Mancha branca no olho do cachorro: o que pode ser?
Publicado em 14 de março de 2020Tempo de leitura: 5min
Principalmente durante a troca de olhar com os tutores, os olhinhos brilhantes são atributos muito especiais dos cachorros. Por isso mesmo, não é de se estranhar que fiquemos tão assustados quando surge uma mancha branca no olho do cachorro!
Nessas horas, a catarata em cachorro — frequente também entre nós, seres humanos — é o primeiro problema de visão que vem à mente. Mas saiba que ela não é a única causa por trás do esbranquiçamento dos olhos. Descubra abaixo o que pode ser!
Além da catarata: possíveis causas da mancha branca no olho do cachorro
A doença conhecida como catarata ocorre quando o cristalino, uma lente natural cuja função é ajustar o foco do olhar em diferentes distâncias, se torna opaco, em geral devido ao envelhecimento.
Isso ajuda a explicar por que essa é uma das doenças mais lembradas quando o assunto é esbranquiçamento do olho do pet. No entanto, a mancha branca pode ser sintomas também de outras condições, sendo que nem todas levam à cegueira em cachorro.
A seguir, a Dra. Beatriz Helena Bauman Viana, médica-veterinária da Petz Ipiranga, destaca as principais causas de mancha branca inflamação no olho:
- Esclerose nuclear: ocorre devido à perda de flexibilidade das fibras do cristalino, o que dá à estrutura um aspecto azulado. Apesar da aparência, interfere pouco na visão;
- Uveíte: inflamação da úvea, estrutura constituída por íris, corpo ciliar e coroide. Pode ocorrer por causas locais, como traumas, ou sistêmicas, isto é, decorrente de doenças metabólicas, doenças infecciosas, entre outras. Além de dor, se não for tratada adequadamente, pode levar à perda da visão;
- Atrofia progressiva de retina: de fundo genético, é caracterizada pela degeneração da retina. Seu primeiro sintoma é a dificuldade de visão noturna, que progride para uma dificuldade de enxergar também em ambientes claros.
Esclerose do cristalino X Catarata
Além da catarata, outras doenças oculares podem gerar sintomas semelhantes à mancha branca no olho do cachorro. Dessa forma, a doença ocular que mais se confunde com essa condição é a esclerose do cristalino.
Além de ambas afetarem a mesma estrutura — a lente natural dos nossos olhos —, existe outro motivo para a confusão: diferentemente da uveíte, por exemplo, tanto catarata quanto esclerose do cristalino costumam surgir conforme o pet fica mais velho.
A grande diferença é que a catarata em cães pode comprometer seriamente a visão canina, já a esclerose do cristalino, não. Aliás, você sabia que a esclerose do cristalino também afeta seres humanos?
Pois é! Com o passar dos anos, as fibras da nossa lente natural também aumentam de espessura e de diâmetro, perdendo sua flexibilidade. Com isso, a mancha branca no olho do cachorro surge e o cristalino perde parte de sua capacidade de “ajustar o foco” de perto. É por isso que tanta gente precisa de óculos quando envelhece!
Mas se essa doença deixa nossa vista cansada e exige que usemos óculos, por que ela não interfere na visão canina? É o que você pode estar se perguntando agora.
A explicação para isso é que, de acordo com estudos, os cães já não possuem uma visão de perto tão precisa quanto a dos humanos. Sendo assim, essa perda de flexibilidade acaba não interferindo tanto na visão deles, de modo que os cães mantêm sua qualidade de vida mesmo com a condição, que não tem cura.
Diagnóstico e tratamento
Seu cachorro começou a ficar com os olhos esbranquiçados? Mesmo conhecendo as principais doenças oculares que podem estar por trás do sintoma, só há um jeito de saber o que pode ser: levar seu amigo ao veterinário, de preferência em um especialista em oftalmologia.
“O exame de fundo de olho é o primeiro a ser feito, mas muitas vezes não é possível devido à opacificação da lente (cristalino)”, explica a Dra. Beatriz. “Por isso, é costume solicitar os exames de ultrassonografia oftálmica e eletrorretinografia”, completa. Feito o diagnóstico, o tratamento vai depender da origem do sintoma.
No caso da uveíte, por exemplo, é fundamental descobrir a causa da doença, que pode ser desde doença do carrapato até neoplasia (câncer). Quanto às origens mais frequentes, a veterinária explica que, em geral, ela pode ser revertida com cirurgia de catarata em cachorro, chamada facoemulsificação.
No entanto, ela alerta ser fundamental a realização de uma triagem antes do procedimento, visto que, em alguns casos, a chance de o pet voltar a enxergar após a cirurgia é mínimo.
Já a atrofia progressiva de retina não tem cura. “Porém, um diagnóstico precoce ajuda para que a visão se prolongue por mais tempo com tratamento medicamentoso com uso de antioxidantes”.
Não espere os sintomas e leve seu melhor amigo para um check-up no veterinário ao menos uma vez por ano!
Agora que você sabe o que pode ser mancha branca no olho do cachorro, fique por dentro de assuntos sobre saúde e bem-estar pet no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário