Coelhos

Coelho-leão: conheça esse peludinho muito fofo

Publicado em 14 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Não é à toa que o coelho-leão tem esse nome: seus pelos compridos na região da cabeça reforçam a semelhança ao rei da floresta. Essa pelugem, além de lembrar o outro animal, é semelhante a uma coroa, deixando o bichinho ainda mais fofo. 

coelho leão branco dentro de uma gaiola.

Para que você conheça tudo sobre o coelho lion head, o blog da Petz preparou um conteúdo bastante especial. Aqui estão todas as suas informações, como comportamento, alimentação, habitat e história. Confira!

Origem do coelho-leão

Essa raça diferentona de coelho surgiu na Bélgica, a partir de cruzamentos de coelhinhos anões. Ela é bastante antiga, e seu desenvolvimento e expansão aconteceram mesmo no Reino Unido. Inclusive, foi o primeiro lugar a oficializar o bichinho, em 1998. 

O reconhecimento do minicoelho-leão ainda ocorre lentamente. Faz pouco tempo que ele ganhou notoriedade mundial, sendo reconhecido em outros lugares além do seus locais de origem e desenvolvimento. 

Características físicas

Por ter sido desenvolvido a partir de raças anãs, o coelho-leão também é pequeno. Ele chega a medir cerca de 30 a 35 cm, sendo chamado de toy. Para acompanhar o tamanho do minicoelho, o peso dele também não é grande, chegando aos dois quilos. 

Destacando-se em seu corpo pequeno estão as grandes orelhas, com quase sete centímetros de comprimento. Ainda assim, o que mais chama atenção no coelho é a sua juba diferente, com pelos longos. 

Características da sua juba

As características do coelho não ficam completas sem explicarmos como é a sua pelagem diferenciada na cabeça. Ao completar seis meses de vida, os pelos tomam uma forma mais macia, deixando a densidade para trás. Quando se torna adulto, esses fios costumam cair, indicando a maturidade.

Pode ser que alguns deles tenham uma pelagem dupla na região, que é mais difícil de sumir quando viram adultos. As cores são variadas, sendo normal encontrar pelos nos tons de branco, laranja, marrom e preto. 

coelho leão pequeno dentro da gaiola.

Temperamento e personalidade

O coelho-leão é um ótimo bichinho para ter em casa e tornar um membro da família. Além de ser extremamente calmo e tranquilo, ele oferece carinho para seus tutores. 

É também muito sociável, até mesmo com estranhos que o visitam. Não é preciso ter medo, apenas apreciar a beleza desse bichinho fofinho e o carinho que ele tem a oferecer. Na verdade, é capaz que o próprio coelhinho fique com medo primeiro! 

É importante o tutor de um coelho-leão fique atento ao estresse que o bichinho pode sofrer, seja por medo ou qualquer outro motivo. Isso porque altos níveis de ansiedade podem prejudicar a saúde do bichinho como um todo. 

Alimentação

Aqui, no blog da Petz, sempre é indicado procurar um veterinário que oriente a alimentação de qualquer tipo de bichinho. É claro que o profissional poderá avaliar o pet de acordo com suas características e estilo de vida, conseguindo fazer uma dieta melhor.

No geral, os coelhos-leão precisam comer ração especial para coelho e podem ganhar mimos saudáveis, como feno, frutas e, claro, cenoura. Qual coelhinho não adora uma cenoura, né?

Além de dar as doses adequadas de comidinha na alimentação do coelho diariamente, ele precisa se manter hidratado. Então, um recipiente livre com água limpa e fresca é o ideal. 

Saúde

Sabemos que os gatos sofrem um pouco com as bolas de pelos, não é mesmo? Com o nosso amigo coelho-leão não é diferente. Devido à quantidade de pelos presentes na região da cabeça, o bichinho acaba engolindo fios e sofrendo com esse problema. Pelo fato dos coelhos não vomitarem, esse problema é resolvido com cirurgia. 

Porém, com os cuidados diários com a pelagem e com o coelho em geral, a incidência de bolas de pelos pode ser bastante reduzida. Mais a frente falaremos sobre tudo o que é preciso fazer para que o pet fique bem diariamente. 

Outros cuidados com o coelho-leão

Todos os cuidados com o minicoelho são fundamentais para que ele se sinta bem e fique confortável. Além disso, com tudo o que precisa, não há chances de ter problemas de comportamento, especialmente com um pet tão calminho. Vamos saber como cuidar dele!

  • Dentes: apesar de não serem considerados roedores, os coelhos possuem uma característica em comum: seus dentes não param de crescer. Por isso, é fundamental proporcionar a eles objetos, como brinquedos, que desgastam os dentinhos da frente, e feno para desgastar os demais; 
  • idas ao veterinário: levar o pet ao especialista é fundamental para o bem-estar dele. O veterinário pode ajudar a montar uma dieta legal, detectar doenças precoces, etc. As vacinas também são fundamentais durante a vida do coelho;
  • pelos: é claro que esses pelos lindos precisam ser escovados com frequência, até mesmo para se manterem em bom estado. Um tutor de um coelho-leão deve penteá-lo, pelo menos, a cada dois dias;
  • habitat: será que a gaiola é o melhor lugar para o coelho lion head? Pode ser que sim, desde que o espaço interno seja bastante amplo e ele possa se movimentar bem. O ideal é um espaço bem grande, como um jardim, para o peludinho se exercitar — fora dos horários mais quentes, claro. 

Para ser tutor de um coelhinho-leão é preciso procurar bastante. Em abrigos para animais, ele pode até ser encontrado, mas as outras espécies de coelhos são mais comuns. 

Dicas e informações para seu bichinho de estimação!

coelho leão com pelagem cinza escura em cima de uma superfície de madeira.

Viu só? Nosso conteúdo trouxe tudo sobre o coelho-leão, e se você quiser ser tutor de um deles, pode consultar essas informações sempre que precisar! O blog da Petz também tem dicas e tudo o que os tutores precisam saber sobre o mundo dos bichinhos. Não deixe de acompanhar! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog