Como saber a raça do meu gato? Principais diferenças entre raças semelhantes
Publicado em 20 de abril de 2020Tempo de leitura: 6min
No Brasil, 80% dos gatos domésticos são os famosos SRDs, ou seja, sem raça definida. Por esse motivo, muita gente não tem conhecimento sobre os diferentes tipos de bichanos. Devido a isso, os pets mais similares podem ser confundidos, e muita gente se pergunta: “Como saber a raça do meu gato?”.
Por esse motivo, separamos as principais diferenças físicas entre alguns gatos para ajudar a identificar cada um dos pets. Assim, não haverá dúvidas quanto às suas origens, personalidades e características.
Norueguês da Floresta e Maine Coon
Os felinos de ambas as raças são dóceis, inteligentes e principalmente enormes quando comparados ao tamanho médio dos bichanos. No entanto, eles possuem muitas diferenças que ajudam a distinguir cada um.
Diferenças entre Norueguês da Floresta e Maine Coon
A origem dos dois bichanos não é completamente conhecida. O que se sabe é que tanto o Norueguês da Floresta quanto o Maine Coon estariam entre as raças de gato mais antigas do mundo.
Enquanto o Norueguês da Floresta teria surgido na Noruega, acredita-se que o gato Maine Coon tenha surgido como resultado do cruzamento entre antigos bichanos americanos de pelo curto com europeus de pelo longo.
Nesse sentido, muitos especialistas não descartam a possibilidade de o Maine Coon ser descendente do Norueguês. Seja como for, a verdade é que ambos são exemplos de raça de gato grande, devido ao seu tamanho maior que o normal.
Além disso, ambos possuem pelos longos, cabeça de formato anguloso e rabo bem comprido. Porém, alguns aspectos diferenciam um pet do outro. Portanto, é importante reparar se o gato Norueguês da Floresta apresenta algumas características, como:
- O formato da cabeça lembra um triângulo equilátero invertido;
- Visto de perfil, o focinho é reto, similar a uma pista de esqui;
- Os olhos são gentis e amendoados;
- As patas traseiras são mais altas que as dianteiras;
- O pet tem dupla camada de pelo: uma de pelos longos e grossos e outra de pelos curtos e rentes à pele,
- Apesar de amigável, o bichano é muito independente e procura menos o tutor para carinho.
Já nos casos do Maine Coon, as principais diferenças na aparência do pet quando comparado ao Norueguês da Floresta são:
- A cabeça tem formato de cunha, com maçãs do rosto altas;
- Visto de perfil, o focinho é levemente curvo;
- Os olhos são abertos e ovais, frequentemente com um “delineado” preto ao redor;
- As patas traseiras e dianteiras têm a mesma altura;
- O pet tem apenas uma camada de pelos compridos e sedosos,
- Mesmo com a independência típica dos gatos, ele é muito companheiro e apegado ao tutor.
Birmanês e Himalaio
Cabeça larga e arredondada, corpo robusto, olhos azuis, pelagem com padrão semelhante à do siamês, mas bem mais farta. Assim são os bichanos dessas raças tão queridas.
Apesar disso, se você se pergunta como saber a raça do meu gato e está em dúvidas entre essas duas, é possível notar diferenças notáveis quando comparado um ao outro.
Diferenças entre Birmanês e Himalaio
Se a origem do Birmanês não é totalmente conhecida, a do Himalaio está muito bem documentada. Diferentemente do que o nome faz pensar, a raça não surgiu no Himalaia, mas sim no Reino Unido, a partir de cruzamentos estratégicos entre os gatos de raça persa e siamês.
Segundo consta, o nome seria uma referência às cores de outros animais, como o coelho do Himalaia. Já no caso Birmanês, ele sim teria surgido na Ásia. Apesar disso, seu reconhecimento só aconteceu na França, por volta de 1925.
Por suas características e também devido à sua localização geográfica original, alguns especialistas sugerem que o Birmanês também tenha surgido do resultado de um cruzamento entre o gato persa e siamês.
Entre os aspectos que caracterizam o gato Himalaio, é possível notar em sua aparência certas particularidades que o diferenciam do Birmanês, como, por exemplo:
- O focinho é mais curto e largo;
- O pescoço também é curto e forte;
- Os olhos azuis são bem separados um do outro;
- A cauda é grossa e proporcional ao corpo,
- O pelo é longo e fininho.
Já no gato Birmanês não estão presentes os atributos citados acima. Porém, apresenta outras diferenças que o distinguem, ajudando a responder a dúvida sobre como saber a raça do meu gato, entre elas:
- O focinho é mais alongado;
- O pescoço tem comprimento médio e é musculoso;
- Os olhos azuis arredondados são mais juntos que os do Himalaio;
- A cauda tem comprimento médio e lembra uma pluma;
- O pelo é um pouco mais curto, de médio para longo,
- Marca branca nas patas, como se usasse luva.
British Shorthair e Scottish Fold
Além do nome complicado, os dois pets têm em comum o fato de não terem um padrão único para a pelagem, o que, para muita gente, acaba dificultando a tarefa de diferenciá-los.
Diferenças entre British Shorthair e Scottish Fold
Embora os dois gatos estejam entre os mais caros do mundo, a verdade é que tanto o British Shorthair quanto o Scottish Fold têm uma origem bem modesta. Apesar de atualmente ser considerada a raça mais antiga do Reino Unido, o British Shorthair só passou a ser reconhecido formalmente em 1980.
Já o Scottish Fold surgiu quando um fazendeiro escocês avistou uma gata branca com as orelhinhas dobradas que lembravam as de um urso. A partir daí, tiveram início diversos cruzamentos, incluindo com gatos Shorthair.
Apesar disso, ao se questionar “como saber a raça do meu gato?”, saiba que o British Shorthair possui traços distinto quando comparado com o Scottish Fold, por exemplo:
- Esse gato é de médio a grande porte, com peso até 8 kgs;
- O corpo é forte e compacto;
- As patas são mais curtas, dando a ele um visual mais atarracado;
- A cabeça é plana;
- A cauda é curta, grossa e tem a ponta arredondada,
- As orelhas são triangulares e erguidas.
Para saber se é um Scottish Fold, é necessário observar alguns aspectos. Entre eles:
- O gato é um pouco menor, sendo considerado de médio porte;
- O corpo tem aspecto fofo e arredondado;
- As patas são proporcionais ao corpo;
- A cabeça é mais arredondada, com focinho curto;
- A cauda varia de tamanho médio a longo,
- As orelhas são mais separadas, menores, e podem apresentar dobra única, dupla ou tripla.
Depois de entender a diferença entre os bichanos e de responder a pergunta sobre como saber a raça do meu gato, confira o blog da Petz para outras curiosidades e dicas sobre pets.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário