Curiosidades

Como cuidar de grama sintética e dicas na hora de escolher a grama

Publicado em 27 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Em busca de fácil manutenção, muitas pessoas optam por materiais sintéticos na hora de decorar o lar. Quando falamos sobre como cuidar de grama sintética, esses cuidados não são diferentes. No entanto, pode ocorrer do material estragar ou não ter a duração esperada.

Grama com gotas de água.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de cuidados com a grama para ela durar bastante e estar sempre com a aparência nova. Além disso, explicamos o que fazer em cada situação, inclusive se o seu pet gosta de fazer as necessidades no quintal da casa.

Porque fazer a manutenção da grama sintética

Antes de começarmos a falar sobre como limpar grama sintética, que tal explicarmos porque essa manutenção é tão importante? Afinal, na maioria das vezes, quem opta por esse tipo de produto costuma priorizar a economia de tempo, já que não precisa cortar nem regar com frequência.

Manter a preservação da grama sintética exige alguns cuidados. Por conta do preço elevado, caso seja comprada em grandes quantidades, a manutenção periódica pode ser uma excelente ideia. 

Isso quer dizer que, além de economizar, é possível manter o mesmo produto com uma boa aparência por muitos anos, sem necessidade de se preocupar com secas, regas e reparos. 

Como fazer a manutenção da grama?

A grama sintética é um material adorado por muitos donos de pets. Afinal, traz a sensação de ar livre para a casa. Porém, assim como outros ambientes, ela também precisa de um cuidado especial para continuar a ser um produto de qualidade.

A primeira dica é varrer a grama sintética. Para mantê-la limpa e sem resíduos, passar a vassoura pelo menos uma vez ao dia é suficiente. Isso porque você tira as sujeiras e levanta as fibras. Nesse caso, lembre-se que é importante varrer no sentido da fibra. 

Ao varrer adequadamente, você deixa a grama com um aspecto saudável e mais similar ao natural. Além disso, sempre prefira as vassouras com cerdas mais fofinhas, já que as de metal ou arame podem danificar o produto.

Agora, se o que estiver sujando a grama vai além de folhas ou pétalas, como pelos de animais e pó, o ideal é passar um pano úmido ou até um aspirador de pó. Dessa forma, você evita pequenas partículas de sujeira.

Pequena porção de grama.

O que fazer quando a sujeira for resistente?

Caso a sujeira seja mais resistente, o ideal é limpar o local antes que a substância endureça ou manche. Porém, se você não conseguiu se precaver, a melhor opção é contar com alguns produtos para grama sintética. Eles são fabricados para lidar com sujeiras mais leves e extremas. 

Então, não deixe de obter um produto de limpeza específico para grama artificial em casos de emergência. Sempre que for utilizar o produto, leia as instruções do rótulo para promover uma limpeza adequada. 

É possível lavar grama sintética?

Quando nem os produtos de limpeza e as dicas de como cuidar de grama sintética forem suficientes, esse é o caminho mais recomendado. Afinal, ao contrário do que muita gente acredita, você pode molhar esse material sem medo.

Vale lembrar que, quando você for lavar a grama sintética, não há necessidade de nada muito elaborado, como produtos de limpeza. Somente água e sabão neutro são suficientes para uma higienização profunda.

O que fazer quando o cachorro usa o gramado para as necessidades?

Se o seu peludinho faz as necessidades em um tapete de grama sintética, fique atento. Isso porque a manutenção deve ser mais frequente, evitando que o produto fique com um cheiro incômodo e até insalubre.

Saber como cuidar de grama sintética ao ter um pet em casa é ainda mais importante quando as temperaturas estão altas. Afinal, o material esquenta, e o odor aparece com mais intensidade.

Porém, não se preocupe, pois a manutenção é bem simples. Tudo o que você precisa é de água, esponja e sabão neutro. Caso queira simplificar ainda mais, um esfregão já dá conta do recado.

Se o odor ainda continuar, uma dica é usar vinagre branco diluído na água. Por conta da ação esterilizadora, esse produto simples de cozinha tira o cheiro e ainda desinfeta o ambiente. Interessante, não?

Como escolher grama sintética

Depois de conferir como cuidar de grama sintética, uma boa ideia é aprender a escolher o melhor produto para a sua casa. Então, se você não adquiriu sua grama, siga as dicas a seguir. 

  • Ambientes domésticos: o tapete de grama sintética indicado para a parte interna de casas ou locais pequenos possui fibras médias, macias e finas. Essa escolha se deve ao conforto, à facilidade de limpeza e à semelhança com o gramado natural;
  • Espaços abertos: opte por tapetes de tamanho médio, feitos com fibras planas, pois devido ao fácil acúmulo de sujeira, a manutenção é mais facilitada, e a durabilidade é maior;

Grama recebendo iluminação solar.

Gostou de aprender como cuidar de grama sintética? Caso esteja procurando materiais que ajudem a preservação da sua grama, conte com a Petz. No nosso site, você encontra diversos artigos para usar em casa. Acesse e confira.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog