O que significa pitbull? Saiba tudo sobre essa raça!
Publicado em 23 de setembro de 2023Tempo de leitura: 5min
Se tem uma raça que é famosa e todo mundo conhece é o Pitbull. Sem dúvidas, esse é um animal que chama a atenção pelo seu porte físico e força. Você já parou para pensar de onde vem esse nome? Afinal, o que significa “Pitbull”?
Geralmente, os nomes das raças e das espécies de animais remetem à sua origem, temperamento ou função. Por isso, hoje vamos desvendar por que essa raça recebeu esse nome. Confira abaixo.
Significado e origem do Pitbull
O nome original dessa raça é American Pit Bull Terrier, mas é mais conhecido como Pitbull. A origem da raça Pitbull se dá na Europa, a partir do cruzamento das raças de Bulldog com Terrier Inglês, surgindo o Bull and Terrier. Essa raça era a combinação perfeita entre a força do Bulldog e espírito de atleta do Terrier.
Se quer saber o significado de “Pitbull”, precisa entender que o Bull and Terrier era um cão que os criadores da época procuravam combinar a habilidade de caça com a força física de seus ancestrais.
O Pitbull é bravo?
Apesar do Pitbull ser uma raça com fama de bravo, isso não é bem assim. Devido a Sua força e por ter sido vítima dos seres humanos a maus tratos em rinhas de cães. O Pitbull é um animal dócil e muito social com seres humanos.
Os American Pit Bull Terrier são animais extremamente brincalhões, alegres e cheios de energia. Pets confiáveis e fiéis ao tutor, são indicados para quem quer companhia, especialmente para praticar esportes.
Essa raça é muito inteligente, adora fazer truques e é muito paciente com crianças. Porém, devido à sua força, a interação do Pitbull deve ser supervisionada por um adulto.
Por que tantos acidentes com Pitbull?
Certamente, você já ouviu falar de acidentes relatando que Pitbull é agressivo, o que gera muito receio em quem não conhece o comportamento da raça. Como mencionado, o Pitbull é um animal dócil e companheiro, e não tem em sua essência a agressividade.
Por outro lado, é um cachorro criado para fazer esportes e gastar energia. Quando essa característica não é suprida, o animal pode se estressar e acabar mordendo. Vale a pena ressaltar que os cães demonstram por meio da linguagem corporal ou do comportamento quando estão insatisfeitos.
Animais que não recebem atenção, não passeiam ou não são adestrados corretamente sofrem abusos psicológicos e físicos, podendo se tornar mais agressivos. Como o Pitbull é um cachorro forte, sua mordida é mais perigosa e causa mais repercussão. No entanto, há raças muito mais agressivas que o Pitbull.
Como cuidar do Pitbull?
Você já viu que o que significa “Pitbull” é “touro de fossa”, o que nos faz pensar diretamente em sua força e energia. Portanto, além dos cuidados gerais que todo animal deve receber, como vacinação, vermifugação e cuidados médico-veterinários, os Pitbulls merecem uma atenção especial no gasto energético diário, como passeios frequentes e adestramento.
O principal fator é o adestramento para evitar acidentes. Mesmo uma mordida de brincadeira pode machucar. Como o pet é pesado, também pode derrubar pessoas, crianças e idosos desprevenidos. Para evitar essas situações, é preciso ensiná-lo o que não pode ser feito.
Socializar o peludo é fundamental para o bom convívio com outras pessoas e animais. Isso permite que, desde filhote, o pet receba visitas e faça passeios para descobrir novos ambientes, pessoas e animais. Receber bastante carinho e contato físico é importante para não causar nenhuma estranheza.
Atividades físicas e brincadeiras para o Pitbull
O Pitbull também precisa se exercitar, e isso pode ser feito com passeios em praças e parques até locais próprios e seguros para que corra e gaste energia. Se o tutor pratica esportes, ele será uma excelente companhia, já que é resistente e não se cansa facilmente.
É importante saber que o pitbull está incluso nas raças que a focinheira é obrigatória em locais públicos Em casa, também é possível entreter o pet. Veja como:
- pneus e argolas para o pet se pendurar;
- ossos e bolinhas resistentes;
- cordas para brincar de cabo de guerra;
- pega-pega;
- brinquedos interativos.
O Pitbull de orelha cortada
Para elucidar ainda mais o que significa Pitbull e agregar uma aparência de cão feroz e bravo, antigamente, costumava-se cortar a orelha do pet. Essa prática, chamada de conchectomia, está proibida no Brasil desde 2008 e é um dos maus-tratos passíveis de multa e detenção.
Submeter um animal a um procedimento cirúrgico somente com fins estéticos já não é mais aceito. Qualquer cirurgia tem algum risco na realização, além de causar danos à saúde do animal, como infecções e dor.
Agora você já sabe o que significa pitbull, sua origem e alguns cuidados necessários com essa raça. Que tal acessar o site da Petz e conferir os brinquedos e acessórios para gastar toda a energia do seu peludo!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário