Cachorros

Você sabe se cachorro tem memória? Confira este artigo e saiba mais sobre o assunto!

Publicado em 18 de fevereiro de 2025

Tempo de leitura: 6min

A mente dos seres humanos é bastante desenvolvida quando comparada à de outros animais. No entanto, isso não significa que os pets ficam muito atrás. Você sabia, por exemplo, que cachorro tem memória?

Cachorro deitado na grama.

Estudos indicam que ele também tem a capacidade de associar acontecimentos passados com o presente — por mais que esse processo não ocorra da mesma forma que acontece com seres humanos. Então, é possível afirmar que, sim, os cães têm memória.

Isso pode não parecer novidade, visto que muitos tutores sabem que seus animais seguem comandos e reconhecem uma série de elementos. No entanto, a ciência foi um pouco além e percebeu que o cachorro tem lembranças de eventos pontuais, sendo um dos poucos animais com essa capacidade.

Já que cachorro tem memória, como funciona esse mecanismo na mente dos pets? Quais estudos foram feitos para comprovar essa tese? A seguir, você confere essas e muitas outras informações sobre o assunto. Continue lendo e saiba mais sobre a mente do cão!

Memória em cães: interesse científico

Segundo uma pesquisa publicada em 2016 no periódico científico Current Biology, os cães podem lembrar de eventos pontuais do passado. Para comprovar essa teoria, uma pesquisa foi feita pelo MTA – ELTE Comparative Ethology Research Group, em Budapeste, na Hungria.

Para saber se cachorro tem memória episódica (capacidade de “voltar” a um determinado momento do passado), 17 animais de raças diferentes foram submetidos a uma série de testes. Neles, os cães eram estimulados a repetir ações realizadas por seus tutores, como subir em cadeiras ou encostar em objetos.

Nos resultados obtidos, 94,1% dos animais imitaram seus tutores quando ouviram a palavra “faça” depois de algum tempo. Já 58,8% dos pets repetiram as ações um minuto após terem sido realizadas. Por fim, 35,3% conseguiram fazer o gesto solicitado uma hora depois de terem aprendido.

Isso mostra que, com o tempo, a memória do cachorro vai “enfraquecendo” e se lembrando menos de determinados acontecimentos. De qualquer forma, o estudo indicou que os pets têm, sim, uma espécie de memória episódica, visto que alguns se lembraram dos eventos tempos depois.

Mesmo a pesquisa indicando que os animais se recordam de determinados acontecimentos, a complexidade de sua memória não pôde ser determinada. Por exemplo, não foi possível saber se cachorro tem memória afetiva. Também não se sabe ao certo quais detalhes dos eventos foram memorizados pelos pets, como: quem estava envolvido, quais objetos estavam lá e quais barulhos foram ouvidos.

Curiosidades sobre o comportamento cognitivo dos cães

Você sabia que os cães têm capacidades cognitivas que vão além do que imaginamos? Aqui estão algumas curiosidades incríveis sobre o comportamento cognitivo desses animais.

  • Entendimento de palavras: estudos mostram que alguns cães conseguem aprender e reconhecer até 200 palavras;
  • Resolução de problemas: cães são capazes de solucionar desafios simples, como abrir portas ou acessar alimentos escondidos, usando tentativa e erro;
  • Empatia: pesquisas indicam que cães conseguem perceber emoções humanas, reagindo de maneira diferente quando seus tutores estão felizes ou tristes;
  • Senso de justiça: em testes, cães demonstraram sentir ciúmes ou indignação quando não recebem a mesma recompensa que outro cão ao realizar a mesma tarefa.

Essas habilidades mostram que, além de memória, os cães têm uma incrível capacidade de adaptação e aprendizado.

Cachorro deitado na cama.

Quanto tempo dura a memória de um cachorro?

Como visto, estudos indicam que cachorro tem memória. No entanto, é difícil afirmar com precisão quão complexo é esse sistema nos pets. Afinal, muitas informações ainda precisam ser avaliadas e várias teorias precisam ser testadas.

Sendo assim, não é possível saber se cachorro tem memória de longo prazo. Eventos sem qualquer importância podem acabar se perdendo com facilidade na mente do animal, mas é pouco provável que ele esqueça os tutores. Se sua preocupação é passar um tempo fora, sem o pet, fique tranquilo: ele ainda lembrará de você na volta.

Inclusive, existem casos em que os pets passaram longos períodos longe de seus tutores e, ainda assim, reconheceram os humanos no reencontro. Isso porque, aparentemente, os cachorros tendem a lembrar de experiências marcantes (boas ou ruins) com muito mais facilidade.

Como estimular a memória dos cães?

Mesmo na dúvida se o cachorro tem memória curta ou não, estimular a memória dos cães é uma forma de manter suas mentes ativas e saudáveis. Confira algumas dicas práticas.

  • Brincadeiras interativas: fazer brincadeiras como esconde-esconde ou atividades de encontrar objetos ajuda os cães a trabalhar a memória;
  • Treinamentos frequentes: reforçar comandos básicos regularmente fortalece o aprendizado e a memória;
  • Novos desafios: introduzir novas brincadeiras ou ensinar truques estimula o cérebro do cão continuamente.

A mente dos cães

Por mais que os tutores saibam que seus animais são bem inteligentes, alguns detalhes podem acabar passando despercebidos no dia a dia. Estudos, inclusive, revelam que há esforço por parte dos pets para se comunicar com humanos.

A Universidade Emory, nos Estados Unidos, já registrou maior atividade na região auditiva dos cérebros dos pets quando seus tutores tentavam ensinar novos comandos.

Segundo a pesquisa, mesmo sem poder compreender a linguagem, seu animal de estimação se esforça ao máximo para entender o que você está dizendo. Isso mostra como suas mentes são poderosas e estão sempre trabalhando para absorver novas informações e agradar seus tutores.

No entanto, experiências marcantes e repetitivas são lembradas com mais facilidade. Por isso, é possível ensinar uma série de truques com reforço positivo e guloseimas. Afinal, os animais passam a associar “obediência” com “recompensa”.

Cachorro passando a língua no focinho.

Gostou de saber que cachorro tem memória, e que aparentemente ela é mais complexa do que se imaginava? Para treinar ou ensinar truques ao pet, você pode contar com o Cão Cidadão, que oferece serviços de adestramento para diversos animais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog