Cachorro vomitando após a castração: é normal?
Publicado em 01 de outubro de 2024Tempo de leitura: 5min
O procedimento de castração traz muitos benefícios para a saúde e o comportamento do pet, por isso, é altamente recomendado pelos médicos-veterinários. Como toda cirurgia, podem ocorrer alguns contratempos, e o tutor deve observar o cachorro vomitando após a castração.
Após o procedimento cirúrgico, é muito importante estar perto do pet, seja acompanhado pelo profissional na clínica ou hospital, seja após receber alta. Assim, qualquer alteração percebida poderá ser tratada o quanto antes. Descubra se cachorro vomitando após a castração é normal com o conteúdo a seguir!
É normal cachorro vomitar após a castração?
Cachorro vomitando após cirurgia de castração não é normal. Quando isso acontece, deve-se procurar a ajuda do médico-veterinário para entender o motivo dessa alteração. Apesar disso, dependendo de como foi o preparo do pet para o procedimento e as medicações utilizadas na anestesia, algum tipo de vômito pode, sim, ocorrer.
Sempre procure ajuda imediata no caso de cachorro vomitando sangue após a castração. Se todos os cuidados pré-operatórios foram seguidos corretamente e tudo correu bem durante o procedimento, não é esperado que o pet apresente essa alteração.
Cachorro vomitando após a castração é um sinal de alerta! Esse tipo de cirurgia é muito utilizado e seguro, e deve ser realizado no animal sadio. Sendo assim, se seu companheiro não se sentir bem após o procedimento, converse com o profissional responsável pela cirurgia.
Por que alguns pets vomitam após a castração?
É muito raro cachorro vomitar após a castração, mas, se ocorrer, pode ser que o amigo de patas não tenha ficado em jejum pelo tempo necessário antes da cirurgia ou tenha usado medicamentos que podem causar enjoo. Por isso, se o animal estiver com conteúdo no estômago, ele pode vomitar.
Mesmo que as medicações causem náusea, elas são extremamente seguras se utilizadas dentro da dose recomendada. Porém, alguns pets podem querer comer logo após a cirurgia e acabar passando mal porque ainda estão sob efeito do medicamento.
No último caso, não há muito com o que se preocupar: provavelmente o pet se recuperará e não apresentará esse quadro novamente. Contudo, se observar o cachorro vomitando com frequência, consulte um médico-veterinário.
Medicação no pós-operatório pode causar vômitos
Após a castração, o médico-veterinário prescreverá algumas medicações que variam caso a caso. Para alguns animais, o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos pode causar vômitos. Nesse caso, avise o profissional, que pode trocar as medicações ou prescrever medicamentos para evitar e controlar o vômito.
Outros sinais após a castração que não são normais
Além do cachorro vomitando após a castração, fique atento a outros sinais que não são esperados após o procedimento cirúrgico, como vocalizações excessivas, inapetência, prostração, sangramentos, entre outros. Ao suspeitar que seu amigo de patas está sentindo muita dor ou desconforto, procure assistência veterinária.
O que é esperado após a castração do cachorro
Apesar de ser uma cirurgia de rotina e relativamente simples, a castração de cachorro requer alguns cuidados. Também é esperado que o pet apresente algumas alterações no comportamento.
É normal que o cachorro sinta um pouco de desconforto na região e tente lamber a ferida ou retirar os pontos. Alguns podem ficar um pouco mais prostrados e com pouco apetite. À medida que os dias passam, eles voltam a ter o comportamento normal.
Cuidados no pós-operatório ajudam a evitar problemas
Um dos primeiros cuidados com o pet após a castração é garantir que ele permaneça em repouso. Para isso, mantenha a caminha do pet em local tranquilo e facilite o acesso a recursos, como comedouro, bebedouro e tapete higiênico.
Se necessário, restrinja o espaço do pet para que ele não caminhe muito ou corra. Não permita que seu companheiro suba na cama ou sofá. Evite que ele faça esforço e acabe rompendo os pontos.
Além disso, não há outra maneira de como cuidar de cachorro castrado sem o uso do colar elizabetano ou roupinha cirúrgica. Esses acessórios evitam que o pet tenha acesso ao local da ferida cirúrgica, lamba e retire os pontos.
Por mais comportado que o cachorro aparente ser, nunca confie que ele não está lambendo os pontos, já que alguns só fazem isso quando o tutor não está por perto. Quando começa a cicatrização, também é comum que o pet sinta um pouco de coceira e, inevitavelmente, lamba e solte os pontos.
Escolha um local adequado para realizar a castração
A primeira coisa a se pensar quando pretende castrar seu amigo de patas é o profissional e o local onde realizar o procedimento. A castração só deve ser feita pelo médico-veterinário em clínicas ou hospitais veterinários.
Um profissional sério e competente realizará exames pré-operatórios para se certificar de que o pet está com a saúde em dia e apto para a cirurgia. Além disso, ele poderá orientar sobre a anestesia mais indicada, de acordo com os riscos de cada uma, a idade e a raça do paciente.
Não é normal cachorro vomitando após a castração, e essa alteração deve ser avaliada pelo médico-veterinário para tratar a causa. Para outras dicas e informações sobre a saúde do companheiro, acesse o blog da Petz.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário