Seu cão está abaixo do peso? Saiba como fazer o cachorro engordar com saúde!
Publicado em 10 de março de 2021Tempo de leitura: 5min
Muitos tutores não estão atentos a isso, mas como fazer o cachorro engordar pode ser uma preocupação ao cuidar de um pet. Principalmente em centros urbanos, onde boa parte dos cães vive em apartamento, com ampla oferta de ração e de petiscos, é preciso estar atento ao risco de ganho de peso exagerado.
Porém, há situações em que o inverso, isto é, o emagrecimento excessivo, também pode acontecer. Nesses casos, como fazer o cachorro engordar de maneira saudável? A seguir, saiba quais são as principais causas do emagrecimento e o que fazer para recuperar os quilos perdidos.
Como saber se o cachorro está magro demais?
Cachorros gordinhos costumam fazer sucesso entre as pessoas. Por isso, é comum encontrar quem acredite estar diante de um pet abaixo do peso e até que precise de um suplemento para cachorro sem que esse seja realmente o caso.
A bem da verdade, identificar se um cachorro está com o peso ideal é uma tarefa mais difícil do que muitos imaginam. Para fazer isso, os veterinários se baseiam no chamado Escore de Condição Corporal (ECC), método fundamentado na inspeção e na palpação para avaliação das características corporais de cada paciente.
De acordo com o ECC, são considerados abaixo do peso os cães que apresentam ossos da costela e dos quadris bem aparentes, além de reentrância abdominal acentuada.
Mas é aí que vem a “pegadinha”: cada raça — ou indivíduo, no caso dos SRDs — possui características distintas que podem dificultar a avaliação. Como exemplo, basta pensar nos cães da raça Whippet e em outros galgos que possuem naturalmente uma reentrância abdominal visível.
Por esse e por outros motivos, a melhor maneira de descobrir se seu amigo de quatro patas está abaixo do peso é levá-lo para um check-up no veterinário.
Cachorro magro: o que pode ser?
Uma situação é quando você suspeita que o cachorro pode estar mais magro do que deveria, mas não verificou oscilações no peso dele. Aí começam as preocupações em como engordar o cachorro.
Por outro lado, se o pet começou a emagrecer de maneira gradual ou repentinamente sem que tenha havido mudanças no manejo, é fundamental buscar ajuda profissional. Se for realmente necessário, ele desenhará um tratamento personalizado de como fazer para o cachorro engordar.
Conforme explica o Dr. Ítalo Cássio Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais das redes Seres e Petz, diversos problemas de saúde podem ter como sintoma a perda de peso e levar como fazer o cachorro engordar a ser uma preocupação.
As doenças cardíacas, endócrinas, renais e gastrointestinais são as mais comuns. “Porém, qualquer patologia que leve a uma perda energética anormal ou a um consumo energético mais baixo pode levar o paciente a ter peso inferior ao ideal”, diz.
É o que pode acontecer quando o pet está com alguma doença que provoca diarreias (como a giardíase) ou quando está sentindo muita dor e acaba deixando de comer. Outras condições que podem levar à perda de peso são doenças endócrinas, como o hipertireoidismo, ou mesmo alguns tipos de câncer.
Como fazer o cachorro engordar do jeito certo?
“Como engordar meu cachorro?”. Para saber a resposta, nunca tente fazer um cachorro muito magro engordar por conta própria. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio, da Petz, diversas complicações graves podem ser desencadeadas pela introdução inadequada e intensiva de alimentos na dieta.
“Cães e gatos desnutridos, particularmente aqueles que perderam mais de 10% do peso corporal em pouco tempo ou que não se alimentaram adequada e suficientemente nos últimos setes dias estão sujeitos à Síndrome da Realimentação, condição de elevada morbidade e mortalidade cujos mecanismos patogênicos ainda são pouco conhecidos”, alerta o especialista.
Ainda segundo o veterinário, pacientes subnutridos realimentados de forma rápida via oral, enteral ou parenteral podem apresentar baixa concentração plasmática de diversos nutrientes importantes, como fosfato (hipofosfatemia), magnésio (hipomagnesemia), cálcio (hipocalcemia), sódio e potássio.
“O restabelecimento rápido da oferta nutricional conduz a entrada de moléculas do meio extra para o intracelular, levando à diminuição brusca dos valores plasmáticos desses minerais, provocando alterações metabólicas”, diz o Dr. Ítalo.
O veterinário ressalta que pensar em como fazer o cachorro engordar rápido nem sempre é bom. “Uma boa dieta com ração superpremium adequada para a raça e para a espécie pode auxiliar na manutenção do peso ideal”, afirma. O uso de rações hipercalóricas deve ser feito apenas com prescrição de um veterinário.
Problemas de saúde: quanto tempo leva para o pet recuperar o peso?
No caso de perda de peso provocada por problemas de saúde, o que fazer para o cachorro engordar depende do tratamento, ainda que nem sempre ocorra concomitantemente a ele.
“O ganho de peso é gradual e não necessariamente se dará durante o tratamento. Ocorre que quando sofre uma patologia e o organismo entra em um balanço energético negativo (ou seja, as perdas são maiores que a absorção), é necessário que ele entre em equilíbrio novamente para só depois dar início a seu ‘estoque energético’”, explica o veterinário.
Para perdas de peso relacionadas à desidratação, há outra forma de como fazer o cachorro engordar. Quando é esse o caso, o peso pode ser equilibrado por meio da reidratação do paciente. “Todavia, se a perda de peso envolve tecido adiposo e até tecido muscular, o período de recuperação será maior”, completa.
Se você suspeita que seu amigo de quatro patas está abaixo do peso, consulte um veterinário antes de pensar em o que fazer para o cachorro engordar. O especialista poderá te orientar de forma correta.
Confira também outras dicas nutricionais sobre cachorros aqui, no blog da Petz! Temos conteúdos diversos para ajudar seu amigo de quatro patas a estar sempre saudável e pronto para aventuras!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário