazer essas mudanças.
Por fim, mas não menos importante, existem plantas tóxicas para os animais de estimação. Vistorie seu jardim e seus vasos em busca dessas plantas. Caso encontre algum, desfaça-se deles ou os deixe em um local seguro, longe do gato.
O gato Bengal é realmente especial, não é? Caso você tenha esse minileopardo ou outros pets em casa, visite as lojas da Petz e mime-os com brinquedos, petiscos e plantas seguras para eles!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário