Calopsita pode comer repolho? Descubra!
Publicado em 26 de junho de 2022Tempo de leitura: 5min
Muita gente se pergunta se calopsita pode comer repolho. Assim como outros alimentos que os humanos comem, é normal querer compartilhar um alimento diferente, com sabor e texturas novos como petisco para o pet.
No entanto, é muito importante lembrar que nem tudo pode ser oferecido a eles, por serem tóxicos aos seus organismos. Por isso, o melhor é se informar por meio de pesquisas e até mesmo com o médico-veterinário para não errar na hora de alimentar a ave.
Para te ajudar a entender o que calopsita pode comer e se repolho está entre esses alimentos, é só continuar a leitura. Ao final, você terá opções diferenciadas para a dieta do animal.
Como alimentar uma calopsita?
Não há como negar que a alimentação ideal para calopsita deve ter como base uma boa ração extrusada, indicada para a espécie.. Isso, claro, depois de ser domesticada. Porém, precisamos considerar que o animal já viveu na natureza selvagem e tinha que buscar o próprio alimento.
As populações selvagens de calopsitas se alimentam basicamente de grãos/sementes de gramíneas podendo eventualmente utilizar como recurso alimentar algumas frutas e pequenos insetos.
Com a domesticação da espécie, o tutor tem a opção de fazer uma alimentação apenas baseada em ração, que oferece todos os nutrientes que a ave precisa, mas também pode diversificar.
A chamada “alimentação natural” ganhou espaço entre várias espécies. Ela consiste em oferecer frutas, verduras e legumes como alimento aos pets. É interessante, mas precisa de alguns cuidados que te mostraremos a seguir.
Como oferecer alimentação natural à calopsita?
Quando falamos em alimentação, queremos mostrar o que calopsita come além de ração. Várias frutas e verduras são muito bem-vindos e podem ser oferecidas sem problemas para o animal. Mas é sempre importante conferir a porção diária.
Antes de começar, pense se você vai querer oferecer a alimentação natural como única forma de comida do pet ou se será um complemento. Há tutores que também dão essas frutas e verduras em brincadeiras ou como recompensa por bom comportamento.
Caso você queira introduzir como única forma de alimento da ave, o melhor é consultar um profissional para que ele informe as quantidades corretas, bem como a porcentagem de cada grupo nutricional. Assim, você consegue oferecer uma dieta balanceada à ave.
Lembre-se: todos os alimentos que você oferecer ao seu pet devem ser frescos. Isso estimula a alimentação e promove o interesse pela comida. Se a calopsita não conseguir comer a porção toda, retire a comida da gaiola e guarde ou sirva porções menores das próximas vezes.
No entanto, quem procura alimentos diferentes para servir e se pergunta se calopsita pode comer repolho e se o alimento pode estar na alimentação natural, a resposta é não. A escolha de folha não é a melhor, e te contaremos a seguir o motivo.
Por que não oferecer repolho para calopsita?
Agora que você descobriu que repolho não está entre o que calopsita come em uma dieta saudável, é interessante saber o motivo da contraindicação. Na composição do repolho não há nada que vá causar uma intoxicação no momento da ingestão. Porém, podem ocorrer distúrbios relacionados ao metabolismo do cálcio a longo prazo.
Além disso, quando alguém te perguntar se calopsita pode comer repolho e você contar que não, acrescente a informação que o periquito também não deve comer essa folha. Nesse caso, o motivo está mais ligado à ave não conseguir digerir bem o alimento. Já os canarinhos podem comer sem medo.
Viu que nem todas as aves são iguais? Muitos tutores confundem e acham que os hábitos e a alimentação podem ser os mesmos, mas esse é um grande engano. Cada espécie tem suas necessidades e, claro, suas restrições. Por isso, reforçamos a importância da busca por informação com um especialista antes de qualquer coisa.
Quais alimentos calopsita pode comer?
Agora que você sabe se calopsita pode comer repolho, é hora de saber quais alimentos podem ser oferecidos sem medo ao seu pet. Existem várias opções, mas também proibições.
Por exemplo, calopsita pode comer banana e maçã tranquilamente. Entre outras frutas apreciadas pela espécie podemos citar: pera, morango, mamão, goiaba, manga, pêssego, melão e melancia.
Há tutores que também gostam de oferecer um mix de sementes à ave. Quem quiser seguir a ideia pode misturar sementes de girassol, aveia, arroz com casca, de alpiste e painço. O ideal é que, na mistura, o painço componha metade da porção servida.
Legumes e frutas também despertam o interesse das calopsitas. Brócolis, espinafre, cenoura, pepino, pimentão, couve, couve-flor, chicória e acelga são as favoritas da espécie. No entanto, para preservar o sabor e a textura, precisam estar sempre frescas.
Quais comidas não oferecer à calopsita?
Por outro lado, existem alimentos proibidos para calopsitas. Chocolate e abacate podem fazer muito mal e causar intoxicação alimentar à ave. Há casos em que as comidas afetaram a saúde do pet e o levaram a óbito. Por isso, anote aí mais algumas proibições:
- alho e cebola;
- bebidas alcoólicas;
- biscoitos e bolachas;
- café;
- doces;
- feijão cru;
- massas;
- mel;
- temperos;
- repolho;
- pão;
- sal;
- sementes de frutas.
Engana-se quem pensa que calopsita pode comer repolho e que o alimento é inofensivo para essa ave. Agora que você sabe o que pode oferecer, mas achou complicado porcionar os nutrientes, conte com as rações para aves que a Petz vende. Com a gente, o pet tem sempre o melhor!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário