É comum pensar que os cães cruzam apenas no estado de maior receptividade sexual das fêmeas, pois a função desse processo, para os animais, é apenas reprodutiva. Porém, isso pode acontecer fora desse período? Venha entender se cachorro cruza fora do cio.
Existem algumas perguntas sobre essa temática. Como funciona o cio de cachorro? Mesmo após castrados, eles podem cruzar? Quanto tempo dura o ciclo da fêmea e em que fase ela pode engravidar? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas a seguir!
O que é o cio?
O cio das cachorrinhas corresponde ao período menstrual das mulheres, sinalizando que as cadelas estão na maturidade sexual e prontas para acasalar. As fêmeas de porte pequeno geralmente atingem a maturidade sexual (primeiro cio) entre 6 e 9 meses. Já as de porte grande têm por volta dos 12 meses.
Durante o cio, as fêmeas exalam odores que atraem os machos e sinalizam que aceitam acasalar — apenas nesse período. Já os machinhos não castrados, quando estão na maturidade sexual, sempre procuram pelas cadelas.
Alterações de comportamento durante o cio
Durante o cio, as cadelas apresentam algumas alterações de comportamento, ficando mais agitadas, agressivas e desobedientes. Elas podem não aceitar outras fêmeas por perto.
Os machos, na maturidade sexual, também apresentam alterações no comportamento, como agressividade, principalmente com outros machinhos. Eles se tornam territorialistas e passam a levantar as patas para urinar.
Quanto tempo dura o cio das cadelas?
Esse período acontece a cada seis meses, com duração de cerca de 21 dias. Ele pode variar de uma cadela para outra: a duração do cio pode chegar a até quatro semanas.
Porém, não é durante todo o período do ciclo estral que a cadela no cio aceita o macho. Durante a fase de proestro, por exemplo, ela ainda não permite ser montada.
Já no período do estro, o cio propriamente dito, a fêmea se torna dócil e já aceita ser montada pelo macho. Essa fase dura apenas cerca de nove dias. Então, se o cachorro cruza fora do cio, algo está fora da normalidade!
Como saber se a cachorra está no cio?
Além das alterações de comportamento citadas acima, como agressividade e docilidade no período de receptividade ao macho, existem algumas mudanças no corpo da cadela durante esse período. Veja alguns sinais:
- mamas edemaciadas;
- vulva edemaciada;
- secreção sanguinolenta na vulva.
Para evitar que a cadela engravide, o tutor deve mantê-la longe dos cães machos. Também é indicado castrá-la, para que ela não sofra os incômodos desse período, nem contraia possíveis doenças, como piometra (infecção uterina) e tumores de mama.
Além disso, a cadela pode engravidar na primeira cruza, pois atinge a maturidade sexual a partir do primeiro cio. Portanto, é preciso tomar cuidados e medidas de prevenção para evitar que isso aconteça, se não for o plano.
Afinal, os cães podem cruzar fora do cio?
Os cães machos não têm um momento determinado para cruzar. Já as fêmeas produzem os hormônios para a cruza em períodos específicos. Então, se o cachorro cruza fora do cio, algo está errado!
Uma informação importante é que se o macho for castrado e apresentar comportamento de monta, ou se a fêmea estiver receptiva ao machinho fora do cio, não há possibilidade de ela engravidar!
Causas para os machos cruzarem após a castração
Como já vimos, cachorro cruza fora do cio, mas isso é um comportamento anormal que precisa ser investigado em cães castrados. Uma das causas possíveis são condições comportamentais. O hábito de monta, por exemplo, é uma alteração psicológica.
As alterações hormonais também são comuns. Elas podem ser causadas por tumores, como o de testículo (sertolinoma). Em alguns cães, até mesmo uma quantidade de hormônios masculinos dentro da normalidade pode causar a vontade de cruzar e estimular o ato de reproduzir.
Causas para as fêmeas cruzarem fora do cio
As fêmeas precisam estar em uma fase específica do cio, o estro, para serem receptivas aos machos e cruzarem. Então, como cachorro cruza fora do cio? Confira algumas das doenças que afetam a cruza das fêmeas a seguir.
Ovário policístico
Os cistos podem causar mudanças no ciclo estral das fêmeas. Entre elas, podemos citar o cio prolongado e a secreção vaginal sanguinolenta, atraindo os machos não castrados. Isso pode deixar as cadelas receptivas à cruza.
Infecções vaginais
As fêmeas podem ter infecções vaginais com secreções que atraem os machos devido ao odor. Nesses casos, o ideal é separá-los até que a cadela seja tratada, pois as cruzas podem piorar a infecção.
Agora que você já aprendeu que cachorro cruza fora do cio e as causas para que isso aconteça, veja mais dicas sobre cães, outras espécies e produtos para o seu animal no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário