Periquito pode comer pepino? Como garantir uma alimentação balanceada?
Publicado em 26 de maio de 2024Tempo de leitura: 5min
Quem é apaixonado por aves gosta de ver o animal bem, com penas de cores vibrantes e cantando ou emitindo os sons característicos. Para isso, o pet precisa estar saudável e ter uma alimentação equilibrada. Então, será que o periquito pode comer pepino?
Quando as aves são criadas como pets, devemos oferecer a elas a alimentação mais próxima do que elas encontrariam na natureza. Quando livre, o periquito pode comer pequenas sementes e frutas. Então, venha descobrir a dieta dele em cativeiro!
Como é o hábito alimentar do periquito?
O periquito gosta de migrar, portanto, pode ter uma base alimentar bastante variável. A direta da ave em cativeiro precisa conter aquilo que ela encontraria na natureza, como sementes, frutas, outros vegetais e até mesmo pequenos insetos.
Por isso, não é tão simples saber exatamente o que um periquito come, apesar de sabermos que o cardápio é bastante amplo. Além disso, na natureza, a dieta da ave deve ser mais calórica, pois ela adora alçar voos longos — mas isso não ocorre em cativeiro.
Afinal, periquito pode comer pepino?
O periquito pode comer pepino! Esse alimento natural é muito benéfico à saúde da ave, mas deve ser oferecido com moderação: aproximadamente duas vezes por semana e em pouca quantidade.
Como oferecer pepino para o periquito?
O periquito pode comer pepino com casca ou sem casca. Se escolher a primeira opção, lembre-se de higienizar muito bem o alimento para remover qualquer partícula contaminadora que possa prejudicar a saúde do seu amigo de penas.
Corte o pepino em uma fatia mais grossa para que ele possa bicar. Alguns gostam de comer as sementes, enquanto outros a separam e ficam “brincando” com essa parte do alimento. A casca costuma ficar “amassada” de tanto levar bicadas leves dos penudos.
Se você conservar o pepino na geladeira, lembre-se de retirá-lo de lá alguns minutos antes de oferecer ao periquito. Os alimentos resfriados podem alterar a temperatura corporal da ave a causar doenças.
Se a ave não consumir todo o pepino, retire o alimento de perto dele em até 12 horas. Após esse período, ele pode estragar e ficar contaminado com vírus ou bactérias. Se o periquito comê-lo, pode apresentar distúrbios gastrointestinais.
Benefícios do pepino para o periquito
O periquito pode comer pepino e usufruir de várias vitaminas e sais minerais, como potássio e magnésio, que melhoram a contração e a saúde dos músculos. Por ser rico em água, esse alimento também auxilia na hidratação e melhora a circulação sanguínea.
Outros benefícios do pepino para o periquito são as fibras, que ajudam no trânsito intestinal, e os antioxidantes, fundamentais para a saúde da pele, das unhas, dos olhos e das penas.
Para as aves que estão acima do peso, o pepino pode ser um forte aliado na perda de massa por ter baixas calorias e alto teor de fibras, que dão a sensação de saciedade. Assim, o penudo não sente tanta necessidade de ingerir alimentos mais calóricos.
O que mais o periquito pode comer?
Em cativeiro, o periquito pode comer pepino e muitos outros vegetais, principalmente frutas e hortaliças. Sempre opte por oferecer alimentos naturais e consulte um médico-veterinário especializado antes de introduzir algo novo na dieta da ave. Entre as frutas que o penudo pode comer, estão:
- banana;
- manga;
- pera;
- mamão;
- melão;
- pêssego;
- melancia;
- maçã;
- morango.
Se você está se perguntando qual verdura periquito pode comer, aqui está uma pequena lista das principais, além de alguns legumes e sementes! Lembre-se de sempre higienizar bem os alimentos antes de oferecê-los para a ave. Confira:
- abobrinha;
- brócolis;
- mostarda;
- chicória;
- almeirão;
- couve;
- alface;
- berinjela;
- cenoura;
- espinafre;
- jiló;
- tomate;
- acelga.
Qual é a melhor alimentação para o periquito?
Frutas, verduras e legumes podem ser oferecidos para o periquito e são muito benéficos para a saúde e o bem-estar dele. Porém, apesar de esses alimentos serem ricos em vitaminas e sais minerais, a ave em cativeiro não pode se alimentar somente disso.
A comida de periquito deve incluir grãos, brotos, insetos e flores para que seja equilibrada e mantenha a saúde dele em dia. A ração própria para a espécie reúne todos esses ingredientes e deve ser o principal alimento em cativeiro.
Ração e complementos
As rações podem ser encontradas em diversas formas (paletizadas, fareladas, extrusadas e como mistura de sementes). Cada uma tem prós e contras, por isso, converse sempre com o médico-veterinário para determinar qual é a melhor para seu amigo de penas.
Junto à ração, o periquito pode comer pepino ou outros vegetais como complemento. Pode caprichar na variedade da dieta! Porém, sempre fique atento à quantidade para que a ave não ingira calorias em excesso.
Agora que você sabe que periquito pode comer pepino e conhece muitas opções de alimentos para a ave, está na hora de oferecer um agrado ao penudo! Se ficou curioso sobre outros assuntos sobre sua espécie predileta, não deixe de acessar o blog da Petz.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário