Você sabe se cachorro tem memória? Confira este artigo e saiba mais sobre o assunto!
Publicado em 09 de maio de 2022Tempo de leitura: 5min
Como é de conhecimento geral, a mente dos seres humanos é bastante desenvolvida quando comparada às de outros animais. No entanto, isso não significa que os bichinhos ficam muito atrás. Você sabia, por exemplo, que cachorro tem memória?
É isso mesmo! Estudos indicam que os peludos também têm a capacidade de associar acontecimentos passados com o presente — por mais que esse processo não ocorra da mesma forma que acontece conosco. Dessa forma, é possível afirmar que, assim como você, seu cachorro lembra das coisas.
Isso pode não parecer novidade, visto que muitos tutores sabem que seus bichinhos seguem comandos e reconhecem uma série de elementos do passado. No entanto, a ciência foi um pouco além e percebeu que o cachorro tem lembranças de eventos pontuais, sendo um dos poucos animais com essa capacidade.
Já que cachorro tem memória, como funciona esse mecanismo na mente dos pets? Quais estudos foram feitos para comprovar essa tese? A seguir, você confere essas e muitas outras informações sobre o assunto. Assim, você vai poder tirar todas as dúvidas sobre a incrível mente do seu amigão ou amigona de quatro patas!
Memória em cães: interesse científico
Segundo uma pesquisa publicada em 2016 no periódico científico Current Biology, os cães podem, sim, lembrar de eventos pontuais do passado. Para comprovar essa teoria, uma pesquisa foi feita pelo MTA – ELTE Comparative Ethology Research Group, em Budapeste, na Hungria.
Para saber se cachorro tem memória episódica (capacidade de “voltar” a um determinado momento do passado), 17 animais de raças diferentes foram submetidos a uma série de testes. Neles, os peludos eram estimulados a repetir ações realizadas por seus tutores, como subir em cadeiras ou encostar em objetos.
Nos resultados obtidos, 94,1% dos animais imitaram seus tutores quando ouviram a palavra “faça” depois de algum tempo. Já 58,8% dos pets repetiram as ações um minuto após terem sido realizadas. Por fim, 35,3% conseguiram fazer o gesto solicitado uma hora depois de terem aprendido.
Isso mostra que, com o tempo, a memória de cachorro vai “enfraquecendo” e se lembrando menos de determinados acontecimentos. De qualquer forma, o estudo indicou que os pets têm, sim, uma espécie de memória episódica, visto que alguns se lembraram dos eventos tempos depois.
Mesmo a pesquisa indicando que os animais se recordam de determinados acontecimentos, a complexidade de sua memória não pode ser determinada. Não se sabe ao certo quais detalhes dos eventos foram memorizados pelos pets, como: quem estava envolvido? Quais objetos estavam lá? Quais barulhos foram ouvidos?
Quanto tempo dura a memória de um cachorro?
Como visto, estudos indicam que cachorro tem memória. No entanto, por se tratarem de pesquisas relativamente recentes, é difícil afirmar com precisão quão complexo é esse sistema nos pets. Afinal, muitas informações ainda precisam ser avaliadas e teorias testadas.
Sendo assim, não é possível afirmar com precisão quanto tempo dura a memória de um cachorro. Eventos sem qualquer importância podem acabar se perdendo com facilidade na mente dos bichinhos, mas é pouco provável que eles esqueçam seus donos com facilidade. Ou seja, se sua preocupação é viajar e deixar o pet alguns meses em casa, fique tranquilo: ele ainda lembrará de você na volta!
Inclusive, existem casos em que os animaizinhos passaram longos períodos de tempo longe de seus tutores e, ainda assim, os reconheceram ao se reencontrarem. Assim, é fato que os bichinhos tendem a lembrar de experiências marcantes com muito mais facilidade, sejam elas boas ou ruins.
A mente dos cães
Como visto, cães têm memória, e a complexidade de suas mentes é muito maior do que se acreditava. Por mais que os tutores saibam que seus mascotes são bem inteligentes, alguns detalhes podem acabar passando despercebidos no dia a dia.
Alguns estudos, inclusive, revelam que há esforço por parte dos pets para se comunicarem com humanos. A Universidade Emory, nos Estados Unidos, já registrou maior atividade na região auditiva dos cérebros dos peludos quando seus tutores tentavam ensinar novos comandos.
Segundo a pesquisa, mesmo sem poder raciocinar, seu animalzinho de estimação se esforça ao máximo para entender o que você está dizendo. Isso mostra como suas mentes são poderosas e estão sempre trabalhando para absorver novas informações e também para que eles possam agradar seus tutores.
É fato, no entanto, que experiências marcantes e repetitivas são lembradas com mais facilidade pelos bichinhos. Por isso, é possível ensinar uma série de truques a eles com reforço positivo e guloseimas. Afinal, eles passam a associar “obediência” com “recompensa”.
Esperamos que tenha gostado de saber que cachorro tem memória — e que, aparentemente, ela é mais complexa do que se imaginava. Se tiver outras dúvidas sobre seu peludo, não deixe de continuar explorando o blog da Petz. Temos muitos artigos interessantes sobre cães e outros animais por aqui!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário