Qual é o tempo de vida de uma tartaruga? Descubra mais sobre esses seres!
Publicado em 23 de junho de 2022Tempo de leitura: 5min
“150, irmão! E ainda tô jovem!”. É isso que Crush, uma tartaruga-marinha do filme Procurando Nemo, responde ao protagonista Marlin ao ser questionado sobre sua idade. Será que, fora da magia da animação, é realmente possível que esse tipo de animal chegue a essa idade? Qual é o tempo de vida de uma tartaruga?
Nossos simpáticos amigos cascudos possuem uma fama longínqua de serem animais que ultrapassam séculos. Conheça a real expectativa de vida das espécies de tartarugas e entenda como elas podem chegar a idades tão significativas com o conteúdo a seguir!
Seres seculares
Você provavelmente já ouviu falar que as tartarugas são os animais terrestres que vivem mais. Essa afirmação é uma meia-verdade, visto que, cientificamente, tartarugas não são animais terrestres. É comum, contudo, que façamos a relação imediata entre seres com casco com o nome “tartaruga”.
O que acontece é que tanto as tartarugas quanto os chamados cágados e jabutis pertencem à ordem dos quelônios. Todos eles possuem casco e uma expectativa de vida significativa, mas quando falamos de quelônios terrestres, falamos sempre de jabutis.
O mais curioso é que existe uma série de cágados e jabutis que são batizados como tartarugas. É o caso da tartaruga-tigre-d’água, que é um cágado, e da tartaruga-gigante de Seychelles, o jabuti de quase 190 anos que se consagra como o mais velho animal que vive em terra.
Existem algumas diferenças que marcam os quelônios, mas a maneira mais fácil de diferenciá-los é pelo habitat. Tartarugas são 100% aquáticas e só vão à terra para desovar, enquanto os cágados vivem tanto na terra quanto na água doce. Jabutis, por sua vez, são completamente terrestres.
Quanto tempo vive?
Como podemos ver, existem jabutis que chegam a idades que humanos quase não conseguem imaginar. Para você ter uma ideia, um animal que nasceu em 1832 não veria a Torre Eiffel ser aberta em Paris até completar 57 anos — o projetista do monumento, Gustave Eiffel, nasceu no mesmo ano e morreu em 1923.
No entanto, as tartarugas são animais aquáticos, sujeitos a condições bem diferentes que os jabutis. Dessa maneira, entender quanto tempo vive uma tartaruga pode ser um processo um pouco diferente do que imaginamos.
Se você está procurando uma surpresa, não se preocupe! O tempo de vida de uma tartaruga pode ser tão surpreendente quanto o dos primos terrestres dela. O que acontece é que existem várias espécies desse animal, e cada uma delas tem um período máximo de vida.
Das sete espécies de tartarugas marinhas que conhecemos atualmente, cinco delas podem ser encontradas no Brasil. As únicas exceções são a tartaruga-de-Kemp e a tartaruga-marinha-australiana. Entre cágados e tartarugas de água doce, são 33 espécies que existem em território nacional.
Tartaruga-verde
Podendo chegar a 230 kg de peso corporal, a tartaruga-verde (Chelonia mydas) é uma das poucas espécies marinhas que é predominantemente herbívora na fase adulta. No que diz respeito a quanto tempo a tartaruga vive, esta é uma amiga para a vida toda: em liberdade, chegam até os 80 anos.
Tartaruga-cabeçuda
Tanto o nome científico quanto o popular dessa espécie é engraçado, mas a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) também vive bastante tempo. Mas quantos anos pode viver uma tartaruga como essa? São até 67 anos de vida, chegando aos 1,36 m de comprimento e 180 kg de peso corporal na vida adulta.
Tartaruga-de-couro
O tempo de vida de uma tartaruga marinha pode variar bastante, como pudemos ver. O número que mais surpreende, contudo, é o da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), a maior tartaruga do mundo. Essa verdadeira amigona pode chegar aos 300 anos, atingindo até 500 kg e 2,2 m de comprimento.
Por que as tartarugas vivem tanto?
Quantos anos vive uma tartaruga, não é mesmo? Já deu para ver que o número pode exceder expectativas. Depois de descobrir esse fato, é muito comum que surja a dúvida: por que esses bichinhos conseguem viver por tanto tempo?
Ainda há vários estudos a serem feitos que cheguem a uma conclusão do que realmente afeta o tempo de vida de uma tartaruga. No entanto, cientistas acreditam que são alguns fatores que contribuem para essa longevidade:
- regeneração celular: acredita-se que a capacidade de regeneração celular desses bichinhos é extremamente eficiente, descartando células mortas com mais facilidade;
- sistema imunológico: o sistema imunológico dos quelônios também é bastante forte por conta da presença de algumas proteínas especiais;
- ciclo de vida: as próprias características genéticas dos quelônios e a maneira como organismo deles se comporta é um dos fatores que aumentam a longevidade desses animais.
Outras questões, como a vida em cativeiro, também podem influenciar no tempo de vida desses bichinhos. Animais criados em cativeiro, por não estarem à mercê de predadores, poluição marítima ou até mesmo da caça predatória, costumam viver mais que tartarugas livres.
Por isso, você também pode influenciar o tempo de vida de uma tartaruga! Algumas atitudes, como jogar seu lixo da praia no local correto, pode salvar a vida de uma cascuda. Organizações como o Projeto Tamar ensinam como nós, humanos, podemos fazer a diferença!
Se você quiser continuar aprendendo fatos incríveis sobre os seres que convivem conosco no planeta, não deixe de acompanhar o blog da Petz. Nossos conteúdos existem para que você e os animais possam coexistir no máximo de harmonia possível! Aproveite também para responder ao quiz sobre pets não convencionais da Petz TV!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário