Aves

Periquito pode comer tomate? Aprenda aqui!

Publicado em 06 de maio de 2024

Tempo de leitura: 5min

O periquito é uma ave muito curiosa e, por isso, pode comer o que quer que lhe ofereçamos. Sendo assim, o tutor precisa ter cuidado com o que dá para o penudo comer, caso contrário pode causar uma intoxicação sem querer. Será que o periquito pode comer tomate?

Prato com tomates frescos.

Todos sabem que o periquito possui paixão por frutas e sementes, mas quando falamos do tomate, ele fica em um território questionável quando se trata da alimentação dessas aves, e realmente fica a dúvida: periquito pode comer tomate? Continue lendo para descobrir!

Periquitos e tomates

É um verdadeiro mistério pensar se, na natureza, o periquito iria se sentir atraído por um tomate. A planta costuma ser rasteira e isso seria um empecilho para a ave, que teria que descer ao chão para comê-la, ficando exposta aos predadores.

Mas o tomateiro pode ser cultivado como trepadeira e, dessa forma, o penudo iria comer seus frutos sem estar sujeito a perigos. A próxima questão a ser levada em consideração é se o pássaro e o tomate convivem em um mesmo ambiente natural.

Apesar de ser famosa pelo italianíssimo molho de tomate, essa plantinha é originária da América do Sul, mais especificamente da sua costa oeste, onde as temperaturas são amenas, entre 15ºC a 19 ºC. Já a ave habita climas mais quentes.

Partindo desse raciocínio, o tomate e o pássaro não coabitam no mesmo espaço. Portanto, na natureza, o tomate não faz parte da dieta do periquito. Ainda assim, será que o periquito pode comer tomate ou ele é tóxico?

O tomate pode ser tóxico para o periquito?

Embora inusitada, a resposta é sim! Mas não é qualquer tomate que possui esse malefício. O tóxico é o tomate que ainda não amadureceu, o tomate verde. Quanto mais maduro, menos tóxico.

Parece difícil de acreditar, mas os tomates possuem em sua composição, assim como as batatas, uma substância chamada solanina. Ela está presente em todo o fruto.

A longo prazo, sua ingestão pode causar distúrbios reprodutivos, principalmente na fertilidade. Além disso, causa diarreia, vômito, gastrite e dor estomacal. Quando grave, afeta o sistema neurológico da ave. Enfim, o periquito pode comer tomate, mas somente os bem vermelhinhos!

Benefícios do tomate para os periquitos

O tomate não é de todo ruim para os pássaros. É só tomar cuidado para não fornecer aquele que ainda não amadureceu, porque os maduros podem beneficiar a saúde do penudo.

O fruto é rico em água e, por isso, pode ser uma forma indireta de manter a hidratação do periquito, principalmente em dias quentes. Ele também possui excelentes quantidades de vitamina C e licopeno, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Periquito em galho de árvore.

Frutas e outros alimentos que o periquito pode comer

O que os periquitos comem? Vamos falar sobre os alimentos que o periquito pode saborear sem preocupações. Existem muitas frutas que o periquito pode comer, na verdade, trata-se da maioria delas. Pode dar banana, maçã, melancia, melão, morango, pera, goiaba, mamão, uva e pêssego.

Para dar o que periquito come de fruta, lembre-se de higienizá-la muito bem. Lave a casca com água e o auxílio de uma esponja, para retirar toda a sujidade. Depois, deixe de molho por 15 minutos em uma solução de 1 colher de água sanitária (sem alvejante e sem perfume) para cada litro de água.

Depois, é só enxaguar bem e cortar em pedaços que sejam do tamanho ideal para que o periquito pegue com os pés ou coma diretamente com o bico, como ele preferir. As frutas higienizadas desse modo também podem ser guardadas na geladeira para se manterem frescas.

Legumes e verduras permitidos para o periquito

As verduras e os legumes que podem ser dados ao periquito são cenoura, brócolis, abobrinha, pepino, almeirão, berinjela, couve, rúcula, jiló, abóbora, batatas (cozidas), acelga e chicória.

Esse tipo de comida para periquito pode ser fornecido cru ou cozido. Se crus, não se esqueça da higienização. E tanto os periquitos adultos quanto os filhotes podem comer os alimentos citados acima e as frutas também.

Sementes e grãos permitidos para periquitos

Por muito tempo, acreditou-se que as sementes e os grãos eram o alimento ideal para os periquitos. Hoje, sabe-se que elas devem ser dadas com moderação por conterem bastante gordura.

Dessa forma, a castanha-de-caju, amêndoa, castanha-do-pará, painço, aveia, girassol e milho são exemplos de o que periquito pode comer. Só um detalhe sobre o girassol: ele não deve ser a base da alimentação da ave.

A diversidade na alimentação é muito benéfica, assim, reduzir a variedade é maléfico para a saúde do periquito. Além disso, por ser gordurosa, leva ao acúmulo de gordura no fígado.

Alimentação ideal do periquito

A alimentação ideal do periquito deve ser bem variada, com frutas, verduras e legumes, e com base na ração extrusada, que é aquela parecida com a dos cães e gatos, completa, balanceada e com todos os nutrientes de que ele precisa para se manter forte e saudável.

Além disso, ele necessita de água fresca fornecida sempre que precisar. É um hábito dos psitacídeos colocar alguns alimentos na água antes de comer, por isso é preciso ficar de olho na qualidade de sua água várias vezes ao dia.

E o que periquito filhote come? O filhote de periquito pode comer as mesmas coisas que o adulto, respeitando-se a quantidade e o tamanho dos alimentos, que devem ser cortados menores. No caso da ração, existem as específicas para sua idade.

Periquito verde e vermelho na árvore.

Por fim, o periquito pode comer tomate maduro e necessita de uma dieta balanceada e de qualidade. Venha conhecer as lojas da Petz e os produtos que temos para as aves. São brinquedos, alimentos, petiscos e muito mais. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog