Curiosidades

Qual é a suculenta mais rara do mundo? Venha descobrir!

Publicado em 15 de março de 2022

Tempo de leitura: 5min

As suculentas encantam grande parte daqueles que amam plantas. As folhas gordinhas, com cores deslumbrantes, tamanhos e formatos diferentes, fazem elas serem únicas. Então, o artigo de hoje é especial para os colecionadores, porque apresentamos qual é a suculenta mais rara do mundo.

várias suculentas.

Existem milhares de espécies de suculentas, e essa diversidade toda produz combinações de tirar o fôlego. Então, se você quer descobrir qual é a suculenta mais rara do mundo, continue lendo este artigo!

O que é uma suculenta rara?

Qual é o critério que define a raridade de uma espécie? Essa é a maior dúvida de quem gosta de cultivar essa plantinha. Isso porque existem muitos tipos de suculentas e formas de propagação.

Na verdade, a suculenta mais rara do mundo ganha essa definição por estar correndo risco de extinção ou ser de difícil acesso por causa do custo elevado, por estar presente em uma região distante ou estar disponível em poucos exemplares.

Além disso, uma suculenta rara pode exigir diversos cuidados específicos, possuindo um alto grau de dificuldade para ser mantida viva e saudável. O modo de propagação também tende a ser muito complicado, ocorrendo apenas em estufas especializadas. Abaixo, você confere curiosidades sobre os tipos mais raros dessa planta.

1- Conophytum globosum

A suculenta pedra é originária do Sul da África e natural de regiões pedregosas. O nome está relacionado ao formato, que é muito similar a uma pedra. Ela é composta por apenas duas folhas em formato quase redondo e compacto, com o topo achatado.

Essa pequena suculenta é extremamente rara e de difícil cultivo. Por isso, ela não é encontrada facilmente. Dá uma linda flor no outono. Depois que as folhas envelhecem, elas secam e dão lugar a duas novas. 

A propagação dessa planta só ocorre por meio de sementes. Além disso, ela exige que você saiba como cuidar de suculentas e pode ser considerada uma das mais difíceis de serem cultivadas.

2- Crassula capitella red pagoda

Esta suculenta da família Crassula é muito conhecida como dente-de-tubarão, outro exemplo de suculenta mais rara do mundo. Ela possui folhas com formato de triângulo pontiagudo, que nascem na vertical e podem atingir até 15 centímetros de altura.

A raridade se deve à capacidade de mudar de cor: quando são expostas à luz solar,  as folhas ganham tons de amarelo com pontas vermelhas. Porém, durante o inverno e quando são cultivadas na sombra, elas ficam verdes e brilhantes.

3-  Titanopsis calcarea

A suculenta folha-de-concreto recebe esse nome justamente por parecer ser feita com areia e cimento. As folhas dessa suculenta mais rara do mundo costumam crescer na horizontal e possuem tonalidades únicas, podendo variar entre o cinza e o azul-esverdeado. 

diversos tipos de suculentas juntas.

Por isso, se você deseja comprá-la e cultivá-la em sua casa, deve dar preferência a vasos largos e grandes, como bacias. Assim, ela pode se desenvolver por completo.

A raridade dessa espécie está ligada não apenas à aparência da planta, mas também à delicadeza. Ela requer vários cuidados essenciais para se desenvolver sem nenhum problema.

4- Corkscrew albuca

A saca-rolhas ou Albuca spiralis, como também é chamada, pode ser a suculenta mais rara do mundo presente nesta lista. As folhas dela crescem na vertical e são bem parecidas com uma cebolinha.

O que a torna rara é um pequeno detalhe nas pontas das folhas, que formam verdadeiros espirais. Conforme vão se desenvolvendo, podem chegar a até 20 centímetros.

5- Adromischus maculatus

Esta plantinha é bastante conhecida como suculenta-chocolate ou coração-de-chita. As principais características dessa suculenta mais rara do mundo são as folhas bem grandes e de formato oval. Além disso, a tonalidade é verde, mas manchas cinzas e roxas se espalham ao longo das folhas.

Ao contrário da grande maioria, apesar de ser rara, não é difícil cultivá-la, sendo indicada até para iniciantes. Mesmo assim, ela necessita de vários cuidados, como uma rega especial.

6-  Echeveria agavoides celestia

A Echeveria atlas celestia também integra a lista de suculenta mais rara do mundo e, provavelmente, uma das mais belas. A coloração é majoritariamente vermelha, mas também pode apresentar um tom rosado. 

As folhas vermelhas são pontiagudas, o que a torna ainda mais rara. Ela é encontrada no México, mas pode ser adquirida pela internet por um preço elevado. Com esse aspecto único, vale muito a pena adquiri-la se você for colecionador de suculentas raras.

As suculentas são plantinhas incríveis e podem transformar qualquer jardim em um paraíso. Elas trazem beleza e muita sofisticação a qualquer decoração. Por isso, a cada dia que passa, elas ganham o coração de mais gente.

suculentas em vasos.

Como você pôde perceber, não existe apenas uma suculenta mais rara do mundo, mas cada espécie desta lista possui uma beleza única e impressionante. Se elas fazem parte da sua coleção, a Petz pode te ajudar com os cuidados necessários. Em nosso site, você encontra diversos itens de jardinagem para cuidar das suas plantinhas. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog