Comportamento

“Por que os gatos mordem quando fazemos carinho?”: entenda o comportamento

Publicado em 09 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Um gesto perfeitamente carinhoso para os tutores, como um bom cafuné, pode ser interpretado como uma ameaça pelos bichanos. Por outro lado, partindo da outra ponta, muitos tutores se perguntam “por que os gatos mordem quando fazemos carinho?”.

Será que é um sinal de que ele está gostando ou, ao contrário, indica que não está confortável com a situação? Entenda o que as mordidas do gato significam quando o tutor faz carinho e como os gatos demonstram afeto.

por que gatos nao gostam de carinho na barriga meio

Afinal, os gatos gostam ou não de receber carinho?

De acordo com a Dra. Juliana Damasceno, doutora em Psicobiologia e fundadora da WellFelis Comportamento e Bem-Estar Felino, não é verdade que os gatos não gostem de receber carinho. Então, por que os gatos mordem?

Para a especialista, o mal-entendido está no fato de a comunicação deles ser muito diferentes da dos cães, que costumam ter menos receio do contato direto. Manter-se ereto, olhar nos olhos do bichano e aproximar-se avidamente do pet, por exemplo, são atitudes ameaçadoras, vistas como sinal de confronto.

Em vez disso, ao travar contato com um gatinho pela primeira vez, procure abaixar-se ao nível dele, desviar o olhar e oferecer as costas da mão ou ponta dos dedos para o bichano cheirá-la.

Em seguida, aguarde para ver como o bichano vai reagir. Conforme explica a especialista, orelhinhas levantadas e rabo para cima são sinais de que ele está aberto para interagir com você e receber carinho, o que também deve ser feito de maneira pensada para respeitar os limites e as preferências da espécie e do pet.

O que quer dizer quando o gato morde ao receber carinho?

O que todos os tutores querem saber é “por que os gatos mordem quando fazemos carinho?” Não existe uma resposta única e definitiva para essa pergunta. Gatos mordem por carinho também, mas da mesma forma que eles podem estar gostando, a reação também pode ser um incômodo acentuado.

Assim, para saber diferenciar uma situação da outra, é preciso estar atento a outros sinais emitidos pelo bichano, como postura corporal. Veja os principais motivos que explicam por que o gato morde ao receber carinho.

Convite à brincadeira

Apesar de a fofura, os gatos são como pequenas feras que mantêm muito dos instintos dos ancestrais felinos. Nesse sentido, merece destaque a tendência inata à caça, o que explica por que os bichanos gostam tanto de perseguir pequenos animais, como insetos.

gato mordendo

Quando os tutores usam o braço e a mão para fazer carinho, muitos bichanos podem encarar o gesto como um convite para brincar. Afinal, para eles, é muito divertido e estimulante quando as pessoas se mexem e retiram o braço após levarem uma mordiscada. A reação é tida como uma simulação de uma presa em fuga para eles.

Dito de outro modo, dependendo da maneira como o carinho é feito, pode instigar os instintos comportamentais de caça do pet, o que não é de todo ruim. Entretanto, existem outras maneiras melhores, menos dolorosas e arriscadas de fazer isso.

Por exemplo, da próxima vez que isso acontecer, é interessante estar com uma varinha curta que você possa movimentar, simulando uma presa para redirecionar a atenção do pet. Muitos tutores perguntam “por que os gatos mordem quando fazemos carinho?”, mas, às vezes, é só vontade de brincar!

Cócegas intensas

Muitas pessoas já passaram pela experiência de se deparar com um gatinho que se deita no chão com a barriga para cima, como se estivesse pedindo por carinho nessa região do corpo. Porém, assim que alguém passa a mão no abdômen do pet, ele começa a morder ou até a arranhar o braço, o que pode ser bastante doloroso.

Conforme explica a Dra. Juliana Damasceno, quando o gato vira a barriga para alguém, de fato, está indicando que se sente seguro na presença daquela pessoa e receptivo a receber carinhos dela.

A questão é que, ao contrário do que é intuitivo, esse carinho não deve ser feito na barriga, visto que essa região é extremamente sensível. “Eles sentem como se fosse uma cócega bem grande no local, por isso costumam atacar quando alguém coloca a mão ali”, explica a especialista.

Medo ou incômodo

Certas atitudes carinhosas podem ser vistas como extremamente ameaçadoras para os bichanos. É o caso da insistência em pegar ativamente o bichano no colo, por exemplo.

Isso porque, apesar de serem habilidosos predadores, os felinos são presas na natureza. Ao serem pegos por alguém no colo, a sensação que eles têm é serem apreendidos por predadores. Isso explica exatamente por que os gatos mordem quando fazemos carinho: podem achar que é uma ameaça.

Nas situações em que é necessário pegar o pet no colo, quando o veterinário precisa fazer uma avaliação clínica, a recomendação é dar apoio para as patas traseiras com a mão e para as patas dianteiras com o braço, mantendo o bichano de costas para você.

Outros tipos de carinho que podem ser vistos como ameaçadores pelos gatos são afagos no topo da cabeça e na base da cauda, o que pode ser incômodo para alguns.

Entre as melhores regiões para fazer carinho nos bichanos, a cabeça, as bochechas e o queixo estão no top 3. Isso desde que o pet se mostre receptivo a essa interação. Lembrando que a intensidade do carinho deve ser um pouco mais forte, como se fosse uma esfregação nessas áreas.

Normalmente, os gatos preferem carinhos durante curto período. Portanto, ofereça carinhos com uma frequência maior, mas com curta duração. Agora que você entende algumas das razões do por que os gatos mordem quando fazemos carinho, que tal conferir mais publicações do blog da Petz? Não deixe de conferir também esse vídeo da Petz TV para entender mais sobre o comportamento dos felinos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog