Dourado é peixe de água doce ou salgada? Saiba mais sobre essa criação!
Publicado em 11 de outubro de 2022Tempo de leitura: 4min
Muitas pessoas ainda têm dúvida se o dourado é peixe de água doce ou salgada. Hoje, você vai saber quais são as espécies e se é possível ter um no aquário, já que ele pode variar de tamanho.
Além disso, vamos contar tudo sobre o dourado, chamado cientificamente de Salminus brasiliensis, incluindo a melhor maneira para o desenvolvimento no aquário. Assim, você cuida do seu pequeno nadador sem dúvidas!
Dá para criar um aquário de água salgada em casa?
O planeta Terra é composto por água em mais de 70%. Desse modo, existem diversas espécies de peixes de água salgada e doce. Contudo, é importante saber que eles não sobrevivem se forem colocados onde não seja próprio do habitat.
Criar um peixe de água doce é mais fácil. Ainda assim, algumas considerações devem ser avaliadas em relação ao pH da água, já que, possivelmente, você vai usar a água da torneira. Além disso, a temperatura do aquário deve ser avaliada.
Caso você tenha se encantado com um peixe de água salgada, também é possível criá-lo em um aquário. Entretanto, para isso, você precisa saber a quantidade ideal de sais marinhos misturados à água doce.
Desse modo, antes de saber se dourado é peixe de água doce ou salgada, é importante consultar um especialista. Ele pode te ajudar a montar seu aquário de acordo com as características da espécie que você escolheu.
Quais são as espécies de dourado?
No Brasil, é possível encontrar algumas espécies desse nadador, por isso muitos têm dúvida se dourado é peixe de água doce ou salgada. O mais incrível é que ele pode ser de ambos habitats.
Entretanto, os peixes ornamentais são de água doce. Isso porque algumas espécies crescem bastante e não devem ser criadas em aquários pequenos. Um deles é o kinguio, mutação das carpas, segundo especialistas.
Kinguio: peixe-dourado ornamental
O peixe-dourado ornamental é mais conhecido como kinguio, cuja espécie é Carassius auratus. É fácil criá-lo em aquários, sendo um dos tipos de peixe de água doce.
O kinguio é um tipo de carpa, mas pode ser criado sem problemas em aquários. Ele possui características diferentes da carpa, como peso, nadadeiras caudais e dificuldade em nadar.
Ele pode crescer até 25 cm em lagos ou aquários grandes e deve viver com outros da espécie. O ideal é que um aquário com 3 kinguios tenha no mínimo 200 litros de água. Com os cuidados adequados de criação, um kinguio pode viver até 30 anos.
Além do dourado, o kinguio pode ser encontrado em outras cores, como amarelo, branco, cinza, marrom, preto, vermelho e combinações entre as cores com pintas.
De onde surgiu o peixe-dourado?
Estima-se que o peixe-dourado surgiu na China, há mais de 2 mil anos, a partir das carpas. Entretanto, para chegar ao que conhecemos hoje, houveram diversas cruzas seletivas.
Antigamente, as carpas tinham um tom cinza, mas, hoje, são encontradas em diversos padrões. Algumas, por exemplo, são vermelhas, douradas, pretas, brancas, verdes, azuis e manchadas com essas cores.
As carpas também se adaptam a aquários, mas assim como os kinguios, precisam de espaço para se desenvolver. Além do dourado ornamental e da carpa, existem outras espécies. A partir delas, você pode dizer qual dourado é peixe de água doce ou salgada. Veja em seguida!
Salminus maxillosus
A espécie de dourado Salminus maxillosus é conhecida popularmente como pirajuba ou piraju. Ela vive em cardumes, sendo encontrada principalmente em cachoeiras e corredeiras.
Os locais com maior presença do dourado pirajuba são: Rio São Francisco, Rio Doce e bacias do Paraná. A principal característica é a escama dourada. Além disso, essa espécie possui dentes caninos e pode pesar mais de 20 k ao alcançar 1 metro de comprimento.
Brachyplatystoma flavicans
Essa espécie pode chegar a mais de 1,5 m de comprimento. Esse peixe-dourado de rio é encontrado com facilidade na Bacia Amazônica, mas não possui escamas, como o exemplo anterior.
É um tipo de peixe-couro, cujo corpo possui a cor dourada, mas a cabeça é prateada. Ele pode chegar a pesar ainda mais que o anterior, alcançando acima de 25 kg.
Coryphaena hippurus
O dourado-do-mar, Coryphaena hippurus, é um peixe bastante arisco, entretanto, um dos mais bonitos da espécie. Além da cor dourada, ele é encontrado em verde e azul.
Agora, você já sabe dizer se o dourado é um peixe de água doce ou salgada. Como visto, essa resposta depende da espécie, pois algumas podem ser ornamentais e criadas em aquários, enquanto outras precisam de muito espaço para se desenvolver. Continue descobrindo curiosidades sobre esse nadador aqui, no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário