Pode passar perfume em cachorro? Confira
Publicado em 07 de fevereiro de 2022Tempo de leitura: 4min
Assim como diversos outros aspectos que respeitam os cuidados com os animais, a questão sobre se pode passar perfume em cachorro ou não também está envolta de polêmicas.
De um lado, muitos tutores gostam de sentir determinadas fragrâncias ao abraçar o pet e acreditam que os perfumes contribuem para a sensação de limpeza. De outro, há quem defenda que os cães têm um cheirinho natural que deve ser respeitado na medida do possível. Então, pode usar perfume em cachorro?
Ao menos neste caso, a saída para a divergência entre um caminho e outro. Isto é, não tem problema passar perfume em cachorro, desde que isso seja feito com produtos adequados e respeitando alguns cuidados. Continue a leitura para saber se você pode passar perfume em cachorro.
Pode passar perfume em cachorro?
Depende do tipo de perfume! De acordo com a Dra. Mariana Lyra, médica-veterinária especialista em dermatologia, pode passar perfume em cachorro após o banho. Porém, para o cuidado adicional ser seguro, é importante que o produto utilizado tenha sido formulado especialmente para os pets.
Por mais cheirosos e suaves que possam parecer para nós, perfumes para humanos costumam ser desenvolvidos com um alto teor de substâncias potencialmente irritantes ou alergênicas para os cães, tais como álcool, extratos de plantas e flores, além de fragrâncias artificiais.
O cheiro dos nossos perfumes também pode ser muito forte e acabar incomodando os cachorros. Afinal, eles têm um olfato bem mais apurado que o nosso, e um cheiro agradável para nós pode não ser tão bom para eles.
Já o perfume para cachorro pode ser usado desde que isso não seja feito todos os dias, para mascarar odores desagradáveis, por exemplo, sempre de maneira adequada para diminuir o risco de reações.
Por que os perfumes para cachorro são mais seguros?
A fabricação de perfumes específicos para cachorros não é mera estratégia de marketing para impulsionar as vendas. De acordo com a especialista em dermatologia, os perfumes formulados para os cães são mais seguros porque contêm uma dose menor de substâncias potencialmente irritantes, como o álcool.
Segundo a veterinária, eles também são produzidos levando em conta o pH da pele dos cachorros, que é mais básico que o pH humano. Por isso, o risco do pet ter reações a esse tipo de produto é menor.
Saiba qual é a frequência ideal e quais são os cuidados de aplicação
Tão importantes quanto a escolha do perfume para cachorro são a frequência e a maneira de aplicar. Assim, a Dra. Mariana explica que o perfume pode ser usado como um complemento do banho, sendo aplicado ao final do processo. Portanto, pode passar perfume no cachorro uma vez por semana ou a cada 15 dias.
A frequência dos banhos e do perfume depende de fatores como clima, tipo de pelagem e estilo de vida do cachorro. Em geral, cães com muito pelo ou que passam mais tempo em ambiente externo precisam de mais banhos. Nas estações mais quentes, o banho feito uma vez por semana também é indicado para higienizar e refrescar o pet.
De acordo com a dermatologista, o uso diário do perfume não é recomendado. Isso porque, além de não servir para higienizar o cachorro, o uso frequente do produto aumenta a chance de irritações e incômodos no pet. Também para diminuir os riscos, fique atento à maneira correta de aplicação:
- borrife o perfume a uma distância de 15 a 20 cm aproximadamente;
- direcione as borrifadas ao dorso, evitando a região da cabeça, em especial a área dos olhos;
- seja comedido na quantidade. De acordo com a especialista, é possível usar entre 2 e 3 borrifadas de perfume para cada 10 kg, no máximo.
Perfume para cachorro: usar ou não usar?
Sim, você pode passar perfume em cachorro após o banho, uma vez por semana. Já se o motivo para o uso do perfume é mascarar odores desagradáveis, saiba que a prática não é recomendada e existem produtos que auxiliam em como deixar o cachorro cheiroso por mais tempo.
“O perfume não limpa o animal, apenas disfarça maus odores. Para auxiliar na limpeza e no controle de odores entre os banhos, o ideal é utilizar algum produto de banho a seco”, orienta a Dra. Mariana.
Finalmente, se o seu cachorro apresenta mau cheiro mesmo com banhos semanais, o melhor é levá-lo para um check-up. Alguns problemas de saúde podem estar por trás de alterações na pele que provocam o mau cheiro. Por isso, é importante investigar para saber como deixar o cachorro cheiroso.
Agora que você já sabe se pode passar perfume em cachorro e quais são as recomendações necessárias, é hora de higienizar o peludo de maneira adequada. Aproveite para conferir os conteúdos exclusivos da Petz sobre higiene e saúde animal!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário