Curiosidades

Qual é o motivo do porco roncando? Descubra tudo sobre essa dúvida

Publicado em 21 de julho de 2022

Tempo de leitura: 4min

De onde vem o porco roncando? Por que o animal faz esse som? Apesar de ser visto, com preconceito, como um animal sujo e barulhento, o porco tem a própria forma de comunicação e emite sons chamados roncos ou grunhidos para diferentes momentos do dia a dia.

Porco filhote.

Entre os porquês do ronco de porco, estão os sentidos básicos de sobrevivência. Quando esse animal está com fome, estresse elevado ou durante o acasalamento, ronca como efeito natural.

Além do som de porco, emitido em momentos da rotina, o animal emite roncos ao se sentir ameaçado ou em perigo. Em alguns casos, ele ronca para demonstrar emoções: medo, felicidade ou raiva, assim como enquanto brinca com outros bichinhos, ainda em fase de filhote. Saiba mais sobre o porco roncando.

O que é o porco doméstico

O Sus scrofa domesticus, ou simplesmente porco doméstico, é um animal mamífero não ruminante artiodátilo. A origem mais conhecida é da Ásia. A espécie é a mais evoluída do javali (Sus scrofa scrofa), um porco selvagem. 

A nomenclatura da espécie muda conforme sexo e idade. Quando filhote, o animal é chamado leitão (macho) ou leitoa (fêmea). Uma fêmea nulípara (que nunca pariu) é chamada marrã. Uma fêmea multípara (que já teve filhotes) é conhecida como matriz. O porco macho castrado é conhecido como rufião, enquanto o não castrado ou “inteiro” é cachaço. 

Raças

Existem várias raças de porcos domésticos dispersos por todo mundo. As mais conhecidas mundialmente são Landrace, Large White, Duroc Jersey, Pietrain e Hampshire.

Já as raças brasileiras mais conhecidas são Canastrão, com pele mais avermelhada, Canastra, que tem porte médio e pernas curtas, Piau, mais comum em Goiás, Mato Grosso e São Paulo, Caruncho, com manchas pretas pelo corpo, Moura, comum na região Sul do Brasil, e Nilo Canastra, que gosta mais de ambientes quentes.

Alimentação do porco

Não é só de grunhido e chafurdar na lama que o porco vive. Comer é com ele mesmo! Porém, cuidado: a alimentação deve ser equilibrada e dada de acordo com a indicação veterinária.

O porco doméstico não deve se alimentar das rações direcionadas para aquele criado para o abate. O animal voltado para o consumo se alimenta de rações específicas para engordar. Já no caso de um pet, a criação não tem esse objetivo.

Muitas pessoas acreditam que, pelo porco ser um animal de origem selvagem, ele pode comer “restos” ou as conhecidas lavagens. Contudo, esse não é o hábito alimentar natural dele. 

O porco é um animal onívoro, ou seja, que se alimenta de frutas, legumes e saladas. É de extrema importância que os alimentos estejam frescos e bons para consumo. Outra indicação de alimento são os grãos e os cereais para auxiliar na digestão.

Porcos filhotes deixados juntos.

Temperamento

O porco doméstico é muito sociável e de convivência agradável com outros animais e crianças. Caso você esteja treinando alguns comandos com seu cachorro, por exemplo, vale tentar com o porquinho.

Ele tem excelente memória, é leal ao tutor e limpo. Apesar da imagem de animal que gosta de estar em ambientes sujos, ele não convive bem em condições precárias de saneamento. Entretanto, é verdade que gosta de cavar e cobrir-se de lama para se proteger do sol.

Mesmo no caso de miniporco, ter um ambiente amplo com terra para esse animal correr e cavar é fundamental para o bem-estar dele. É necessário cuidado com o ambiente em que ele vive, mantendo-o diariamente limpo, assim como qualquer outro. Claro que esse processo é diferente de pets convencionais.

Para manter esse animal limpo e saudável, é de suma importância que o acompanhamento médico-veterinário seja regular e que os produtos utilizados sejam indicados para a espécie.

Agora, você está ciente sobre o porquê do porco roncando e as características principais desse animalzinho tão fofo.

Animou?

O porco é um animal que, se for bem-cuidado, pode alcançar em média 20 anos. Porém, mesmo não sendo um animal como os pets tradicionais, ele precisa de um acompanhamento veterinário para tomar vacinas regulares e ter todas as necessidades atendidas. Mantendo um ambiente agradável para ele, todos ficam felizes. Ouvir o som de porco grunhindo de felicidade não tem preço!

Porco filhote comendo.

Gostou de saber um pouco mais sobre o porco roncando? Então, não deixe de conferir outros conteúdos sobre o animalzinho e nossas dicas exclusivas aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog