O que é e como se tornar defensor dos animais?
Publicado em 21 de julho de 2022Tempo de leitura: 5min
Fofos, companheiros e sem limites para o amor, os animais são apaixonantes, mas você já pensou em levar esse carinho para outro nível, transformando-o em sua carreira? Ao se tornar um defensor dos animais, você passará dias cuidando, resgatando e devolvendo amor a eles.
Gostou dessa ideia? Saiba que você não é o único a pensar que aprender a como se tornar um protetor de animais é uma decisão assertiva. Afinal, você estará defendendo um serzinho incapaz de fazer isso sozinho.
É claro que pequenos gestos também são importantes, como adotar um animal resgatado ou denunciar a um órgão defensor dos animais se presenciar um ato de maldade, porém, se quiser, é possível protegê-los ainda mais. Para isso, primeiro, é preciso entender mais sobre o papel do defensor dos animais.
Se você ficou curioso e quer saber todos os detalhes sobre esse profissional, continue lendo. Abaixo, preparamos um conteúdo completo para você!
Qual é o papel do defensor dos animais?
Em termos simples, o defensor dos animais é quem defende os direitos dos animais de maneira ativa: resgatando-os, fornecendo abrigos, cuidado da saúde, provendo amor e tudo o que mais precisarem para terem uma vida de qualidade. Porém, não é tão simples exercer esse papel.
Essa é uma causa bonita, mas que precisa de dedicação. Além de tempo, é necessária uma rede de apoio bem estabelecida, além de disposição sempre que o animalzinho precisar. É um trabalho em tempo integral.
Além disso, sabia que o defensor dos animais tem como papel ficar atento às medidas públicas que se referem a esses serzinhos? Elas incluem cobrança para mais ações de resgates, investimentos em abrigos, entre outras. Dessa forma, ele garante que tudo está sendo feito para os bichinhos viverem tranquilamente.
O que é preciso para se tornar um defensor dos animais?
Quem defende os animais precisa amá-los incondicionalmente. Isso porque muito tempo e dedicação serão dados a esses bichinhos, que já foram abandonados por todos que os conheciam.
Esse é o primeiro passo, mas não é o único. Isso porque nem sempre isso é suficiente para lidar com as dificuldades que o defensor dos animais enfrenta no caminho para se tornar um profissional qualificado.
Assim, se você está pensando em seguir essa carreira, cuidando desses bichinhos, não deixe de conferir os tópicos que listamos abaixo. Confira a lista que fizemos com o que é preciso para se tornar um defensor dos animais.
Força emocional para abrigar animais maltratados
Uma das principais qualificações para ser um protetor desses animaizinhos é ter força emocional para resgatá-los e abrigá-los sempre que for possível. Isso porque nem sempre a situação em que eles estão é fácil.
Acima de tudo, é preciso saber lidar com as emoções. Um cãozinho resgatado pode estar gravemente ferido e desnutrido, precisando da força do defensor para se “reerguer”.
Outro ponto importante que exige força emocional é o momento de “entregá-lo” para uma família, ou seja, o desapego. Assim, quando resgatar o bichinho abandonado, você deve estar preparado para lhe dar abrigo de bom grado. Imagina ficar com todos os animais que resgatar, não é mesmo?
Conhecimento e disposição para cuidar da saúde dos bichos
Para ser um defensor dos animais, não é preciso montar uma clínica de recuperação, mas é necessário ter conhecimentos básicos para deixar os bichos confortáveis e aquecidos logo depois de serem resgatados.
Por isso, a sua casa ou outro lugar à sua disposição deve estar preparada para receber esses animais. É preciso ter cobertores, moletons improvisados, telhas para protegê-los do frio e da chuva, além de muita ração.
Isso porque é quase certo que eles estarão desnutridos e, aos poucos, a ração precisará ser introduzida de novo na rotina, fortalecendo-os para voltarem a ter qualidade de vida.
Por fim, não se esqueça das consultas médicas! Depois do resgate, esses animais estarão bem debilitados, por isso, será importante levá-los a uma clínica veterinária para um profissional conferir se há alguma doença e começar a tratá-la adequadamente.
Rede de apoio é fundamental
O ditado “a união faz a força” tem toda a razão nesse caso. Os defensores dos direitos dos animais sempre contam com uma forte rede de apoio.
Isso quer dizer sempre ter contatos com ONGs e pessoas dispostas a ajudar, como clínicas veterinárias com preços acessíveis, veterinários à disposição e ajudantes para realizar os resgates, que nem sempre são fáceis.
Além disso, conhecer outros defensores dos animais pode ser bem útil, já que vocês podem compartilhar experiências e se ajudarem em caso de necessidade. Interessante, não é mesmo?
Se você já quer começar a pôr a mão na massa, conte com a gente! No site da Petz, você encontra com facilidade tudo o que precisa para cuidar dos animais. Acesse e confira.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário