Cachorros

Manchas marrons na barriga do cachorro: o que pode ser?

Publicado em 11 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

As manchas marrons na barriga do cachorro são relativamente comuns. Na maioria das vezes, esta condição não representa perigo para o pet. Entretanto, é necessário estar atento, já que, em alguns cenários específicos, as alterações na pele podem significar doenças e problemas de saúde. 

Cachorro deitado no chão com um olhar triste.

Com o conhecimento correto, você identifica quando o seu peludo precisa de ajuda! Pensando nisso, consultamos uma médica-veterinária para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema. Continue lendo para conhecer seis respostas sobre manchas marrons na barriga do cachorro! 

1. Manchas marrons na barriga do cachorro: é normal?

Se você notou algumas manchas na barriga do cachorro durante uma sessão de cafunés, provavelmente, questionou se elas são perigosas. A Dra. Mariana Lyra, médica-veterinária da Petz, especialista em dermatologia, explica que, na verdade, esta característica é comum nos cães. 

“É perfeitamente normal que o pet apresente algumas manchas, especialmente na região da barriga”, afirma. Dessa forma, não há motivos para pânico! Muito provavelmente, esse é apenas mais um charme do seu filho de quatro patas. 

2. Quais raças são mais propensas às manchas?

Apesar de ser uma característica comum de diversos pets, as manchas marrons na barriga do cachorro aparecem com mais frequência em algumas raças. “Geralmente, isso ocorre em cães de pele mais clara”, comenta a Dra. Mariana. Entre as raças mais comuns, a especialista destaca: 

  • Poodle;
  • Shih tzu;
  • Maltês.

Assim, se você está se perguntando o que são aquelas manchas escuras na barriga do cachorro Maltês, não precisa se preocupar. Trata-se de uma característica do seu peludo! 

3. Manchas marrons na barriga do cachorro: quando devo me preocupar? 

Como vimos, na maioria das vezes, as manchas na pele do cachorro são inofensivas. Entretanto, em alguns cenários, esse pode ser um sinal de doenças de pele. Para você saber diferenciar cada caso, a Dra. Mariana explica quais características indicam um problema de saúde. 

“Se as manchas aumentarem de tamanho ou adquirirem formato elevado na superfície cutânea, ou seja, aquelas pintinhas com texturas, que ficam um pouco ‘altas’ na pele, pode ser sinal de problema”, afirma. 

Além disso, a especialista diz que sangramentos, machucados ou secreções devem ser investigados imediatamente por um veterinário. Assim, fique de olho na pele do seu amigo. Ao notar qualquer um dos sintomas acima, busque um profissional o mais rápido possível. 

4. Quais são as doenças associadas às manchas na pele do cachorro? 

Na maioria das vezes, as manchas na pele de cachorro estão associadas a doenças de pele. A Dra. Mariana comenta que, em alguns casos, são problemas simples, como alergias ou irritações. 

Pug deitado no chão com um olhar triste.

“Também podem ocorrer em decorrência de trauma crônico, quando um objeto faz fricção ou atrito, como, por exemplo, a coleira”, afirma. Porém, em alguns cenários, as manchas na pele do cachorro podem indicar doenças mais graves. As mais comuns são: 

  • infecções fúngicas ou bacterianas;
  • doenças hormonais;
  • neoplasias ou tumores cutâneos.

Em outras palavras, o cachorro com manchas escuras na pele pode estar com uma simples reação alérgica, uma infecção bacteriana ou até um câncer de pele. Justamente por isso, é importante buscar um veterinário ao notar alteração na região. 

5. Como o diagnóstico é realizado? Qual é o tratamento? 

Ao receber um pet com manchas marrons na barriga, o veterinário realiza um exame clínico. Esta primeira fase consiste em analisar a região, percebendo as características da pele e da mancha. 

Caso ache necessário, o especialista pede exames complementares, como citologia ou biópsia. O tratamento depende do diagnóstico. Nos cenários mais simples, a aplicação de uma pomada pode ser o suficiente. 

Já nos casos de tumores, o tratamento é mais complexo, envolvendo, muitas vezes, intervenção cirúrgica. A única pessoa capaz de receitar o tratamento correto é um veterinário de confiança. Por isso, não deixe de buscar ajuda profissional. 

6. Como evitar as manchas marrons na barriga do cachorro

A prevenção é sempre o melhor caminho quando o assunto é saúde e bem-estar! Pensando nisso, perguntamos para a Dra. Mariana qual é a melhor forma de evitar as manchas e as possíveis doenças de pele. 

“As máculas ou as manchas podem acometer o cão em decorrência de exposição solar prolongada. Por isso, aparecem mais em regiões com menos pelo”, afirma a especialista. Nesse sentido, a melhor forma de prevenir complicações é evitando a luz solar em excesso. 

A dica é passear com seu pet apenas quando o sol não está tão agressivo, ou seja, antes das 10h ou depois das 16h. Outro ponto importante é passar protetor solar canino em seu amigo, um produto facilmente encontrado nas lojas da Petz. 

Por fim, lembramos da importância de realizar consultas rotineiras com um veterinário. Ao receber o pet regularmente, o profissional monitora a saúde do animal e percebe o surgimento de qualquer doença! 

Cachorro deitando no sofá olhando com um olhar triste para a câmera.

Agora que você já sabe mais sobre manchas marrons na pele do cachorro, pode cuidar do seu peludo com mais responsabilidade! Aproveite para conferir outras dicas e conteúdos exclusivos aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog